Desde os anos 90, quando a internet começou a se tornar uma realidade como meio de comunicação, muitas empresas reconheceram  seu potencial e passaram a investir na criação de sites para divulgar sua marca. Na época, essas empresas eram vistas como modernas e antenadas, por estarem entrando em um ainda estranho mundo tecnológico.

É claro que hoje o cenário mudou muito e a internet nada mais tem de estranha, pelo contrário, ela virou um grande meio de comunicação em massa e para as empresas, investir na criação de um site é tão importante quanto ter uma bela fachada.

Por isso, se sua empresa ainda não tem um site ou ele está precisando de uma repaginada, confira alguns pontos essenciais na criação de um site:

Saiba o que você quer

Você quer ser encontrado na internet, isso é claro, mas qual o seu principal objetivo? O que você espera desse site? Reforçar sua marca, criar uma imagem institucional, divulgar um produto ou vendê-lo efetivamente? Essas são perguntas que você tem que responder para traçar uma estratégia que vai guiar todo o processo. Um site precisa de uma identidade e de um propósito, porque ele simplesmente não pode ter tudo. Sem definir uma estratégia, você corre o risco de criar um site confuso que será só mais um endereço na internet, sem foco, nem efetividade nenhuma.

Saiba o que você quer - Criação de Sites

 

Conheça o seu público

Quem cria um site espera que ela atraia visitantes, porque todo trabalho é direcionado para alguém, e saber para quem é fundamental para criar um site de sucesso.

Delimite seu público-alvo, saiba com quem você irá falar. Se você tem uma loja, você pode basear essa informação em quem frequenta a sua loja, se você presta serviços, nos seus atuais clientes, o importante é saber o perfil do público que você quer atingir.

Só não esqueça que com um site você pode se expandir e ser encontrado por potenciais clientes que você sequer conhece. Uma boa maneira de identificar esse público é contratando uma agência especializada de pesquisa. Se a sua empresa não tem recursos para isso, na própria internet existem ferramentas, como o Google Analytics por exemplo, que ajudam a identificar perfis de consumidores.

Analise a concorrência

Ter referência do mesmo setor é sempre válido, principalmente dos seus principais concorrentes ou daqueles que você quer alcançar.

Pesquise as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e analise o conteúdo, recursos e estratégias de cada resultado que for relevante para o seu segmento.

Analisando a Concorrência - Criação de Sites

Escolha quem vai criar seu site

A tecnologia é bastante democrática e tudo que envolve a internet tende a ter mais de uma opção. Tratando-se da criação de sites existem muitas, desde plataformas gratuitas que apelam para o faça você mesmo, até agências especializadas. Normalmente essa escolha depende do quanto você está disposto a investir e do quanto você espera do site. É comum encontrar profissionais freelancers que cobram menos pelo serviço, mas dificilmente o resultado final terá a mesma qualidade do que um site criado por uma agência.

Se você quer um site profissional a melhor escolha é optar por uma agência, de preferência que possua um bom portfólio, reputação e ofereça o suporte necessário também depois que o site estiver pronto.

Encontrando a agência certa

Gostou das dicas? Então agora vamos te dar a melhor: a Kaizen é a agência certa para criar seu site. Consulte um de nossos especialistas e saiba mais!

 

COMO DESENVOLVER O SITE

Sabemos que depos de criar todo conceito existe uma projeto técnico complex inteiro a ser desenvolvido, confira nosso artigo sobre o Desenvolvimento de um Site

 

 

Tiago Flores Dias
Tiago Flores Dias Sobre o(a) autor(a)
Consultor de Marketing Digital, Growth Hacker e Empreendedor com mais de 18 anos de experiência de mercado, apaixonado por inovação e líder de uma das maiores agências de marketing digital de performance do país.

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