Tudo o que você precisa saber sobre landing page
Entenda o conceito de landing page e como ela pode gerar leads e aumentar suas taxas de conversão!
Quando o assunto é marketing digital, é comum falarmos sobre a importância da otimização de sites. Afinal, esse é um elemento-chave para estar bem posicionado no Google, em campanhas de captura de leads e gerar tráfego para o site, certo?
Mas, existe uma questão fundamental por trás disso: de que adianta atrair milhares de visitantes para o seu site ou seu anúncio ter muitos cliques se você não consegue convertê-los em leads e muito menos em clientes?
A solução para melhorar a taxa de conversão e transformar visitantes em leads pode ser a criação de landing page, termo que pode ser traduzido como página de aterrissagem.
O que é conversão?
Para iniciarmos essa conversa, é importante definirmos a palavra conversão, tão falada no marketing hoje em dia. Basicamente, converter nada mais é do que levar um visitante do seu site ou landing page a cumprir uma determinada ação com valor para o seu negócio.
Ou seja, a conversão transforma o visitante da página em um lead ou em um cliente de fato.
Formas de conversão
Conversão indireta: quando o visitante do site preenche um formulário e fornece dados de contato para que a empresa o conduza, posteriormente, em sua jornada de compra. Isso pode ser feito por ligação telefônica, WhatsApp ou e-mail, por exemplo.
Conversão direta: quando o visitante toma uma ação mais efetiva no site, como a solicitação de um orçamento, agendamento de horário, envio de mensagem ou, ainda, a finalização da compra de um produto ou serviço.
O que é landing page?
Em português, landing page é uma página de aterrissagem, ou página de destino em sua tradução literal. Originalmente, esse termo era utilizado para se referir a qualquer página que levava um usuário a determinado site. Um exemplo de landing page nesse contexto seria tanto a home do site, para quem digita o endereço na barra de URL, quanto uma página interna do site, sugerida nos resultados de busca do Google.
LP no marketing digital
Agora, no marketing digital, o termo landing page te outro significado. Aliás, repleto de importância para quem deseja aumentar a visibilidade na rede e atrair novos clientes. Hoje em dia, a landing page é uma página desenvolvida com um único objetivo: gerar conversão. Mas para que isso ocorra, é claro, devem ser utilizadas estratégias adequadas para cada objetivo e perfil de cliente.
O que uma landing page precisa ter?
Por exemplo, uma landing page normalmente terá menos conteúdo e links internos do que um site padrão. Afinal, o objetivo da LP é conseguir fazer com que o visitante conclua uma ação planejada. Nessa página, podem conter dicas e materiais ricos de interesse do público-alvo. Além disso, é comum ter um formulário de contato ou botão para o WhatsApp, encaminhando para o contato com a equipe de vendas.
Em muitos casos, a LP é criada para ser vinculada a um anúncio no Google Ads. Ao clicar no link patrocinado, o usuário é direcionado automaticamente a uma landing page. Nela, estarão em destaque todas as informações relevantes sobre o anúncio, bem como a oferta em questão.
Diferenciais de uma landing page que converte
Um detalhe importante ao criar landing pages é pensar em sua estrutura. Por isso, você deve estar se perguntando: quais são os principais elementos de uma landing page que converte?
Bom, basicamente, uma LP que gera leads e aumenta a taxa de conversão geralmente é composta por alguns itens importantes. Em especial, esse tipo de página possui diferenças e relação a home de um site comum, já que sua grande missão é melhorar a geração de leads e sua taxa de conversão.
Qual a estrutura da landing page?
Em resumo, uma landing page é uma página simplificada, com uma proposta muito clara e sem distrações. Seu objetivo é levar o usuário a aceitar sua oferta, seja ela direta ou indireta. Trata-se de uma página única, sem menu e abas sobre diferentes assuntos. A LP tem apenas uma barra de rolagem, pela qual são mostradas ao visitante informações diversas sobre o produto ou serviço anunciado.
