Email marketing

Tudo o que você precisa saber sobre email marketing

O email marketing é uma das ferramentas mais eficazes e econômicas para alcançar pessoas e se conectar com elas. Afinal, ele permite que uma empresa envie mensagens personalizadas para os assinantes de uma lista, criando um relacionamento duradouro e valioso com sua base de clientes.

Neste artigo, vamos explicar o que é o email marketing, por que ele é importante para o seu negócio e como você pode começar a usá-lo para aumentar a sua receita.

uma pessoa trabalhando em um notebook enviando email marketing
O email marketing é uma importante ferramenta do marketing digital e ajuda a melhorar a comunicação com o cliente

O que é email marketing?

Trata-se de uma estratégia de marketing digital que parte do envio de emails comerciais para uma lista de pessoas que optaram por receber mensagens de uma empresa. Essa lista é, geralmente, composta por clientes atuais e potenciais, incluindo indivíduos que demonstraram interesse na marca ou em determinado produto ou serviço.

Para uma empresa, podemos dizer que o objetivo do email marketing é construir relacionamentos, promover produtos e serviços e aumentar a receita. Essas mensagens costumam incluir ofertas especiais, mas também podem compartilhar notícias sobre a empresa, atualizações de produtos e demais informações relevantes para o público.

Aliás, de acordo com o Departamento de Pesquisa Statista, em um estudo de 2021, constatou-se que até o ano de 2025 o mundo terá mais de 4,5 milhões de usuários de email. Veja em detalhes no gráfico abaixo:

gráfico que mostra o número de usuários de email marketing ate 2025
Gráfico revela a evolução do uso de email na população mundial, reforçando a relevância do email marketing (Fonte: Departamento de Pesquisa Statista, 2021)

Quando utilizar?

Você pode utilizar essa ferramenta tanto para a oferta de produtos até a divulgação e conscientização de serviços específicos. É importante lembrar que ele possui maior eficácia quando aliado a um alto grau de organização e segmentação da base de destinatários. Para tanto, o usuário deve manifestar seu interesse em receber o comunicado por dois meios, Opt In e Opt Out.

Para saber: a comunicação por email que possui a intenção única de fornecer conteúdos novos e informativos chama-se: Newsletter (boletim informativo).

Quais os benefícios do email marketing?

Até hoje, dentre todas as ferramentas do marketing digital, essa é uma das mais eficazes quando o objetivo é alcançar e se conectar com clientes. Isso porque ela permite que a empresa crie um relacionamento ao longo do tempo, o que é vital para o sucesso de qualquer negócio.

uma ilustração sobre email marketing
O email marketing é uma forma eficiente e com excelente custo-benefício para empresas atingirem o público desejado
Construção de relacionamento entre empresa e cliente

Permite que a empresa se comunique com seus clientes de forma pessoal e direta. Isso ajuda a construir um relacionamento com o público. Com o email marketing, a organização pode enviar mensagens personalizadas com base nos interesses do cliente, histórico de compras e comportamento de navegação.

Solução econômica e eficiente

Certamente, trata-se de uma das formas mais econômicas de marketing digital. A maioria das plataformas de email marketing oferece planos de preços escalonados, o que significa que o usuário só paga pelo número de assinantes da sua lista. Além disso, o email marketing não exige o mesmo investimento em publicidade paga que outras formas de marketing digital, como o Google Ads ou o Facebook Ads.

É uma ferramenta mensurável

Com o email marketing, a empresa consegue medir o sucesso de suas campanhas. Isso porque a maioria das plataformas oferece análises detalhadas, que podem incluir métricas como a taxa de abertura, taxa de clique, taxa de conversão e taxa de cancelamento de assinatura. Essas métricas são fundamentais e podem ajudar o usuário a identificar o que está funcionando bem em suas campanhas e o que precisa ser melhorado.

Alcance um grande público

Essa ferramenta permite que a empresa alcance um grande público com facilidade, afinal, a maioria das pessoas tem uma conta de email e a acessa com regularidade, como vimos no gráfico anteriormente. Com o email marketing, a empresa pode alcançar pessoas em todo o mundo, seja qual for a sua localização geográfica.

Ideal para segmentar o público

Com suas funcionalidades, o email marketing permite segmentar uma lista de assinantes com base em seus interesses, histórico de compras e comportamento de navegação. Isso é ideal para o envio de mensagens altamente relevantes para cada grupo de assinantes, aumentando as chances de conversão.

Pode ser automatizado

A automação de email marketing permite criar uma série de mensagens de email para serem enviadas automaticamente para assinantes. Isso ocorre com base em gatilhos específicos, como a inscrição em lista de email ou abandono de carrinho no site e-commerce. Isso ajuda a economizar tempo e esforço e, ainda, permite que a empresa concentre suas forças em outras áreas importantes da operação.

