A Comunicação Organizacional como Estratégia de Marketing -
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notebook em cima de escrivaninha

Falamos muito em estratégias de venda, marketing, produtos, preço entre outras coisas relacionadas especificamente à venda. Nada dessas coisas faz sentido, porém, se a comunicação organizacional não for o ponto mais importante de uma organização.

Na era da internet, não existe mais a possibilidade de se esconder: todas os passos de uma organização são públicos, tornam-se rapidamente virais. Pequenas decisões, que talvez no passado não fossem tão relevantes, podem tanto acabar com a imagem de uma empresa quanto torná-la um sucesso. Hoje, é impossível fingir ser uma coisa que não se é.

O que é Comunicação Organizacional?

É possível definir comunicação organizacional por qualquer tipo de troca comunicacional que ocorre dentro de uma organização. Quando enviamos um e-mail, produzimos um story para o Instagram ou deixamos um recado para o colega, estamos praticando a comunicação organizacional.

Parece simples, fácil, intuitivo. Mas a ausência de um planejamento estratégico da comunicação pode levar a empresa a uma situação de crise. Exemplo disso é a marca Brastemp, que teve sua imagem prejudicada a partir de posts de um consumidor insatisfeito na internet.

A Brastemp, entretanto, sempre teve uma comunicação sólida e a levou como um dos pontos mais importantes durante a história da organização. Uma das iniciativas que levaram a marca a conseguir melhorar sua imagem foi tomar decisões como treinamento adequado de funcionários envolvidos na crise e tratar de forma transparente e respeitosa o assunto, inclusive nas redes sociais. 

Como quero que minha organização seja percebida pelos públicos?

blocos de madeira com letras

Você já pensou em qual imagem você gostaria que seus públicos tivessem da sua organização? 

Nem sempre a imagem que criamos, em nosso imaginário, para o negócio é a mesma que projetamos para os públicos. É preciso haver sintonia entre o que queremos parecer e o que somos efetivamente. Isso se torna ainda mais importante a partir do momento em que a internet atua como vitrine virtual de nossas decisões organizacionais.

Posso ter uma empresa de aparência atual e moderna, tendo como público pessoas jovens. Essa imagem, porém, cai por terra se não houver uma unidade entre o discurso e a prática. Se as decisões e a forma com que me comunico com meus funcionários no ambiente de trabalho, com os clientes em cada ponto do processo de compra, assim como com os demais públicos for divergente dessa ideia, nada disso adiantará.

Novamente o case Brastemp se faz útil: a empresa sempre se posicionou como responsável por uma qualidade ímpar, e tornou-se umas das preferidas no público na escolha de eletrodomésticos por esse motivo.

O ponto aqui é que o posicionamento como responsável por entregar qualidade não era só um discurso, e sim uma prática intrínseca no DNA da empresa. Ao se deparar com a crise de um cliente falando mal da marca, tomaram essa situação como oportunidade para melhorar ainda mais processos que já vinham sendo mantidos com todo cuidado.

Por isso, investir em comunicação organizacional é uma das estratégias fundamentais de atingir objetivos concretos para sua empresa! Além disso, cada vez mais os públicos demandam, nos produtos e serviços que consomem, processos de comunicação bem definidos em todos os níveis. 

Utilize as novas tecnologias a seu favor e pense os tipos de comunicação que precisam ser trabalhados no seu negócio. Afinal, onde estão suas maiores dificuldades? Comunicação institucional, comunicação administrativa, comunicação mercadológica, comunicação externa ou até mesmo comunicação interna é importante! Para uma estratégia completa, considere todas as variáveis sobre a comunicação organizacional na sua empresa!

Precisa melhorar sua comunicação em nível de Marketing Digital? Entenda como este investimento pode ser um ótimo negócio para o sucesso da sua empresa. 

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