Resumo do que você vai Aprender Aqui
Toggle5 motivos para adotá-lo na criação de sites
Gratuito, profissional e altamente personalizável, o WordPress é a mais popular plataforma de desenvolvimento para sites e blogs – 30% da internet utiliza a ferramenta para publicar conteúdo, segundo a WordPress.org. Mas, afinal, como funciona?
Lançado em maio de 2003, o WordPress é uma plataforma escrita em PHP para uso em MySQL que permite hospedar desde blogs mais simples até páginas de e-commerce, jornais, fóruns e quase todo tipo de negócio digital.
O WordPress pode ser usado de duas maneiras: a primeira é basicamente criar uma conta em wordpress.com aceitar os termos de serviço e iniciar as personalizações: escolher um domínio (que obrigatoriamente virá acompanhado de “wordpress.com”), configurar o layout e as funcionalidades e começar a publicar conteúdo.
Há ainda várias funções e opções de design gratuitas, além de personalizações de categoria premium – que são pagas. Nessa etapa não é necessário lidar com qualquer tipo de código, já que as alterações são feitas a partir de um sistema de modelos e editadas por meio de widgets intuitivos.
O segundo jeito de utilizar a plataforma começa em outro site, o https://wordpress.org/, e já é totalmente ligado ao código-fonte – o que exige conhecimento em banco de dados e linguagens de programação como HTML e PHP. Também será necessário registrar um domínio (o nome do site, que aparecerá na URL) e escolher onde irá hospedar o site – algumas empresas permitem comprar os serviços juntos.
Para essa alternativa, o ideal é contratar empresas especializadas na criação de sites em WordPress. Como essa é a opção mais profissional, separamos cinco motivos que mostram como vale a pena investir nessa plataforma na hora de demarcar seu espaço na web.
Confira:
1 – Otimização nas buscas
Como o WordPress atualiza o código-fonte para estar sempre adequado aos padrões do Google, essa plataforma é uma das preferidas para quem trabalha com SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para mecanismos de busca), a fim de justamente alcançar bom posicionamento no ranking do principal meio de pesquisas da internet.
O sucesso das técnicas de SEO permite maior visibilidade e, com isso, mais chances de atingir uma boa audiência, tornar-se cada vez mais relevante na página de buscas do Google e chegar a um público maior. Ainda é possível utilizar plugins para gerar relatórios de visitação, que podem ajudar a melhorar o posicionamento do site.
O principal deles é o Yoast SEO, que é utilizado por mais de 5 milhões de sites justamente para aplicar as técnicas de otimização para pesquisas.
2 – Responsividade
Outra vantagem de desenvolver sites em WordPress está na responsividade – quando o site se adapta à tela do usuário, seja o acesso feito por computador, tablet ou smartphone.
Em tempos em que a maior parte do acesso à internet ocorre via mobile, é importante levar essa funcionalidade em consideração, pois ela influencia no número de acessos e na permanência do internauta na página.
Além de proporcionar uma experiência completa e agradável ao usuário, os sites responsivos também ajudam a melhorar o posicionamento no Google, já que acaba servindo de parâmetro para medir a relevância do website.
3 – Versatilidade de funções
Com o exemplo do Yoast SEO pode ser que já tenha dado para perceber o valor dos plugins no WordPress, mas de onde este saiu, há muito mais: a plataforma conta com um Diretório de Plugins que reúne mais de 40 mil módulos de extensão.
Além de plugins para SEO, também é possível encontrar aplicações para muitas funcionalidades úteis: plugins para formulário de contato, para loja online, mídias sociais, segurança, gerenciamento de comentários, criação de senhas e muito mais.
Tudo isso para gerar um site ainda mais versátil, que pode atender diferentes necessidades.
4 – Fácil gerenciamento
Outro benefício do site criado em WordPress é a facilidade do gerenciamento do conteúdo. Com uma interface simples e intuitiva, não há segredos nem dificuldades para editar, publicar ou alterar os posts na área administrativa do CMS (Content Management System, ou Sistema Gerenciador de Conteúdo).
5 – Custo
Com tantas funcionalidades gratuitas e inúmeras opções para quem tem condições de investir algum valor, o Wordpress vale a pena tanto para empresas pequenas começarem construir sua imagem na internet quanto para grandes companhias ampliarem seu alcance a web.
Por ser uma plataforma gratuita, os custos fixos são apenas com domínio, hospedagem e a ajuda técnica para montar as páginas e colocar tudo no ar.
E então, o que você está esperando para tirar o projeto do seu site do papel?