Agência de SEO

Qual a importância de uma agência de SEO no seu negócio?

Hoje em dia, os sites otimizados para SEO são essenciais para que uma empresa alcance seu público na internet e melhore o tráfego orgânico em suas páginas. Mas como isso pode ser feito? O primeiro passo é contratar uma agência especializada nesse tipo de serviço, para orientar e produzir conteúdo de qualidade voltado ao SEO.

uma mesa com abajur e ilustrações na tela que mostram o trabalho de uma agência de SEO
O trabalho da agência de SEO consiste na criação e manutenção de sites otimizados para melhorar o posicionamento junto aos motores de busca

O que é SEO?

Antes de mais nada, precisamos conceituar SEO, esse termo que ganha cada vez mais espaço quando o assunto é marketing digital. Em 1998, com o surgimento do Google, iniciou-se uma nova era na internet, com técnicas avançadas para rastreamento, indexação e ranqueamento de links a partir dos mecanismos de buscas. Em paralelo a isso, o conhecimento sobre Search Engine Optimization (SEO) foi sendo aprimorado. Ou seja, cada vez mais entendeu-se sobre a otimização para mecanismos de busca.

Rastreamento: em poucos segundos, o robô do Google faz um levantamento dos sites mais relevantes para a busca do usuário e envia esse índice para a ferramenta.

Indexação: aqui, o Googlebot processa e cadastra as páginas que foram rastreadas na etapa anterior e analisa suas principais informações, tais como título, descrição e conteúdos, além dos dados estruturados.

Ranqueamento: agora, o bot realiza uma pesquisa no índice para encontrar as páginas que melhor correspondem à busca realizada pelo usuário e elenca suas respostas em uma ordem de relevância determinada pelo algoritmo.

A ideia, então, foi desenvolver novas técnicas para melhorar o desempenho dos sites com o algoritmo dos buscadores, em especial o Google. Assim, tornava-se possível trabalhar para que os sites aparecessem logo nas primeiras posições na página de resultados.

Resumindo: o SEO é a otimização de um determinado conteúdo na internet para que ele seja encontrado com mais facilidade pelos motores de busca. Os mais utilizados, hoje, são Google, Bing e Yahoo.

Ao fazer um bom trabalho com uma agência de SEO é possível aumentar a visibilidade de um site e, com isso, melhorar seu tráfego orgânico. Para tanto, são utilizadas técnicas específicas de SEO, como criação de blog, estudo de palavras-chave, produção de conteúdo de qualidade, backlinks e a própria experiência do visitante.

Atualmente, podemos considerar o SEO como uma das estratégias de marketing digital mais importantes e eficientes para melhorar o desempenho de uma marca na internet.

O que é uma agência de SEO?

Diferente de uma agência de marketing tradicional, uma agência de SEO oferece serviços de otimização de mecanismos de busca (SEO) para auxiliar empresas a melhorar a visibilidade e o ranking de seus sites nos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca.

Com objetivo de alcançar os resultados desejados, as agências de SEO utilizam diversas técnicas para melhorar a posição dos sites nos resultados de pesquisa. Isso inclui, por exemplo, a análise de palavras-chave, criação de conteúdo otimizado para SEO, construção de links, otimização técnica do site, análise de concorrência e muito mais.

Como se pode ver, o objetivo da agência de SEO é aumentar o tráfego orgânico em todos os mecanismos de procura, entre eles Google e Bing. Ao contratá-la, o cliente então pode observar o aumento nas visitações, bem como uma melhora na qualidade do tráfego. Como resultado, o trabalho em SEO gera um aumento nas conversões e um ROI (retorno sobre o investimento) positivo a longo prazo.

O grande desafio de uma agência especializada em SEO é construir uma ponte entre a audiência orgânica, que todos os dias utiliza os mecanismos de procura, e o site de seus clientes. Para isso, são utilizadas as melhores técnicas de conteúdo – inclusive, recomendadas pelo Google. O trabalho é realizado por uma equipe de produção de conteúdo que está atenta à jornada de compra do seu usuário, sabendo como conduzi-lo ao longo de cada etapa.

mulher trabalhando em uma agência de seo com a tela do computador mostrando os resultados do tráfego orgânico
A agência de SEO conta com profissionais qualificados para a otimização de sites, incluindo analistas de SEO e produtores de conteúdo, pensando na relevância do material desenvolvido

Boas práticas de SEO

Uma agência de SEO baseia seu trabalho nos princípios do próprio Google. Afinal, é a partir das boas práticas que se alcança os resultados desejados. Elas consistem em um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar o posicionamento do site na página de resultados do Google e demais mecanismos de buscas. Entre as boas práticas mais relevantes estão:

Palavras-chave

É importante fazer uma pesquisa de palavras-chave para determinar os termos mais relevantes para o assunto que deseja trabalhar. Elas devem estar relacionadas aos produtos e serviços oferecidos pela empresa e precisam aparecer no título do texto, além das descrições e no conteúdo abordado.

