Google Ads

Google Ads: tudo o que você precisa saber sobre a plataforma de publicidade

Antes conhecido como Google AdWords, o Google Ads é considerado a maior plataforma de publicidade do mundo. Neste artigo, você vai entender porque esse recurso se tornou essencial para aumentar a visibilidade de um negócio na internet.

Se você chegou até aqui é porque esta buscando uma forma de atrair clientes para o seu negócio e desde o surgimento dos links patrocinados no inicio dos anos 2000 o Google Adwords ( Google Ads) se tornou a principal plataforma de anúncios por oferecer uma forma rápida e barata de trazer clientes que estão no momento certo de receber um orçamento do seu negócio ou mesmo, realizar uma venda se você for uma loja online.

Este artigo explica com detalhes como o Google Ads pode ajudar você.

Google Ads

Como funciona o Google Ads?

O Google AdWords, hoje chamado de Google Ads dentro da nova estratégia de posicionamento do gigante do Vale do Silício, foi lançado em 23 de outubro de 2000. De lá para cá, foram diversas alterações em seu funcionamento, todas com o objetivo de facilitar seu uso e proporcionar bons resultados aos usuários.

Basicamente, o Google Ads pode ser utilizado para divulgar produtos e serviços no mais famoso site de pesquisa do mundo. Sendo assim, permite aos anunciantes gerenciar campanhas e anúncios para aumentar a visibilidade do negócio e, consequentemente, alcançar maior número de clientes em potencial. Ou seja, é um grande aliado quando falamos em boas estratégias de marketing digital.

Mais de duas décadas após seu lançamento, a plataforma está consolidada entre os usuários de todo o mundo. Afinal, basta fazer uma pesquisa no Google, sobre qualquer assunto, que seus famosos anúncios são revelados na primeira página. Sim, os anúncios do Google aparecem antes mesmo dos resultados orgânicos. São conhecidos também pelo termo “link patrocinado”.

Para saber: com o Google Ads, é possível gerenciar anúncios em plataformas para além do Google. O sistema permite anunciar em milhões de sites parceiros, em aplicativos e, ainda, no YouTube.

Por que o Google Ads se destacou no meio digital?

Lançado há mais de duas décadas, a plataforma inaugurou uma visão revolucionária na época em que toda mídia digital era monetizada por CPM (Custo por Mil Impressões), orientando a performance de seus anúncios por CPC (Custo Por Clique). Assim, foi o surgimento da mídia de performance digital que viria a se tornar a principal vertente do mercado nos anos seguintes.

Até hoje, mesmo considerando as visões das mídias programáticas e o surgimento de grandes competidores, é a mídia de performance que, em média, entrega os melhores resultados para pequenos e grandes anunciantes.

Google Ads

Como criar uma conta no Google Ads?

Criar uma conta no Google Ads é relativamente simples, porém indicamos que o processo seja realizado através de um computador. Assim, todos os recursos estarão disponíveis para o usuário. Essa é uma etapa básica, que não obriga a configuração de uma campanha. Por isso, qualquer informação referente ao anúncio pode ser fornecida posteriormente, o que permite pular etapas.

Para criar a conta, acesse o Google Ads e faça o login com uma conta do Google – pode ser a sua, já existente. Ao abrir a página inicial, você deve clicar em “Alternar para o modo especialista” e então informar dados relevantes sobre o seu produto ou serviço, de modo a configurar a campanha. É possível, por exemplo, escolher em quais redes deseja anunciar, além de definir a meta da campanha.

Como anunciar no Google Ads?

O Google Ads funciona através de uma rede de parceiros, que são chamados de Google Partner. Dessa forma, sempre que uma empresa deseja anunciar no Google Ads, é possível criar uma conta ou buscar uma assessoria qualificada através de uma Google Partner Premier.

É válido saber que o Google Ads funciona com uma conta pré-paga. Ou seja, o usuário tem a segurança de determinar o valor máximo que deseja pagar pelos cliques em seu anúncio. Isso é válido por um mês e o valor gasto é descontado diretamente do crédito pago na conta. Esse pagamento pode ser feito via boleto bancário ou cartão de crédito.

