Geração de leads: o que é, como captar e utilizar a favor do seu negócio
Você sabe que o marketing digital é o caminho para quem deseja impulsionar um negócio e alcançar novos públicos a partir da internet. Dentro desse universo, existem muitas ferramentas que ajudam a conquistar uma boa oportunidade de negócio. Um dos pontos principais, nesse sentido, é a geração de leads, sendo essencial para a captação de clientes interessados no que sua empresa tem a oferecer.
O que é geração de leads?
De maneira geral, a geração de leads é uma das estratégias mais importantes dentro do marketing digital. Afinal, é a partir dela que uma empresa realiza a captação de possíveis clientes, atingindo seu público-alvo, ou seja, pessoas interessadas em seu produto ou serviço.
Para entender melhor…
Os leads são as pessoas que demonstram algum tipo de interesse no produto ou serviço. E isso é definido pelo comportamento do usuário na internet, por seu perfil de interesses e outros aspectos.
No inbound marketing, os leads são os prospects que estão prontos para receber um contato comercial pela equipe de vendas. Sendo assim, a geração de leads é primordial dentro de uma estratégia de marketing digital, afinal, é o ponto de partida para a conversão.
Como a Kaizen pode ajudar na geração de leads?
A Kaizen é uma agência com duas décadas de atuação no cenário digital, criando estratégias inteligentes para que seus clientes alcancem os melhores resultados. Em nossa equipe, contamos com profissionais qualificados na geração de leads para todos os tipos de negócios.
Somos especialistas em criar oportunidades, seja por meio de inbound marketing, marketing em rede de pesquisa, SEO, social media marketing ou outbound marketing.
Porque sua empresa precisa gerar leads?
Por que você precisa vender? A resposta para gerar leads é a mesma. A diferença é que, ao gerar leads, suas chances de vendas aumentam em 30%. Os leads representam potenciais clientes, assim, são o caminho para a conversão no seu negócio.
Com um sistema de geração de leads você encontra pessoas que estão pesquisando o seu produto na internet e já conhecem a sua marca. Dessa forma, aumenta a chance de elas estarem no momento certo da compra e serem mais receptivas a sua oferta.
Dados das vendas online no Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada pela CupomValido e publicado pelo portal e-Commerce Brasil, o Brasil é líder no crescimento das vendas online. Somente em 2022, o país registrou um aumento de 22,2% nessa modalidade de negócio. O levantamento prevê, ainda, um crescimento de mais de 20% ao ano nas compras online até o ano de 2025.
Como gerar leads?
Para conquistar a geração de leads, é necessário atrair a atenção da audiência. Aqui em nosso site, constantemente falamos sobre as mudanças no universo do marketing mudou. E, como sabemos, agora é necessário atrair o cliente, que está cada vez mais exigente em relação aos produtos e serviços que consome.
Ou seja, é necessário criar estratégias para chamar a sua atenção e, de fato, instigá-lo até a compra. Esse é o principal trunfo da geração de leads e o que ela pode proporcionar ao negócio.
Geração de leads em etapas
O processo de geração de leads envolve uma série de etapas, que são essenciais para um bom resultado. Dessa forma, ainda que exista um roteiro para a geração de leads, é fundamental contar com o auxílio de profissionais experientes para que a estratégia se consolide.
Além disso, para formar uma base de leads consistente, uma dica é voltar a estratégia para a captação do máximo de informações sobre a pessoa. Um aliado nessa jornada é o Google Ads.
Invista em um formulário
Isso pode ocorrer, por exemplo, a partir de um formulário básico que inclui nome, e-mail, telefone, cidade e profissão. Tudo vai depender das necessidades que a sua empresa tenha para conseguir classificar os leads posteriormente.
Com a captação dos dados iniciais, é possível dar andamento à estratégia de marketing, seja nutrindo os leads com conteúdo, seja com o contato comercial do time de vendas. Tudo para conduzir o prospect para as próximas etapas do funil de vendas.
A seguir, você tem acesso a um roteiro simples de geração de leads para o seu negócio. Com ele, você pode entrar neste universo de possibilidades e passar a entender um pouco mais sobre como essa estratégia pode alavancar o seu negócio.
Conheça o sistema de geração de leads da Kaizen
A Kaizen oferece um sistema único e otimizado de geração de leads. Ele integra as campanhas do Google a uma página de conversão de alta performance. Além disso, oferece a opção de captar leads através de anúncios nas principais redes sociais.
O mais interessante é que tudo isso fica disponível em uma ferramenta exclusiva e 100% gerenciável. Com ela, você tem total autonomia e liberdade para acompanhar de perto o retorno do investimento realizado para a geração de leads.
Veja como funciona:
Anúncios no Google vinculados à página de conversão
Anúncio para captação de leads no Facebook, Instagram e Linkedin
Qualificação do lead e redução do custo por lead
Aumento das conversões
Total controle do valor de mídia
Painel simples e gerenciável
Entenda mais neste vídeo:
Leads qualificados: você sabe o que é?
