O que é SEO?

Veja o que é SEO e como é feito

Search Engine Optimization ou em português “Otimização para os Motores de Busca” é o que chamamos carinhosamente de SEO, e consiste em basicamente aumentar a relevância dos sites para os motores de busca como Bing e Google. As otimizações são feitas com base em inúmeras técnicas básicas e avançadas com o objetivo de deixar todas páginas de acordo com as recomendações dos buscadores.

SEO Inhouse ou Out Source?

inhouse e outsource seo

É um dilema comum entre empresas a contratação de uma agência especializada ou a qualificação do time interno de TI para fazer SEO no próprio site. Para acabar com a dúvida de uma vez por todas, levantei alguns pontos importantes de ambos os lados.

Quando pensamos em SEO Inhouse estamos falando em separar um time dentro da empresa somente para se qualificar e aplicar o SEO por conta própria. Em um primeiro momento pode parecer uma boa solução, pois não haverá a necessidade da contratação de uma agência, porém, agora vem o outro lado da moeda: o que chamamos de “out source“.

algoritmo do Google muda entre 500 e 600 vezes por ano, conforme este artigo da Search Engine Land. Estar atualizado de tantas mudanças requer um trabalho árduo e contínuo, e sem a contratação de uma agência, é preciso contratar no mínimo 2 profissionais consultores de SEM (e ainda nem falei dos programadores). O custo mensal destes profissionais será muito mais alto que o valor da agência digital contratada. Então, definitivamente, contratar uma agência é a melhor opção!

Tutorial de SEO

Temos vários artigos sobre dicas e como fazer as melhores otimizações para os seus sites, confira alguns deles abaixo:

White Hat e Black Hat

white hat e black hat seo

É preciso tomar cuidado com as promessas milagrosas de aumentar a posição orgânica e/ou o tráfego de forma rápida, fácil e mágica. O trabalho de SEO é feito minuciosamente, ponto a ponto manualmente, é preciso muito estudo e calma na hora de implementar. Não podemos esperar grandes resultados antes de 6 meses, pois, quando se trata de obter a confiança do Google, é preciso tempo!

Imagine que você conheceu uma pessoa nova e vão marcar um encontro, você não vai pedir ela em casamento no primeiro encontro, não é mesmo? Primeiro precisamos ter confiança mútua. E o mesmo acontece com o Google e seu site. Não é no primeiro, nem no segundo mês que iremos conseguir a confiança dele!

White Hat trata-se de seguir as recomendações dos mecanismos de buscas quanto a relevância do conteúdo e diversos outros fatores, pensando primeiramente nos usuários. Por sua vez, o Black Hat é composto por todas ações que violam as regras, como por exemplo, keyword stuffing, textos com a mesma cor de fundo, conteúdo duplicado, cloaking e muitos outros, que ao serem identificados pelo Google, levam os sites a serem penalizados pelo buscador.s, pensando no usuário, na relevancia do conteúdo e diversos outros fatores pensando primeiramente nos usuários. Por sua vez o Black Hat é composto por todas ações que violam as regras, como por exemplo, keyword stuffing, textos com a mesma cor de fundo, conteudo duplicado, cloaking e muitos outros. Isto acaba penalizando os sites.

Mapeamentos de URL

Neste video, mostramos como é importante o Mapeamento de URLs para SEO

Técnicas Avançadas de SEO

dicas para seodata driven seomobile seo

como fazer seoseo

 

Existem infinitas técnicas que não são comuns no meio tradicional de se otimizar um site, pois cada caso é um caso. Algumas técnicas que costumo usar para os sites de meus clientes são por exemplo: Analisar o LOG do site, Profunda análise de backlinks, link building, velocidade de carregamento e estratégias sociais.

As técnicas de SEO vão muito além de otimizações On-page e Off-page, é necessário um entendimento macro sobre cada negócio e suas personas, como abordá-las da melhor forma botando na balança a qualidade do conteúdo e a otimização para o buscador.

Mantenha o Código Limpo

google page speed seo

Um dos maiores fatores de ranqueamento para o Google é a velocidade de carregamento da página. É possível acompanhar esses dados pelo Page Speed Insights, onde também podemos analisar tudo que deixa o carregamento da página lento.

Para termos uma ideia da importância desse acompanhamento, as chances de conversão são 26% menores a cada segundo de carregamento. Atualmente são separadas as otimizações para Desktop e Mobile, pois cada um possui suas peculiaridades.

Certificado SSL (HTTPS) para SEO

A cada dia que passa se torna mais relevante e necessário termos um certificado SSL para nossos sites, pois, isso garante uma segurança muito maior para os usuarios com mais camadas de criptografia das informações. O próprio Google tem um passo a passo para Configurar seu SSL.

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