Veja nossas dicas para alavancar as vendas do seu e-commerce com a ajuda da internet
O comércio eletrônico, popularmente conhecido como e-commerce, tornou-se uma das formas mais populares de compra e venda de produtos e serviços nos últimos anos. Com a crescente concorrência e o aumento das expectativas dos consumidores, é importante que as lojas online adotem estratégias eficazes de marketing digital para impulsionar suas vendas.
Com as ferramentas adequadas, é possível otimizar o site, bem como melhorar seu e-commerce para, então, atrair mais clientes, aumentar a conversão e alcançar o sucesso desejado com as vendas online.
Um breve panorama do e-commerce no Brasil
E primeiro lugar, é importante entender o cenário do e-commerce brasileiro, para então analisar as estratégias de marketing que podem ser adotadas. Um dado interessante levantado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) é referente ao crescimento do comércio eletrônico no país. O painel utiliza dados oficiais da Receita Federal e foi divulgado pelo portal E-commerce Brasil.
Segundo o Observatório do Comércio Eletrônico, o e-commerce brasileiro cresceu 20% em 2022 em relação ao ano anterior. Isso representa um montante de R$ 187 bilhões em transações – R$ 32 bilhões a mais que em 2021. E esse crescimento vem sendo recorrente desde 2020, quando a pandemia mudou drasticamente os hábitos de consumo, popularizando as vendas online entre os brasileiros.
Diante de um cenário em plena expansão, é fundamental que os lojistas mantenham seus canais atualizados. Afinal, destacar-se da concorrência é determinante para alcançar o sucesso com as vendas online. E é justamente nesse ponto que o marketing digital entra como um grande aliado, com ferramentas adequadas que permitem explorar o melhor do universo digital para atrair público qualificado.
Estratégias de marketing digital para e-commerce
Confira as estratégias mais indicadas para otimizar uma plataforma de vendas online e aumentar o número de conversões.
1. Otimização da experiência do usuário
Como sabemos, um dos principais fatores para o sucesso do e-commerce é garantir uma experiência do usuário agradável e intuitiva. Nesse sentido, podemos incluir a importância de um site responsivo, com design amigável e de fácil navegação em smartphone, tablet e computador.
Ainda, é necessário garantir que o tempo de carregamento das páginas seja rápido, a fim de evitar altas taxas de rejeição. Outro ponto que deve ser observado é a facilidade durante o processo de compra. Afinal, um checkout simplificado e opções variadas de pagamento seguro faz toda a diferença. Resumidamente, podemos dizer que a experiência de compra positiva é um chamariz para que os clientes retornem e recomendem o e-commerce a outros consumidores.
2. Técnicas de SEO para aumento da visibilidade
No mundo online, certamente você já ouviu falar em Search Engine Optimization (SEO), certo? Afinal, estamos falando de uma das estratégias mais poderosas para melhorar a visibilidade de um e-commerce nos resultados de pesquisa do Google e de outros mecanismos de busca, como o Bing.
Nesse sentido, é válido identificar as palavras-chave relevantes de acordo com o nicho de mercado, otimizando o conteúdo do site, seus títulos, descrições e meta tags. Além disso, a produção de conteúdo de alta qualidade, que pode ser publicado em blog, ajuda a atrair tráfego orgânico e posicionar a marca como uma autoridade no setor. É importante entender que o SEO bem-executado é uma ferramenta altamente eficaz para aumentar o tráfego do site, alcançando clientes potenciais em toda a internet.
3. Estratégias de marketing de conteúdo
Por sua vez, o marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para estabelecer uma conexão significativa com o público e fornecer valor aos clientes. Crie conteúdo relevante e informativo, incluindo tutoriais, análises de produtos e vídeos explicativos.
Além de atrair o interesse dos usuários, o marketing de conteúdo contribui para melhorar o SEO e engajar os clientes durante todo o processo de compra. Também é uma excelente maneira de construir uma comunidade em torno da marca, contribuindo para a fidelidade dos clientes.
4. Campanhas de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes para manter um relacionamento com os clientes existentes e reengajar visitantes do site que não efetuaram uma compra.
Dessa forma, uma possibilidade é a criação de campanhas personalizadas e segmentadas, com base nos interesses e comportamentos dos clientes. Entre as opções está o envio de e-mails promocionais, cupons de desconto, newsletters e recomendações de produtos relevantes. Em geral, o e-mail marketing é uma maneira econômica de aumentar as vendas ao mesmo tempo que mantém a base de clientes informada sobre novidades.
5. Remarketing e Retargeting
É válido entender que tanto o remarketing quanto o retargeting são estratégias inteligentes e altamente eficazes. Na prática, elas permitem exibir anúncios personalizados para os usuários que já visitaram o site, mas não efetuaram uma compra.
Tudo acontece por meio do uso de cookies, que permite segmentar os usuários com anúncios relevantes em outros sites que eles visitam. Ou seja, é uma abordagem que ajuda a manter a marca na mente dos clientes em potencial, aumentando as chances de conversão. Ainda, o remarketing e o retargeting são indicados para recuperar clientes que abandonaram o carrinho de compras ou que estavam considerando uma compra, mas ainda não finalizaram a transação.
6. Redes sociais como ferramenta de vendas
No vasto mundo da internet, não podemos deixar de citar a relevância das redes sociais. Afinal, elas representam canais importantes para impulsionar as vendas de um e-commerce. Além de promover produtos e ofertas, a dica é utilizar esse tipo de plataforma para criar uma comunidade ativa em torno da marca.
Seja no Instagram, Facebook, TikTok ou outros canais, o ideal é interagir com os seguidores, respondendo seus comentários e mensagens, além de compartilhar conteúdo relevante. Com o uso estratégico das redes sociais é possível alcançar um público amplo, gerando alto nível de engajamento, compartilhamentos e recomendações. Além do aumento da exposição e visibilidade da marca, as redes sociais podem se consolidar como importantes aliadas no aumento das vendas.
7. Programas de fidelidade e recompensas
Uma maneira criativa de aumentar as vendas em e-commerce é criar programas de fidelidade e recompensas. Esse tipo de estratégia tem o objetivo de incentivar os clientes em compras recorrentes na loja virtual. Uma dica é oferecer descontos exclusivos, brindes ou cashback.
8. Análise de dados e métricas
Por fim, é válido ressaltar o poder da análise de dados para melhorar o desempenho do e-commerce. É fundamental acompanhar as métricas mais importantes, como taxa de conversão, taxa de rejeição, tempo médio de permanência no site e taxa de abandono de carrinho.
Hoje em dia, existem diversas ferramentas analíticas para identificar padrões e oportunidades de melhoria. Uma delas é o Google Analytics, mas é possível utilizar recursos personalizados de acordo com a estratégia adotada. Como sabemos, a análise de dados permite tomar decisões baseadas em informações concretas. Ou seja, é uma grande aliada para otimizar a estratégia de marketing digital e, então, alcançar os melhores resultados.
Como está o marketing digital do seu e-commerce?
Como vimos até aqui, o e-commerce é uma das principais formas de comércio no atual cenário brasileiro. Por isso, a competição no setor é acirrada. Para se destacar e alcançar o sucesso nas vendas online, é fundamental implementar estratégias de marketing digital eficazes e personalizadas para cada nicho.
Sabemos que a gestão de e-commerce é uma tarefa que envolve muita dedicação e um olhar atento do empreendedor. Por isso, o ideal é contar com uma agência de marketing digital especialista em soluções para e-commerce. Na Kaizen, nosso time de experts está pronto para implementar as melhores ferramentas de marketing digital para alavancar a sua loja online.