A expressão leads qualificados é utilizada para designar pessoas com potencial para se tornarem clientes reais do seu negócio. Uma forma simples de definir a qualificação do lead a partir de um processo de separação de leads.
Assim, são separados aqueles leads que possuem maior potencial de se tornarem clientes reais daqueles que, por suas características, você conseguiu identificar que têm chances menores de, de fato, fecharem negócio.
Se você já trabalhou com geração de leads, provavelmente já ouviu falar dessa expressão, não é mesmo? Agora, se você está começando nessa área e pretende investir na geração de leads para atrair novos clientes para o seu negócio, é essencial que você entenda este conceito. Você sabe por quê?
Por que qualificar leads?
Para que a geração de leads, assim como qualquer outra estratégia de Marketing Digital, seja aplicada de forma efetiva, é fundamental que ela esteja alinhada com os objetivos do seu negócio.
E mais: ao iniciar uma campanha de marketing digital, é recomendado que os seus ideais acerca do que é um potencial cliente estejam claramente definidos.
Para que isso ocorra, é preciso pensar na veiculação de um conteúdo relevante, que leve em consideração as principais palavras-chave para o seu negócio. Também devem ser produzidas campanhas e landing pages focadas em conversão.
Mas atenção…
Porém, nada disso tem efeito caso o material da empresa esteja desatualizado. Sendo assim, é imprescindível que tudo em seu material de marketing e vendas seja atualizado e readequado sempre que necessário. Isso evita que qualquer recurso se torne ultrapassado ou que você esteja investindo em uma estratégia que não traz resultados.
É justamente nesse momento que entra a importância da qualificação de leads. Qualificando os leads que você gerou nas suas campanhas, é possível definir, junto ao profissional de marketing, exatamente qual é o seu público ideal.
Ou seja, qualificar leads é tornar o perfil do seu potencial cliente conhecido por quem trabalha suas estratégias de marketing digital e para você mesmo.
Na prática, funciona assim:
um lead qualificado visitou seu site, interagiu com seu conteúdo e forneceu informações que podem ajudar nas próximas etapas. Isso significa que ele está extremamente interessado em comprar seu produto ou contratar o serviço.
Munido das informações enviadas, a equipe de vendas enxerga uma oportunidade de negócio, entra em contato com o lead e concretiza a venda.
Conheça os tipos de leads
Os leads podem ser classificados em diferentes tipos, para além da qualificação que falamos anteriormente. Com esse conhecimento, é possível traçar estratégias adequadas antes de partir para a ação. Entenda como classificar os prospects na sua geração de leads.
Lead com base no interesse
Eesses contatos podem ser divididos, por sua vez, em dois grupos, os leads quentes e leads frios. Os primeiros, são originários de inbound, ou seja, encontraram a sua empresa a partir de uma pesquisa própria, acessaram seu site, redes sociais ou se inscreveram em uma newsletter. Isso quer dizer que o lead demonstrou interesse no produto ou serviço.
O segundo grupo é gerado a partir de ações de outbound. Sendo assim, eles são gerados seja por uma ferramenta de geração de leads automatizada ou, ainda, pela segmentação estratégica do negócio.
Lead com enriquecimento de informações
Essa classificação considera as informações que você, empresa, sabe acerca dos leads que gera. Os leads enriquecidos são aqueles cujos quais você tem à disposição uma série de informações, permitindo personalizar a relação que será estabelecida.
Já os leads que não têm enriquecimento são aqueles que, geralmente, fornecem apenas seu nome e um dado de contato. Assim, você não tem maiores informações sobre seu perfil, não sabe sobre seus gostos nem mesmo sobre suas necessidades. Em geral, nesse caso, além do nome, o único dado disponível é um telefone ou endereço de e-mail.
Leads qualificados
Aqui, conforme já mencionamos anteriormente, falamos de contatos previamente qualificados. Assim, sua classificação varia conforme o estágio em que se encontra no funil de vendas. Esse lead pode, por sua vez, estar qualificado por diferentes canais. Por exemplo:
Pelas vendas (SQL)
Lead que, de fato, se interessou no produto ou serviço e está próximo de converter a venda. Esse tipo de lead é, geralmente, aquele que deixa todas as informações de seu perfil para que a empresa entre em contato posteriormente.
Pelo marketing (MQL)
Aqui, trata-se de um lead que está interessado no que a sua empresa tem a oferecer, mas ainda existe uma pequena barreira para que o contato seja estabelecido. Podemos incluir, aqui, prospects que se cadastraram para receber ofertas e promoções, visitantes rotineiros do blog ou que se inscreveram para receber newsletter via e-mail.
