Quando se fala em website, aparência pode não ser tudo, mas certamente é responsável pela primeira impressão do usuário sobre a apresentação virtual da sua empresa. Tratando-se de web design, nada é consenso. Ao longo dos últimos anos várias tendências tiveram idas e vindas, algumas tornando-se referências e outras não, mas o fato é que todas surgiram com o mesmo objetivo: oferecer ao usuário um website funcional e de estética agradável. Para que isso seja possível, alguns erros de web design devem ser evitados.

Veja agora 5 erros de web design para não se cometer:

Links quebrados

Ter links no seu website é fundamental para o SEO, mas de nada adianta ter milhares de links se eles estão quebrados ou levam ao lugar errado.

Ao clicar em um hiperlink ou em um call to action, o usuário cria uma expectativa , que quando frustrada pode significar um visitante a menos para o seu site ou até mesmo um cliente a menos para sua empresa.

Fique atento aos links de todas as páginas, especialmente aqueles originalmente colocados na versão template, como os de mídias sociais por exemplo. Caso eles estejam quebrados, insira as URLs corretas ou simplesmente os remova. O importante é que todos os caminhos estejam corretos e todos os links abram com perfeição.

Lembre-se: links quebrados não são somente um erro de web design. Eles comprometem a experiência do seu usuário e fazem com que seu site seja penalizado no ranqueamento do Google.

Imagem fora de foco

Imagens desfocadas são o erro capital do web design. Sites profissionais exigem qualidade, portanto, jamais comprometa o layout do seu site com imagens de baixa resolução. Se você não pode investir em boas fotografias, e não é um ecommerce, personalize imagens da web com boa qualidade ou prefira ilustrações. Mas, se seu site é uma loja virtual, fotografar seus produtos com excelência é fundamental, afinal, ele é a sua vitrine e o seu balcão de negócios.

Inconsistência nos textos

Nem só de imagens é constituído o web design, o layout de um site deve ser uma composição em que texto e imagens se complementam de forma simétrica. Se as imagens devem ser de boa qualidade, o mesmo se aplica ao texto e a sua apresentação.

Textos inconsistentes além de comprometer o design do website, também atrapalham na interação do usuário com o conteúdo.

Menus, submenus e demais informações devem ter fontes e tamanhos padronizados. Por exemplo, se um título do menu está em letra maiúscula com fonte 18, todos os demais títulos devem estar da mesma forma.

Não erre na legibilidade

Seja sobre produtos, serviços ou até mesmo para conhecer a empresa, o usuário sempre entra em um site em busca de informação e elas obrigatoriamente precisam ser visíveis.

Letras muito pequenas, fundos escuros para letras com tons não tão claros, ou contrastes berrantes, são erros comuns em web design e podem comprometer a legibilidade do texto e consequentemente o propósito do usuário e da sua empresa.

Considere o tamanho e estilo das fontes, as cores, a luz e até as imagens que servem de fundo para os conteúdos.

Inovar é sempre bom, mas jamais arrisque combinações que possam prejudicar a legibilidade do seu website.

Sonoridade

Música é um recurso muito agradável, mas não são a melhor forma de dar as boas vindas a um website.

Na maioria das vezes, músicas que tocam automaticamente quando um site é aberto, se tornam mais um incômodo do que um atrativo e acabam até assustando o usuário e fazendo com que ele feche o site, se estiver em público ou no trabalho, por exemplo.

Se a música for realmente necessária, o ideal é adicionar um botão em um local visível e acessível, que permita pausa-la rapidamente se desejado.

 

 

 

Sobre o(a) autor(a)

cadastre-se e receba novidades