O Inbound Marketing surgiu como uma resposta para a falta de efetividade do Marketing tradicional, um fenômeno típico da revolução digital, ele surge como uma forma de as marcas resgatarem a atenção dos consumidores que cada vez tem menos tempo para mídia de massa, em tradução livre, significa Marketing de Atração.
A mentalidade o Inbound Marketing é de atrair com conteúdo estratégico e escrita persuasiva o consumidor e conduzir ele ao longo da jornada de compra, habitualmente denominado Funil de Marketing
O Inbound Marketing é um termo amplamente discutido e uma das principais tendências dos últimos anos. O termo foi cunhado por Brian Halligan em 2009 através do livro: Inbound Marketing, como atrair, engajar e encantar clientes.
Mas afinal de contas você sabe realmente o que é o Inbound Marketing e como ele pode ajudar o seu negócio a transformar completos estranhos em clientes do seu negócio?
Veja nosso video abaixo sobre este sistema que permite que se utilize conteúdo estratégico com o objetivo de transformar um usuário desconhecido em um cliente feliz:
Em tradução livre, o conceito de inbound marketing pode ser chamado de marketing de atração, pois sua estratégia baseia-se em atrair o público para a marca - exatamente o contrário do que o marketing convencional propõe.
Pesquisas demonstram que o marketing de atração é 62% mais barato que o outbound marketing, ou o marketing tradicional. Isso é resultado de uma diminuição no investimento para conquistar qualquer pessoa para investir em pessoas com efetivo potencial de compra, que chegarão até a marca através de conteúdo informativo que seja de seu interesse.
Ao invés de divulgar a marca X em várias mídias torcendo para chegar até o público certo, para então convencê-lo de que ela é a melhor opção disponível no mercado, o inbound marketing atrai a audiência através de conteúdo autoral e de qualidade. Dessa forma a marca X se torna uma verdadeira autoridade em seu segmento, fazendo com que o público confie nela e deseje adquirir seus produtos.
Parece fácil, mas o inbound marketing exige muita pesquisa e conhecimento para criar conteúdo relevante e colher resultados impressionantes. Uma estratégia de marketing de atração é composta por cinco passos: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Em cada etapa são usadas ferramentas para garantir o sucesso da estratégia:
Pode-se atrair clientes através de um blog da marca, anúncios no Google, redes sociais, SEO
Já a conversão pode ser obtida direcionando o cliente para landing pages que ofereçam ofertas exclusivas
Estabelecer um relacionamento com o público dá-se por meio de e-mail marketing, nutrição de leads e redes sociais
Pode-se usar o sistema de qualificação de leads para apontar quais as oportunidades reais de conversão e realizar as vendas
Com ferramentas de análise como o Google Analytics é possível observar os resultados da campanha de inbound marketing, inclusive dados como quantas pessoas foram atingidas pelos anúncios, quantas chegaram a abrir os conteúdos disparados por e-mail marketing, quantas realizaram compras, etc.
A Kaizen é uma agência especializada em marketing digital preparada para traçar uma estratégia inteligente de inbound marketing para a sua empresa. Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona o marketing de atração, entre em contato para solicitar um orçamento conosco!
Uma das aplicações mais interessante para o Inbound Marketing com certeza são as empresas B2B onde a jornada do cliente é mais complexa, confira nosso artigo sobre Inbound Marketing para B2b
A gastronomia é um dos segmentos onde a atração do conteúdo é mais envolvente e mais relacionada a experiência que oferecemos para o cliente.
Você sabia que o Inbound Marketing pode ser aplicado para Restaurantes?
Os escritórios de advocacia sobre muitas restrições legais devido as limitações do estatuto da OAB, por ser um marketing de entrega de valor e por educar o cliente em potencial sem nenhum tipo de indução, o Inbound Marketing acaba por ser um mecanismo impressionante para Advogados. Confira nosso artigo com Inbound Marketing para Advogados