Meta descrição

As meta descrições são essenciais para garantir um bom posicionamento do Google. Em especial, elas precisam ser atrativas e informar sobre o conteúdo que será abordado no texto. Funcionam como um chamariz para atrair a atenção do usuário na página de resultados e fazê-lo clicar no site.

URL amigável

A URL é o endereço do site ou da página em questão e precisa ser amigável, ou seja, conter palavras-chave relevantes para melhorar o posicionamento no resultado das buscas.

Títulos otimizados

Os títulos precisam conter as palavras-chave mais importantes para o conteúdo e devem ser otimizados de modo a serem compreendidos pelos motores de busca.

Conteúdo relevante

No SEO, a relevância do conteúdo é essencial para melhorar o posicionamento da página. Por isso, os conteúdos precisam ser autorais e conter informações úteis para o público. Ao longo do texto, as palavras-chave devem ser abordadas, lembrando de inserir links e imagens para melhorar a pontuação.

Atualização do conteúdo

Não pense que após publicado o conteúdo ficará intocável. Na internet, as publicações têm longa vida útil e as técnicas de SEO permitem avaliar regularmente o desempenho da página e atualizar o conteúdo para mantê-lo sempre otimizado.

Experiência do usuário

Por fim, de nada adianta atentar para todas as boas práticas de SEO acima e esquecer da experiência do usuário. Afinal, é importante que ele se sinta atraído pela página e encontre facilidade para navegar, o que vai melhorar o ranqueamento do site. O Google considera a experiência do usuário em um site, avaliando tempo de carregamento e até mesmo a presença de links quebrados. O design do site também deve ser responsivo e otimizado para dispositivos móveis.

Porque contratar uma agência de SEO?

É importante lembrar que todos esses detalhes são essenciais para o desempenho do site junto aos mecanismos de busca. Porém, não é obrigação do cliente saber como otimizar o site para melhorar o posicionamento nas páginas de resultados. É nesse momento que entra a importância de uma agência de SEO, que vai trabalhar para otimizar o conteúdo e melhorar sua visibilidade na internet.

Para realizar esse trabalho minucioso, a agência especializada conta com profissionais qualificados em cada uma das áreas de maior relevância para um site otimizado. Ou seja, a equipe de uma agência de SEO é composta por designers, analistas, produtores de conteúdo e outros profissionais que voltam suas atividades exclusivamente à criação de estratégias para sites de máxima performance.

Case de SEO

Para escolher a melhor agência de SEO, uma dica é pesquisar seus serviços e procurar cases reais. Isso permite avaliar como suas estratégias foram colocadas em prática e quais foram os resultados gerados.

No vídeo abaixo, Diego Lazzari, da KL Quartz, conta como a Consultoria de SEO realizada pela Agência Kaizen impactou no desempenho da sua empresa na internet.

Como controlar os resultados do trabalho de SEO?

A agência de SEO deve disponibilizar uma ferramenta para que o cliente tenha acesso aos gráficos de desempenho do site junto aos motores de busca. Assim, é possível controlar os resultados alcançados.

Além das ferramentas de web-análise, você ainda pode contar com o poder de uma Ferramenta de Controle de Posicionamento na Busca Orgânica, como no exemplo do Ranking SEO que disponibilizamos para os clientes Kaizen

mensuração de resultados de uma agência de seo
Resultados de um trabalho de SEO com dados que revelam o desempenho do site

O processo de melhoria continua em SEO demanda da agência uma estrutura profunda de análise, otimização e criação de conteúdo com foco em geração de valor para o cliente em potencial. Por isso, podemos também dizer que a jornada de SEO está intimamente relacionada às estratégias de Inbound Marketing do cliente.

A partir do trabalho em SEO deve-se criar conteúdo com foco na jornada do consumidor. Isso faz com o que o conteúdo eduque o potencial cliente sobre uma demanda de marketing que ele nem imaginava que tinha. Tudo isso ocorre através da geração de informações ricas no processo o SEO. O que pode ser considerado a estratégia de marketing que entrega o maior valor nos dias de hoje.

A agência de SEO precisa entender o contexto e as particularidades do seu cliente

Agora, para que tudo isso funcione na prática, é essencial que a agência de SEO entenda o contexto do seu cliente. Isso permite a criação de uma estratégia personalizada, voltada às necessidades e peculiaridades de cada empresa. Por exemplo, a estratégia de SEO para um e-commerce deve ser diferente daquela criada para uma empresa de consultoria.  

Uma mulher digitando em seu notebook criando conteúdo para agência de seo
Para um site otimizado, a produção de conteúdo que respeita as boas práticas de SEO é fundamental e, para isso, uma agência de SEO é a melhor escolha

Precisando melhorar o tráfego orgânico do seu site?

Você conseguiu entender de forma clara a importância de uma agência de SEO? Aqui na Kaizen, contamos com uma equipe qualificada para criar e manter sites otimizados, priorizando sempre o desempenho e a performance das páginas junto aos principais mecanismos de busca.

Para saber como melhorar o tráfego orgânico do seu site, entre em contato agora mesmo!

 

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