Ah! É importante ressaltar que o valor só é descontado do crédito quando o internauta clicar, de fato, no anúncio.

Na hora de estruturar a campanha no Google Ads, o usuário deve informar as palavras-chave que se relacionam com o produto ou serviço anunciado. Assim, quando o cliente em potencial pesquisar por esses termos, o anúncio será divulgado. Isso aumenta as chances de conversão, já que é direcionado a um público que se interessa pelo segmento.

Porém, sabemos que existem diversas empresas que comercializam o mesmo tipo de produto ou serviço, certo? Nesse caso, os anunciantes competem para ficar nas primeiras posições. É como se fosse um leilão e a classificação da campanha determina a posição do anúncio nos resultados de pesquisas.

Essa classificação é definida a partir do valor máximo estabelecido pelo anunciante para cada clique, além do índice de qualidade campanha. Esse último se refere à nota que o próprio Google dá para a campanha publicada a partir do Ad Rank.

O que é o Ad Rank?

Trata-se de uma metodologia desenvolvida pelo Google para avaliar a qualidade dos anúncios. Ela é composta pelo índice de qualidade (IQ) e pelo lance (CPC máximo). Ou seja, mesmo que os lances de um anúncio sejam menores que outros, sua classificação pode ser melhor caso o seu conteúdo tenha mais qualidade.

O IQ considera alguns componentes para determinar a posição de um anúncio para a palavra-chave escolhida. Entre esses aspectos estão o CTR, a relevância e a página de destino. A nota dada pelo Google varia entre 1 e 10 e pode ser responsável por colocar o anúncio em primeiro lugar.

Considerando esses aspectos, é fácil entender que não basta apenas pagar pelo anúncio. É essencial que a campanha seja estudada minuciosamente para que atinja os melhores resultados.

Google Ads página de busca

Passo a passo para anunciar no Google Ads

Com sua conta criada e acesso ao modo especialista ativado, basta seguir as orientações que a própria página do Google Ads oferece. Depois de definir a meta da campanha e a rede desejada para o anúncio, é hora de definir os detalhes. Para anunciar no Google, por exemplo, basta selecionar “Rede de Pesquisa”. Informe o site da sua empresa e dê um nome e descrição para a campanha em questão.

Em seguida, é possível definir o orçamento diário que a campanha poderá atingir. Isso é fundamental, pois evita surpresas com gastos excessivos. Lembre-se de salvar as configurações para prosseguir. Faça isso em Configurar grupos de anúncios e também em Criar anúncio.

Seguindo para Faturamentos, será necessário confirmar informações de pagamento. Para isso, você deverá informar seu CPF, data de nascimento e endereço, além do país de divulgação. É nesse momento, ainda, que você poderá optar pela forma de pagamento: boleto ou cartão de crédito.

Importante saber que o anúncio somente será veiculado após a aprovação do conteúdo pelo Google. Existem políticas de publicidade que devem ser respeitadas.

O que é o orçamento diário do Google Ads?

Ao anunciar no Google Ads, uma das métricas mais importantes é o orçamento diário. Com ela, é possível definir o grau de exposição de uma campanha na rede de pesquisa e rede de display. Quer entender melhor como funciona o orçamento diário no Google Ads? Confira o artigo em nosso site e descubra como ele pode ajudar você a atingir melhores resultados.

Assista ao vídeo e entenda como funciona o orçamento diário do Google Ads

Entenda as diferenças entre os tipos de anúncio

Anúncios na rede de pesquisa

Ao escolher anunciar na rede de pesquisa, os anúncios serão exibidos nos resultados do Google conforme as palavras-chave escolhidas. Esse tipo de conteúdo fica visível no início ou no fim da SERP, ou seja, a página de resultados da pesquisa.

Os anúncios do Google possuem um design sutilmente diferenciado dos resultados orgânicos, pois são demarcados com a legenda “Anúncio” em seu canto superior esquerdo. Nessa modalidade, o anunciante pagará somente pelo clique no link do anúncio. Assim, se torna uma opção com excelente custo-benefício.

