Qual a importância de uma agência de SEO no seu negócio?
Hoje em dia, os sites otimizados para SEO são essenciais para que uma empresa alcance seu público na internet e melhore o tráfego orgânico em suas páginas. Mas como isso pode ser feito? O primeiro passo é contratar uma agência especializada nesse tipo de serviço, para orientar e produzir conteúdo de qualidade voltado ao SEO.
O que é SEO?
Antes de mais nada, precisamos conceituar SEO, esse termo que ganha cada vez mais espaço quando o assunto é marketing digital. Em 1998, com o surgimento do Google, iniciou-se uma nova era na internet, com técnicas avançadas para rastreamento, indexação e ranqueamento de links a partir dos mecanismos de buscas. Em paralelo a isso, o conhecimento sobre Search Engine Optimization (SEO) foi sendo aprimorado. Ou seja, cada vez mais entendeu-se sobre a otimização para mecanismos de busca.
Rastreamento: em poucos segundos, o robô do Google faz um levantamento dos sites mais relevantes para a busca do usuário e envia esse índice para a ferramenta.
Indexação: aqui, o Googlebot processa e cadastra as páginas que foram rastreadas na etapa anterior e analisa suas principais informações, tais como título, descrição e conteúdos, além dos dados estruturados.
Ranqueamento: agora, o bot realiza uma pesquisa no índice para encontrar as páginas que melhor correspondem à busca realizada pelo usuário e elenca suas respostas em uma ordem de relevância determinada pelo algoritmo.
A ideia, então, foi desenvolver novas técnicas para melhorar o desempenho dos sites com o algoritmo dos buscadores, em especial o Google. Assim, tornava-se possível trabalhar para que os sites aparecessem logo nas primeiras posições na página de resultados.
Resumindo: o SEO é a otimização de um determinado conteúdo na internet para que ele seja encontrado com mais facilidade pelos motores de busca. Os mais utilizados, hoje, são Google, Bing e Yahoo.
Ao fazer um bom trabalho com uma agência de SEO é possível aumentar a visibilidade de um site e, com isso, melhorar seu tráfego orgânico. Para tanto, são utilizadas técnicas específicas de SEO, como criação de blog, estudo de palavras-chave, produção de conteúdo de qualidade, backlinks e a própria experiência do visitante.
Atualmente, podemos considerar o SEO como uma das estratégias de marketing digital mais importantes e eficientes para melhorar o desempenho de uma marca na internet.
O que é uma agência de SEO?
Diferente de uma agência de marketing tradicional, uma agência de SEO oferece serviços de otimização de mecanismos de busca (SEO) para auxiliar empresas a melhorar a visibilidade e o ranking de seus sites nos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca.
Com objetivo de alcançar os resultados desejados, as agências de SEO utilizam diversas técnicas para melhorar a posição dos sites nos resultados de pesquisa. Isso inclui, por exemplo, a análise de palavras-chave, criação de conteúdo otimizado para SEO, construção de links, otimização técnica do site, análise de concorrência e muito mais.
Como se pode ver, o objetivo da agência de SEO é aumentar o tráfego orgânico em todos os mecanismos de procura, entre eles Google e Bing. Ao contratá-la, o cliente então pode observar o aumento nas visitações, bem como uma melhora na qualidade do tráfego. Como resultado, o trabalho em SEO gera um aumento nas conversões e um ROI (retorno sobre o investimento) positivo a longo prazo.
O grande desafio de uma agência especializada em SEO é construir uma ponte entre a audiência orgânica, que todos os dias utiliza os mecanismos de procura, e o site de seus clientes. Para isso, são utilizadas as melhores técnicas de conteúdo – inclusive, recomendadas pelo Google. O trabalho é realizado por uma equipe de produção de conteúdo que está atenta à jornada de compra do seu usuário, sabendo como conduzi-lo ao longo de cada etapa.
Boas práticas de SEO
Uma agência de SEO baseia seu trabalho nos princípios do próprio Google. Afinal, é a partir das boas práticas que se alcança os resultados desejados. Elas consistem em um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar o posicionamento do site na página de resultados do Google e demais mecanismos de buscas. Entre as boas práticas mais relevantes estão:
Palavras-chave
É importante fazer uma pesquisa de palavras-chave para determinar os termos mais relevantes para o assunto que deseja trabalhar. Elas devem estar relacionadas aos produtos e serviços oferecidos pela empresa e precisam aparecer no título do texto, além das descrições e no conteúdo abordado.
