Busca Semântica e o SEO 

 

Recentemente, um novo assunto vem ocupando espaço nas comunidades de discussão de marketing de busca, a busca semântica do Google o que nos leva ao SEO Semântico(Seo Semantic).

O Google vem investindo um bom tempo de sua equipe visando principalmente tornar o Google mais rico! É isto mesmo, e quando digo mais rico, não estou falando apenas em dinheiro não,  embora uma coisa leve a outra ;), mas também rico em recursos para aprimorar a experiência do usuário. A busca semântica é a mais nova aposta.

A Busca do Google não pode mais ser vista como uma simples fonte de tráfego  do site e sim como grande parte da experiência do usuário.

O Google através dos rich-snippets, ja havia introduzido a um bom tempo uma nova forma de se consumir conteúdo, apresentando informações como localização, organizações, sitelinks, reviews sobre produtos e informações organizadas por metadados, gerando uma interatividade maior por parte do usuário

Mas o que é a Busca Semântica? Podemos falar em uma nova expressão denominada Otimização para buscas semânticas no Google tendo em vista que a busca semântica tem mais a ver com o sentido da busca e não com a expressão em si?

Busca Semântica surge como uma resposta a uma pergunta baseada em informações catalogadas na internet. Vamos analisar a busca abaixo por "Filmes da Angelina Jolie"

A resposta para pergunta não vem da composição de palavras chaves "filmes" e "angelina jolie" e sim da identificação de um catalogo em um site aberto, confiável que associa esta informação por meio de entidades de metadados(subsets de xml ou wikiformatos).

Este tipo de resposta irá se tornar cada vez mais comum, na medida que cada vez mais ficar evidente para o google o sentido ou significado do interesse do usuário ao realizar uma pesquisa nele.

 Metadados e Busca baseada em Entidades são fatores de rankiamento?

Sim, tanto por aumentar a interatividade do usuário assegurando melhores CTR`s como em alguns experimentos ja realizados pela SEO Moz assegurando melhores posicionamentos do que em sites concorrentes.

Um exemplo pessoal que posso citar é a evolução que obtive em local search em todos os sites que implementei metadados de organização.

Conclusão

Por sí só estes recursos avançados do Google compõe uma vantagem competitiva para os marketeiros ansiosos em aprimorar a visibilidade de suas marcas no Google, pois geram uma exposição diferenciada nos resultados da busca. Mas será que a busca baseada em entidades ou entity-based search se apresenta como um sinal de mudança definitiva ?

Na minha modesta opinião sim, o SEO continuará ainda por um bom tempo a ser baseado nas palavras-chaves, mas isto não significa que não iremos observar uma sensível mudança na medida que o Google for evoluindo para uma nova estratégia de otimização baseada em entidades, por isto, atualizem seus ppts senhores que o SEO Semântico veio para ficar.

Clique a seguir esaiba mais sobre Otimização de Sites e O que é SEO.

 

Tiago Flores Dias
Tiago Flores Dias Sobre o(a) autor(a)
Consultor de Marketing Digital, Growth Hacker e Empreendedor com mais de 18 anos de experiência de mercado, apaixonado por inovação e líder de uma das maiores agências de marketing digital de performance do país.

Siga-me


cadastre-se e receba novidades