A importância do copy na landing page
O copy da landing page é um elemento fundamental para conquistar o objetivo, pois é a partir do texto que você tem a oportunidade de convencer seu visitante. Aliás, o Copyblogger divulgou uma matéria interessante que fala justamente sobre a importância de um bom copy.
O site, que é referência mundial em copywriting, constatou que 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma determinada página na internet leem apenas o seu título. E somente 20% dos visitantes leem o restante da página.
A landing page deve ter um bom copy, principalmente em seu cabeçalho, a fim de atrair o usuário e fazê-lo navegar pelo conteúdo. Caso contrário, o trabalho feito sequer será visualizado pelo público.
De olho no call to action!
Uma LP poderosa possui um botão de CTA atrativo, que normalmente fica em destaque na página a fim de auxiliar no convencimento do visitante.
Lembre-se:
Para um copy atrativo e estratégico, lembre-se de usar imagens que dizem algo sobre o produto ou serviço que está sendo ofertado. Elas devem ter boa resolução e precisam harmonizam com o visual da página. Afinal, não é à toa que dizemos que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, não é?
Para melhorar a qualidade da landing page, o item anunciado precisa estar claramente definido e todas as suas funcionalidades e benefícios devem estar listados para o visitante. Para isso, dê adeus aos textos longos e invista em frases curtas e diretas – os bullet points são ótimos aliados!
Devo usar provas sociais na landing page?
É sempre interessante mostrar ao público da internet depoimentos e provas sociais de pessoas que já usaram o seu produto ou serviço e aprovaram a experiência. Esse tipo de evidência promove a sensação de segurança em quem está chegando à página, o que pode ser uma boa estratégia para aumentar as taxas de conversão. Isso pode ser feito com vídeos, depoimentos escritos ou mesmo com fotos de clientes utilizando o produto anunciado.
Atenção ao formulário!
Ao utilizar um formulário para preenchimento na landing page, solicite poucas informações. A taxa de conversão tende a cair quando o visitante é obrigado a compartilhar muitos dados. Por isso, o ideal é focar somente naquilo que é indispensável para você coletar leads com qualidade. Em muitos casos, nome, e-mail, telefone e cidade podem ser o suficiente.
Landing page e LGPD
Um assunto que está em voga ultimamente é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ao criar uma landing page que solicita dados de usuários, é importante manter todo o conteúdo e o tratamento de dados em conformidade com a legislação. Para isso, é fundamental obter a autorização do usuário que está compartilhando seus dados e informá-lo sobre qual será o uso das informações coletadas.
Exemplos que demonstram adequação à lei:
- Solicitar que o usuário, ao preencher o formulário, indique que concorda em receber informações da empresa
- Solicitar a concordância do usuário com a Política de Privacidade do site
- Informar que o usuário pode alterar as permissões ou solicitar o cancelamento a qualquer momento
O que é Teste A/B na landing page?
O Teste A/B é utilizado para testar a landing page em relação a sua versão de controle (A) e sua versão variante (B). O objetivo é medir qual dessas versões é melhor sucedida a partir de suas principais métricas.
Ele deve ser feito com o editor da landing page, onde está disponível um botão para criar Teste A/B. Embora seja um procedimento simples, a dica é contar com uma agência de marketing digital para criar uma landing page de sucesso.
Criação de landing page: uma página que faz diferença na geração de leads
Para uma empresa que deseja aumentar as vendas de um produto ou um profissional que precisa alcançar novos clientes para a prestação de serviços, o marketing digital oferece boas ferramentas. Aliás, a internet é um dos principais ambientes para isso. É de conhecimento de todos que cada vez mais as pessoas utilizam a rede para buscar soluções para diferentes demandas.
Como vimos até aqui, uma landing page desenvolvida com elementos estratégicos é fundamental para o sucesso em uma campanha no Google Ads. Aliás, ela é a chave para que você não jogue dinheiro fora em anúncios que não convertem. Conforme um estudo na área, uma landing page bem desenvolvida pode aumentar a taxa de conversão em até 10 vezes.