Foco na construção de marca

O email marketing é uma ferramenta extremamente utilizada para manter uma marca na mente dos assinantes. Inclusive quando eles não estão prontos para fazer uma compra. Com ele, a empresa pode enviar mensagens que compartilham sua história, missão e valores, ajudando a construir uma conexão emocional a base de clientes.

Promoção de eventos

Para a finalidade de promover eventos, o email marketing é um dos principais aliados. Entre os exemplos está a divulgação de webinars, workshops e lançamentos de produtos. Com ele é possível enviar convites para a base de clientes, reforçar a data do evento, informar sobre ingressos, programação, entre outros lembretes para que o público não perca nada.

Mantém clientes informados

O email marketing permite que a empresa mantenha seus clientes informados sobre as últimas notícias, atualizações de produtos e ofertas especiais. Isso ajuda a criar uma sensação de exclusividade, incentivando os assinantes a permanecerem na lista de email, aumentando as chances de envolvimento com a marca.

Importante! O email marketing não pode ser confundido com spam

Antes de seguirmos adiante, é necessário esclarecer um ponto.

Você sabe qual é a diferença entre email marketing e spam? Como vimos até aqui, o primeiro diz respeito a uma estratégia de marketing digital utilizada para estreitar laços com o público. Já o spam consiste em um disparo não autorizado, enviado reiteradamente para uma lista de destinatários que não consentiu com o recebimento dessas mensagens.

Como começar?

Agora você já entendeu um pouco mais sobre a importância do email marketing, certo? Então, que tal descobrir por onde começar uma estratégia com foco nessa ferramenta do marketing digital?

O ideal, é claro, é contar com uma agência especializada em marketing digital, a fim de garantir um planejamento adequado e a execução eficiente da campanha. Mas aqui vai um passo a passo que pode ajudá-lo a pensar nessa estratégia.

#primeiro: escolha uma plataforma de email marketing

Existem diversas plataformas de email marketing , entre elas Mailchimp, Aweber, GetResponse e Constant Contact. O ideal é analisar o que cada uma oferece e optar por aquela que melhor atende às suas necessidades e orçamento.

#segundo: construa sua lista de assinantes

Para começar a enviar as mensagens, você precisa construir uma lista de assinantes. Existem várias maneiras de fazer isso. Por exemplo: oferecer um lead magnet, como um e-Book gratuito, em troca do endereço de email de um usuário, ou incluir um formulário de inscrição em seu site.

#terceiro: crie sua primeira campanha de email

Ao criar sua primeira campanha, certifique-se de incluir uma linha de assunto atraente, para instigar o assinante a abrir a mensagem. Além disso, pense em um copy claro e estratégico para o corpo do email, com um call-to-action (CTA) eficiente.

#quarto: analise seus resultados

Após enviar a primeira campanha de email, analise os resultados obtidos para identificar o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado. Use essas informações para aprimorar suas futuras campanhas.

Email marketing 1
Para ser eficiente, o email marketing deve ser bem planejado e ter seu conteúdo minuciosamente elaborado por uma equipe especializada

Invista e potencialize seus resultados

Se você chegou até aqui, percebeu que o email marketing é uma ferramenta poderosa para construir relacionamentos com clientes, promover produtos e serviços e aumentar a receita. Certamente, também observou que a partir de estratégias e plataformas corretas, é possível iniciar o envio de mensagens personalizadas para uma lista de assinantes. Isso tudo ajuda a empresa a construir uma base sólida para o sucesso a longo prazo.

Ao usar essa ferramenta, lembre-se de seguir as melhores práticas, como a obtenção da permissão dos usuários antes de enviar as mensagens de email. O copy também é essencial e ele deve prever uma personalização, de acordo com os interesses e histórico de compra do cliente. A chamada para ação (CTA) no corpo do email é outro elemento essencial para potencializar a taxa de conversão.

Além disso, esteja ciente das leis de privacidade e proteção de dados em sua região ou país e siga as regulamentações relevantes, como a LGPD.

Resumindo…

O email marketing é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que busca se conectar com seus clientes e aumentar a receita. Com as estratégias corretas e as plataformas adequadas, é possível enviar mensagens personalizadas e relevantes para uma lista de assinantes, criando um relacionamento valioso com clientes. Podemos dizer que essa é a estratégia ideal para a construção de uma base sólida para o sucesso a longo prazo.

Esperamos que esse material tenha ajudado a esclarecer a relevância do email marketing para os seus negócios, orientado sobre a melhor forma de implementá-lo em uma estratégia de marketing.

Lembre-se que essa é uma ferramenta poderosa para se comunicar com seus clientes, construir relacionamentos e aumentar as vendas. No entanto, é importante seguir as melhores práticas e garantir que seus emails sejam relevantes, personalizados e envolventes. E, claro, endereçados a destinatários que realmente se identificam com o seu negócio.

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