Anúncios na rede de display

Nessa versão, os anúncios são exibidos em websites parceiros, a chamada Rede de Display do Google. É uma modalidade que pode alcançar até 90% dos usuários da internet, já que está vinculada a milhões de páginas, blogs e aplicativos. Além disso, esse tipo de anúncio possui formatos diferenciados, o que garante mais exclusividade ao anunciante.

Formatos de anúncio na rede de display

Banner: com formato horizontalizado, pode incluir imagens, textos, animações, entre outros recursos.

Texto: em formato de caixa de texto, esse tipo de anúncio contém título, descrição, espaço para o nome da empresa e site.

Gmail: trata-se de anúncios personalizados no próprio Gmail, visualizados na caixa de entrada dos usuários.

Aplicativo: anúncios que são veiculados diretamente nos aplicativos parceiros, disponibilizados nos dispositivos móveis.

Anúncios no YouTube

Nessa modalidade, os anúncios do Google Ads são veiculados durante os vídeos publicados no YouTube. Eles podem estar localizados tanto no início, quanto no meio dos vídeos. Isso permite ao anunciante criar campanhas em vídeo para serem exibidas na plataforma.

Ao anunciar no YouTube, é possível segmentar a faixa etária, gênero, localização e interesses do público-alvo. E o pagamento, nesse caso, é feito conforme a interação dos usuários com o anúncio. Assim, caso o anúncio seja pulado antes de seu fim, não será cobrado nada por ele.

Anúncios de aplicativos

Especialmente desenvolvidos para quem possui algum app e deseja melhorar o alcance a partir da plataforma do Google Ads. Isso permite aumentar a visibilidade e promover algum produto ou serviço para os usuários dos sistemas iOS e Android.

Gerenciamento otimizado de campanhas no Google Ads

A Kaizen é parceira certificada premier do Google. Com um time de especialistas, conhece como poucos as melhores práticas para otimização de investimento no Google Ads para rede de pesquisa, display e remarketing.

Nosso objetivo é aumentar o ROI do investimento obtendo custos por clique mais baratos. Enquanto isso, potencializamos sua taxa de conversão com landing pages otimizadas e técnicas de web analytics.

Uma campanha otimizada no Google Ads considera dados importantes para além do orçamento diário. Por exemplo, é preciso definir a segmentação, localização e também os dias de semana e faixa de horário mais adequados.

Também é necessário incluir palavras-chave relacionadas ao negócio e, principalmente, definir as palavras negativadas. Ou seja, aquelas que não rendem valor à campanha e devem ser eliminadas na procura.

Conheça nossas principais ferramentas, desenvolvidas especialmente para nossos clientes.

Gestão de links patrocinados e Rede de Display

Links Patrocinado é o formato de anúncio do Google Ads para sua Rede de Pesquisa, com layout simples. Porém, essa modalidade possui um imenso potencial para respostas diretas na busca.

busca orgânica e patrocinada - Google Ads

Oferecendo anúncios com um bom conteúdo na página, conseguimos uma redução expressiva no custo das campanhas. Assim, através de um acompanhamento diário, maximizamos os resultados para que nossos clientes foquem no seu negócio enquanto geramos campanhas com o melhor aproveitamento da verba de mídia.

Saiba mais sobre Links Patrocinados e Leilão por Cliques do Google Ads. Ou, se preferir, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e descubra a melhor estratégia para o seu negócio.

Gestão da rede de display do Google Ads e Remarketing

Através da Rede de Display do Google é possível segmentar a sua estratégia das seguintes formas:

formas de segmentação publicidade no Google

Acompanhamento em tempo real da campanha no Google Ads

Desenvolvemos uma ferramenta exclusiva para que você possa monitorar os resultados da sua campanha sem precisar acessar os dados complexos do Google Ads. Assim, você tem acesso de uma forma resumida e acessível a todos os dados que realmente interessam a você como anunciante.

Relatório de cliques e impressões do Google Ads

Você acompanha o resumo de cliques e impressões de todas as suas campanhas. Além disso, pode filtrar dados comparativos entre elas.