Milhões de conversões registradas com landing pages!
Sua relevância é tamanha no marketing digital que, de acordo com os números do RD Station, importante ferramenta de automatização de marketing, em 2021 foram registradas mais de 70 milhões de conversões em landing pages criadas com a ferramenta.
E então, é ou não é a resposta que você precisava para transformar seus esforços online em mais vendas para o seu negócio? Aqui na Kaizen, contamos com um time de especialistas para criar landing pages que convertem.
Por que escolher a Kaizen como agência para criar sua landing page?
- Direção de arte exclusiva
- Layout personalizado
- Testes A/B multivariados
- Testes de diferentes versões para calcular o percentual de aprovação e taxas de conversão
- Estudo de usabilidade
- Desenvolvido para avaliar a arquitetura do projeto, design, navegação e experiência do usuário
- Hospedagem segura, flexível e escalável em uma das maiores plataformas do mundo
Case de sucesso: landing page criada pela Kaizen é premiada em Minas Gerais!
A Agência Kaizen é referência em marketing digital em todo o país. Há duas décadas no mercado, desenvolve soluções personalizadas para clientes de diferentes segmentos, com estratégias que atendem às demandas mais específicas.
Recentemente, a landing page criada para a Clínica de Transição Paulo de Tarso foi reconhecida na categoria de sustentabilidade econômico-financeira da premiação Mário Alberto de Lima Costa, que celebra a inovação em ações estratégicas dentro da instituição.
O trabalho em números
O trabalho começou a ser realizado ainda em 2021 e, com a página no ar em 2022, foram registrados mais de 4 mil leads até fevereiro de 2023. Em especial, essa estratégia ajudou a qualificar o público da clínica e o resultado foi surpreendente: hoje, a clínica atua com 100% de seus leitos ocupados. Para conquistar esses números, a equipe da Kaizen lançou mão de ferramentas do marketing digital para criar uma landing page totalmente focada na conversão.
Estrutura da landing page
A página tem uma estrutura interessante: o cabeçalho informa que se trata de um novo conceito em cuidado. Logo na lateral, um formulário de contato para visitantes que desejam saber mais sobre o serviço. Ao rolar a barra, um pouco mais sobre o que é uma clínica de transição, para quem ela é indicada e em que momento pode ser contratada.
Os diferenciais dos serviços prestados pela instituição estão na sequência, assim como um vídeo criado pelo cliente com a personagem “Dona Regina” e depoimentos de pacientes como provas sociais. A agência desenvolveu o “Dr. Paulinho” e um chatbot para atendimento humanizado, além de inserir um botão de WhatsApp fixo no rodapé da página.
Para o cliente…
“Além da landing page, a agência desenvolveu o site institucional e realiza a gestão de tráfego pago para geração de oportunidades de negócios, visando a ocupação de leitos. Continuaremos firmes em 2023 trabalhando para conseguir mais visibilidade para nossa instituição”, conta Mariana Castello Branco, assessora de comunicação e marketing da Rede Paulo de Tarso.
Para conferir o case completo, é só clicar aqui!
Viu só? Criação de landing page é na Kaizen!
Para ter acesso a uma landing page que gera leads e converte vendas, conte com uma equipe especialista. Entre em contato e vamos juntos descobrir as melhores soluções para a sua empresa!
Sobre a Kaizen
A Kaizen é uma agência digital full-service com atuação em todo o Brasil. São mais de 20 anos de experiência no mercado digital e uma equipe especializada em criar estratégias online para gerar bons resultados. Entre os principais serviços estão: geração de leads, inbound marketing e performance para varejo, indústria e serviços. A agência foi pioneira no país com a criação de um sistema próprio para geração e monitoramento de leads, proporcionando autonomia na análise de dados. www.agenciakaizen.com.br