Meta descrição
As meta descrições são essenciais para garantir um bom posicionamento do Google. Em especial, elas precisam ser atrativas e informar sobre o conteúdo que será abordado no texto. Funcionam como um chamariz para atrair a atenção do usuário na página de resultados e fazê-lo clicar no site.
URL amigável
A URL é o endereço do site ou da página em questão e precisa ser amigável, ou seja, conter palavras-chave relevantes para melhorar o posicionamento no resultado das buscas.
Títulos otimizados
Os títulos precisam conter as palavras-chave mais importantes para o conteúdo e devem ser otimizados de modo a serem compreendidos pelos motores de busca.
Conteúdo relevante
No SEO, a relevância do conteúdo é essencial para melhorar o posicionamento da página. Por isso, os conteúdos precisam ser autorais e conter informações úteis para o público. Ao longo do texto, as palavras-chave devem ser abordadas, lembrando de inserir links e imagens para melhorar a pontuação.
Atualização do conteúdo
Não pense que após publicado o conteúdo ficará intocável. Na internet, as publicações têm longa vida útil e as técnicas de SEO permitem avaliar regularmente o desempenho da página e atualizar o conteúdo para mantê-lo sempre otimizado.
Experiência do usuário
Por fim, de nada adianta atentar para todas as boas práticas de SEO acima e esquecer da experiência do usuário. Afinal, é importante que ele se sinta atraído pela página e encontre facilidade para navegar, o que vai melhorar o ranqueamento do site. O Google considera a experiência do usuário em um site, avaliando tempo de carregamento e até mesmo a presença de links quebrados. O design do site também deve ser responsivo e otimizado para dispositivos móveis.
Porque contratar uma agência de SEO?
É importante lembrar que todos esses detalhes são essenciais para o desempenho do site junto aos mecanismos de busca. Porém, não é obrigação do cliente saber como otimizar o site para melhorar o posicionamento nas páginas de resultados. É nesse momento que entra a importância de uma agência de SEO, que vai trabalhar para otimizar o conteúdo e melhorar sua visibilidade na internet.
Para realizar esse trabalho minucioso, a agência especializada conta com profissionais qualificados em cada uma das áreas de maior relevância para um site otimizado. Ou seja, a equipe de uma agência de SEO é composta por designers, analistas, produtores de conteúdo e outros profissionais que voltam suas atividades exclusivamente à criação de estratégias para sites de máxima performance.
Case de SEO
Para escolher a melhor agência de SEO, uma dica é pesquisar seus serviços e procurar cases reais. Isso permite avaliar como suas estratégias foram colocadas em prática e quais foram os resultados gerados.
No vídeo abaixo, Diego Lazzari, da KL Quartz, conta como a Consultoria de SEO realizada pela Agência Kaizen impactou no desempenho da sua empresa na internet.
Como controlar os resultados do trabalho de SEO?
A agência de SEO deve disponibilizar uma ferramenta para que o cliente tenha acesso aos gráficos de desempenho do site junto aos motores de busca. Assim, é possível controlar os resultados alcançados.
Além das ferramentas de web-análise, você ainda pode contar com o poder de uma Ferramenta de Controle de Posicionamento na Busca Orgânica, como no exemplo do Ranking SEO que disponibilizamos para os clientes Kaizen:
O processo de melhoria continua em SEO demanda da agência uma estrutura profunda de análise, otimização e criação de conteúdo com foco em geração de valor para o cliente em potencial. Por isso, podemos também dizer que a jornada de SEO está intimamente relacionada às estratégias de Inbound Marketing do cliente.
A partir do trabalho em SEO deve-se criar conteúdo com foco na jornada do consumidor. Isso faz com o que o conteúdo eduque o potencial cliente sobre uma demanda de marketing que ele nem imaginava que tinha. Tudo isso ocorre através da geração de informações ricas no processo o SEO. O que pode ser considerado a estratégia de marketing que entrega o maior valor nos dias de hoje.
A agência de SEO precisa entender o contexto e as particularidades do seu cliente
Agora, para que tudo isso funcione na prática, é essencial que a agência de SEO entenda o contexto do seu cliente. Isso permite a criação de uma estratégia personalizada, voltada às necessidades e peculiaridades de cada empresa. Por exemplo, a estratégia de SEO para um e-commerce deve ser diferente daquela criada para uma empresa de consultoria.
Precisando melhorar o tráfego orgânico do seu site?
Você conseguiu entender de forma clara a importância de uma agência de SEO? Aqui na Kaizen, contamos com uma equipe qualificada para criar e manter sites otimizados, priorizando sempre o desempenho e a performance das páginas junto aos principais mecanismos de busca.
Para saber como melhorar o tráfego orgânico do seu site, entre em contato agora mesmo!