Relatório de conversões e custo por lead

Através de um relatório do Google Ads, você consegue controlar o custo efetivo por lead da sua campanha. Dessa forma, tem autonomia para mensurar as conversões da sua estratégia na plataforma.

Google Ads 1

Como diferenciar links patrocinados de anúncios de e-commerce?

Dentro do Google Ads existem estratégias bem específicas para campanhas de comércio eletrônico e campanhas gerais de rede de pesquisa. Através deste artigo publicado em nosso site, explicamos as diferenças entre anúncios de Google Shopping e Links Patrocinados.

Google Ads e Smart Bidding

Dentro das estratégias de melhoria da plataforma que estão sendo desenvolvidas pelo Google, o aprendizado de máquina tem sido um ponto fundamental para entregar resultados para os anunciantes. Entenda mais sobre isso no artigo sobre Google Ads e Smart Bidding.

Conheça a extensão de leads do Google Ads

Visando à melhoria dos resultados dos anunciantes da plataforma, o Google desenvolveu uma extensão de anúncios que oferece o recurso de conversão de leads diretamente da timeline. Para entender melhor, confira nosso artigo sobre o recurso.

Trabalhando como Google Partner

Um dos programas que o Google oferece aos profissionais que trabalham com performance de clientes em marketing digital é o Google Partner. Trata-se de um programa de parceria entre agências, clientes e o buscador. O objetivo é unificar os processos de modo a converter um maior número de leads e vendas. Veja todas as informações aqui.

As ferramentas do Google Ads podem ser bem exploradas para negócios de nichos específicos. Para entender melhor, confira algumas soluções a seguir!

Google Ads para imobiliárias

O Google Ads sempre teve um papel fundamental no mercado imobiliário. Afinal, um percentual expressivo de clientes procura por imóveis ativamente na busca do Google. Para alavancar seu negócio no meio imobiliário, aprenda neste artigo como dominar o Google Ads para Imobiliárias.

Google Ads para dentistas

A área da saúde requer uma atenção especial na hora de desenvolver campanhas de marketing. Nesse sentido, um mercado que vem crescendo na busca é o de Odontologia e Implantologia. Os dentistas são profissionais liberais que demandam um alto volume de pacientes e, algumas vezes, precisam potencializar isso por meio de publicidade. Com o advento da internet, um dos meios mais eficazes para atingir esse objetivo é através da busca do Google.

Google Ads para e-commerce

Não podemos deixar de falar da necessidade do e-commerce aderir às ferramentas do Google Ads para alavancar as vendas. Isso se torna essencial nos dias atuais, quando o objetivo é consolidar a loja online em uma plataforma de compras com constância e volume de vendas. Para saber como utilizar todos os recursos da plataforma do Google nesse mercado, confira nosso artigo.

Agência de marketing digital focada em Google Ads

E então, que tal contar com a expertise de profissionais qualificados para alavancar o seu negócio com Google Ads? A Kaizen é uma agência de marketing digital focada em resultados. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e descubra a melhor estratégia para a sua empresa.

Sobre a Kaizen:

Somos especialistas na criação de ações de marketing digital que elevam e consolidam marcas e produtos. Aqui, atuamos com a criação de sites, assessoria de imprensa até o total gerenciamento de campanhas de publicidade online para empresas de todos os segmentos e portes.

Sabemos que os processos de venda e marketing estão totalmente interligados. Além disso, o cliente cada vez mais informado e exigente com aquilo que consome. Por isso, pensar em ações focadas no objetivo e nas particularidades de cada negócio é essencial para que a mensagem seja levada ao público certo.

Possuímos ampla experiência em estratégias de venda na internet para negócios locais e lojas online. Assim, somos uma agência digital que concentra uma gama incrível de táticas avançadas, pensadas para direcionar o seu negócio para o próximo nível.

Nos orgulhamos em ser uma das 80 agências com maior potencial de crescimento e relacionamento com o Google para o Partners Elevator, programa de Aceleração do Google com a ACE Startups, desde 2019. Além disso, estamos ranqueados em primeiro lugar no Google como Agência Digital, o que certifica nosso comprometimento em elevar o nome de nossos clientes ao patamar desejado.

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