Pelo produto (PQL)
Estamos falando, aqui, de leads que deram o primeiro passo para se tornarem clientes da empresa. Porém, ao contrário dos leads qualificados pelas vendas, podem ser leads que se interessaram por receber uma amostra grátis ou uma aula experimental, por exemplo.
Como vender para leads?
Antes de mais nada, lembre-se: geração de leads é diferente de geração de vendas.
Apesar de ser um potencial cliente, a maneira de abordar um lead qualificado deve ser diferente de como você abordaria um cliente que chegou à sua loja física, por exemplo. Este momento, em que o vendedor entra em contato com um lead é essencial. Afinal, gerar lead não é sinônimo de gerar vendas, certo?
Para que você tenha retorno de seus investimentos em marketing digital é importante que seu time de vendas esteja preparado para atender, da forma mais adequada possível, todos os contatos que foram gerados a partir das campanhas na internet.
Você sabe por que é diferente?
Porque um lead qualificado sabe exatamente o que procura. Ele já conhece a sua marca, já sabe quais produtos ou serviços você oferece e forneceu suas informações de contato com um objetivo específico em mente.
Mas então, você sabe como vender para este cliente? Ele provavelmente visitou sua página nas redes sociais, navegou em seu site ou mesmo leu alguns artigos sobre o que você está vendendo antes de responder ao Call To Action de sua campanha.
E agora, conseguiu entender a importância de investir em uma estratégia completa para a geração de leads? Primordial na jornada de compra, o conteúdo deve ser definido e produzido com relevância e qualidade.
Invista em treinamento e capacitação do time de vendas
No entanto, embora toda a jornada seja realizada pelo lead, o contato para a geração da venda é realizado por você (ou por uma equipe). Sendo assim, é extremamente importante contar com vendedores treinados e em constante aprimoramento, a fim de se relacionar com o lead de forma assertiva.
Mas, calma! Não estamos falando de nenhum processo complicado ou impossível de ser colocado em prática. Precisamos deixar claro que o essencial é entender a jornada de compra do seu cliente e como o seu negócio pode solucionar um problema para ele.
4 dicas para vender para leads
#primeiro passo
Bom, como conversamos até aqui, o primeiro passo é definir quem é o seu lead qualificado. E, para isso, é necessário entender como qualificá-los, certo? Esse é um assunto para discutir internamente e em conjunto com a sua agência de marketing digital.
#segundo passo
Feito isso, é hora de conhecer o seu lead. Afinal, quem é ele? O que ele procura? Como ele chegou até o seu negócio?
Considerando os aspectos acima, é possível estar bem preparado e munido de todas as informações para seguir em frente.
#terceiro passo
O passo seguinte é entrar em contato com o lead. Isso pode ser feito por telefone, e-mail ou WhatsApp. Lembre-se que é importante manter uma linguagem clara, porém pessoal. E toda a conversa deve ser orientada à resolução do problema que o cliente apontou ao iniciar essa jornada.
#quarto passo
O primeiro contato é o momento ideal para conhecer todas as dores do seu potencial cliente, por isso, é indicado nutri-lo com informações sobre as possíveis soluções que seu negócio pode trazer a estes problemas.
Pronto! Agora você já está a um passo de fechar negócio. Incrível, não é?
Uma estratégia personalizada para atrair o seu público
Viu só? Diferente das estratégias de marketing tradicional, vender para um lead diz muito mais sobre entender as dores de um cliente e ofertar a melhor solução para elas, do que, necessariamente, vender um produto ou um serviço.
Dessa forma, a principal dica é investir em marketing de conteúdo para nutrir seu potencial cliente com soluções e alternativas. Além disso, é fundamental investir no relacionamento pessoal e extremamente personalizado. Dessa forma, o lead se sentirá à vontade para fechar negócio com a sua empresa.
Conte com a Kaizen para gerar leads qualificados para o seu negócio
Sabe como nós sabemos de tudo isso? São duas décadas de experiência em geração de leads e marketing digital para clientes de diferentes setores. Hoje, os clientes não batem à porta. É preciso que você os encontre e movimente suas vendas com um sistema de geração de leads moderno e eficiente.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores e desenvolva uma estratégia eficiente para levar o seu negócio a um novo patamar.
Sobre a Kaizen:
A Kaizen é uma agência digital full-service focada no objetivo de cada cliente. São mais de 20 anos de experiência no mercado digital e uma equipe especializada em criar estratégias online para gerar bons resultados. Entre nossos principais serviços estão a geração de leads, inbound marketing e performance para varejo, indústria e serviços.
Somos pioneiros no mercado brasileiro com sistema de geração e monitoramento de leads próprio, SEO, gestão de mídia de simples acesso e implementação do Método KAIZEN de melhoria contínua. Somado a essa filosofia em todas as áreas de atuação, nossa equipe aplica os processos de Lean Canvas e Growth Hacking para que, a partir da análise dos dados, seja possível criar experimentos e obter os resultados almejados.
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