Há quem diga que o e-mail está morto e perdeu seu protagonismo para as redes sociais, mas na verdade quando se trata de estratégias de marketing, o e-mail continua sendo um dos melhores canais para fazer a sua campanha acontecer e ter retorno garantido. Você ainda tem alguma dúvida de que isso seja verdade? De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% da população adulta mundial online utilizam e-mail, e os números positivos  não param por aí:

  92% dos usuarios na internet tem ao menos 1 conta d e-mail 

(Fonte: Viverdeblog)

O que é e-mail marketing?

Antes de mais nada o e-mail marketing é uma forma de relacionamento entre uma empresa e seus potenciais clientes, utilizando o e-mail como ferramenta de marketing para impactar quem recebe a mensagem.

Por que investir em e-mail marketing

Alcance

Ao contrário das redes sociais em que apenas uma parte dos seus seguidores irão de fato visualizar sua mensagem, por causa dos algoritmos utilizados pelo Facebook, no e-mail marketing você tem controle sobre o real envio do seu conteúdo. Além disso, segundo um estudo feito pela Radicati, em 2015 já existiam 2,5 bilhões de e-mails registrados, e a previsão é que esse número chegue perto dos 3 bilhões até 2019, ou seja, utilizando o e-mail marketing a sua campanha tem um alcance muito maior.

Interatividade

Foi-se o tempo em que os e-mails marketings eram intrusivos. Hoje os gerenciadores utilizam serviços antispams que se certificam que o conteúdo da sua mensagem seja relevante para seu usuário antes mesmo de enviá-lo, tornando o diálogo entre as empresas e seus desejados consumidores muito mais segura, e melhorando a dinâmica do e-mail marketing como canal de comunicação.

A segurança dos e-mail marketing garantem também a interatividade com o usuário, já que eles sentem-se livres para clicar em links da mensagem, e com  apenas um toque podem visitar o site da empresa, serem direcionados a uma página de compras, baixar materiais relevantes ou até mesmo cancelar a assinatura.

Custo benefício atraente

O custo para implementar uma estratégia com e-mail marketing é baixo, principalmente quando comparado a outras mídias. Além disso, quando uma estratégia é bem planejada e o conteúdo criado dentro das boas práticas, o e-mail pode ser um dos canais com maior retorno financeiro a médio e longo prazo dentro do marketing digital, gerando muitos acessos, engajamentos e fechando o ciclo de venda.

  Em torno de 50% de uma lista de e-mail se manterá ativa - abrindo ou clicando em e-mails.

(Fonte: Viverdeblog)

Objetivos do e-mail marketing em uma estratégia digital

O e-mail marketing é conhecido por ser uma ótima forma de disseminar conteúdo promocional e comercial, mas ele não serve somente para isso. Ele também pode ser usado,para engajar e nutrir leads, promover conteúdos de blogs, aumentar a relevância do seu site e também para fidelizar o seu cliente, criando um relacionamento no pós-venda.

Tipos de E-mail marketing

Promocional

Tipo mais comum de e-mail, o promocional tem um objetivo definido: promover uma oferta, seja ela de um produto, serviço ou conteúdo específico.

Newsletter

A newsletter é uma das formas mais eficientes de nutrir leads em qualquer estágio do funil de vendas, e também pode ser usada para promover conteúdos de blogs.

Transacional

Os e-mails transacionais são bastante úteis para e-commerces, gerenciamento de informações, como dados de login e senha, e também para manter um relacionamento com os consumidores, como e-mails de boas vindas e agradecimento.

Convite para eventos

E-mails são uma ótima forma de promover um evento e garantir a participação de um público qualificado, uma vez que você estará convidando pessoas que já conhecem a sua empresa e tem algum vínculo com o seu negócio.

  Clientes que recebem uma newsletter por e-mail gastam 83% mais do que não cadastrados. 

(Fonte: Viverdeblog)

Como começar a usar o e-mail marketing na sua estratégia

Está convencido que você precisa do e-mail marketing para dar um up na sua estratégia digital?Não se preocupe, a Kaizen é expert em criar e gerenciar campanhas de e-mail marketing utilizando nosso exclusivo sistema de geração de leads para montar uma lista de e-mails engajada, e fazendo o disparo com as melhores ferramentas de automação do mercado.  

Como funciona

Mailing qualificado

Envio de mensagens para contatos orgânicos fornecidos pelo cliente ou para leads gerados através de campanhas criadas dentro da estratégia

Planejamento

Planejamos e definimos junto com o cliente a melhor estratégia para atender seus objetivos.

Periodicidade

A periodicidade dos disparos é definida de acordo com a estratégia, reforçando o relacionamento do lead com a marca e fazendo sua nutrição dentro do funil de vendas.

Análise e acompanhamento de resultados

Análise do comportamento dos usuários a partir de dados como taxas de abertura e cliques, para possíveis ajustes estratégicos

Gestão da lista de e-mails

Constante atualização da lista de e-mails, para manter a qualidade dos contatos que receberão a mensagem

Personalização

Conteúdo do e-mail totalmente personalizado para cada proposta

 

O que vocês está esperando? Fale com um de nossos consultores agora mesmo e tenha  o poder do e-mail marketing impulsionando os seus resultados.