Aprenda a usar as estatísticas do YouTube Analytics para otimizar seu conteúdo em vídeo
Com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, sendo 142 milhões somente no Brasil, o YouTube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos da internet. Desde o seu lançamento, em fevereiro de 2005, o site tem sido uma das ferramentas mais populares para a criação e compartilhamento de conteúdo no formato vídeo. Logo, com a ascensão do marketing digital, o YouTube também se tornou uma plataforma de publicidade eficaz para estratégias de marcas e empresas.
No entanto, criar vídeos de sucesso no YouTube não é uma tarefa fácil. Inclusive, muitos criadores de conteúdo têm dúvidas em relação às métricas do YouTube Analytics. Afinal, não basta criar um vídeo atrativo para que seus resultados sejam positivos. Antes de qualquer coisa, o criador de conteúdo deve analisar como funciona a ferramenta, entender suas métricas e avaliar o comportamento da sua audiência. Assim, é possível aprimorar os vídeos e atingir um público qualificado.
O que é YouTube Analytics?
O YouTube Analytics é uma ferramenta poderosa que ajuda a entender o desempenho de vídeos na plataforma. Podemos dizer que sua relevância é tal e qual o Google Analytics. Ele fornece uma visão abrangente de todas as métricas do YouTube que ajudam os criadores de conteúdo a tomar decisões inteligentes para melhorar a qualidade e o alcance de seus vídeos.
Diariamente, a ferramenta disponibiliza relatórios atualizados para seus usuários. Neles é possível visualizar dados precisos sobre o tráfego no canal do YouTube, como origem, informações demográficas do público, inscritos no canal, número de comentários, curtidas, compartilhamentos. E, inclusive, entender qual é o tempo de visualização dos vídeos.
Ou seja, com o YouTube Analytics é possível saber quanto tempo o visitante permaneceu assistindo ao conteúdo publicado. E isso faz toda a diferença no alcance da publicação.
Para que servem as métricas do YouTube Analytics?
Entender as métricas do YouTube é fundamental para empresas e criadores de conteúdo que desejam otimizar os materiais publicados. São estatísticas que deixam mais simples conhecer o perfil do público, saber o que ele gosta e, assim, melhorar os resultados do canal do YouTube.
Afinal, de nada adianta produzir conteúdos de excelente qualidade se eles não agradam a audiência. Com as métricas fornecidas pela plataforma, é possível melhorar o desempenho dos vídeos e otimizar o conteúdo de acordo com os formatos que mais atraem o público.
A partir dos dados fornecidos pelo YouTube Analytics fica mais fácil tomar decisões assertivas. Isso porque elas passam a ser baseadas em informações concretas e não em palpites ou achismos que podem prejudicar a desenvoltura do negócio na web.
Como visualizar as estatísticas do YouTube Analytics?
Antes de tudo, é importante saber que as estatísticas do YouTube Analytics estão disponíveis apenas par usuários que possuem um canal na plataforma – com pelo menos um vídeo publicado. Dito isso, basta abrir a página inicial do YouTube, clicar sobre o seu avatar para abrir o menu de opções. Nele, selecione YouTube Studio e, em seguida, Estatísticas/Análises.
Feito isso, todas as informações são disponibilizadas para o usuário, que conseguirá entender de um jeito simples e eficiente um pouco mais sobre a performance do seu canal no YouTube. Entre as estatísticas mostradas, é possível conferir visualizações, tempo de exibição em horas, número de inscritos e muito mais.
Para entender melhor o que cada uma dessas métricas do YouTube representa, é só continuar a leitura.
Visualizações
A métrica mais básica do YouTube Analytics é o número de visualizações. Esta métrica mostra quantas vezes o seu vídeo foi visto por usuários do YouTube. As visualizações são contabilizadas quando um usuário assiste ao seu vídeo por pelo menos 30 segundos ou quando o vídeo é assistido completamente. Se um usuário assiste ao vídeo várias vezes, cada visualização é contabilizada.
É possível visualizar o número em tempo real, além de ver quantas visualizações os vídeos receberam nas últimas 48 horas e, ainda, ver o número de visualizações que o próprio canal do YouTube recebeu.
Atenção!
Embora o número de visualizações possa parecer um indicador de sucesso no YouTube Analytics, é importante lembrar que não é a única métrica importante. É possível ter muitas visualizações, mas poucas ações (como inscrições no canal ou engajamento), o que pode indicar que seu conteúdo não está sendo tão eficaz quanto poderia ser.
Taxa de retenção de visualizações
A taxa de retenção de visualizações do YouTube Analytics mede a porcentagem de pessoas que assistiram ao seu vídeo até determinado ponto. Basicamente, ela revela a duração média da visualização dos vídeos. Isso ajuda a entender se os visitantes estão assistindo aos conteúdos até o final ou fechando a página antes do fim.
Por exemplo, se você tem um vídeo de cinco minutos e a taxa de retenção de visualizações é de 50% em dois minutos, isso significa que metade dos espectadores assistiu ao vídeo por completo e a outra metade parou de assistir antes dos dois minutos.
Essa é uma das métricas mais importantes do YouTube Analytics, pois ajuda a entender como seu público está respondendo ao seu conteúdo. Estima-se que a taxa de retenção ideal seja de, pelo menos, 50%. Afinal, caso essa taxa seja muito inferior, significa que o conteúdo não é interessante para o público.
É válido saber, ainda, que o algoritmo do YouTube Analytics utiliza a taxa de retenção de visualizações para recomendar seus vídeos para outros usuários. Logo, uma taxa alta aumenta a possibilidade de recomendação, permitindo que o vídeo seja encontrado com facilidade na plataforma.
Dica!
Ao saber em que momento os espectadores perdem o interesse, você pode ajustar o conteúdo para manter o público envolvido por mais tempo. Além disso, a taxa de retenção de visualizações também pode ajudá-lo a entender se o formato do seu vídeo está funcionando.
Engajamento
A métrica de engajamento mede a interação do público com o vídeo, como curtidas, comentários, compartilhamentos e inscrições no canal do YouTube. O engajamento é importante porque mostra que seu conteúdo está gerando uma resposta ativa dos espectadores.
Ao aumentar o engajamento, você aumenta a chance do seu vídeo ser recomendado pelo algoritmo do YouTube Analytics. Assim, ele poderá ser visto por um público maior. Além disso, o engajamento pode fornecer feedback valioso sobre o que seu público está pensando sobre os vídeos publicados no canal do YouTube.
Para saber…
Nem todo engajamento é igualmente valioso para o YouTube Analytics. Assim como em outras redes sociais, comentários e compartilhamentos são considerados mais valiosos do que curtidas. Afinal, eles indicam que o usuário está se envolvendo em uma conversa e compartilhando o conteúdo com outras pessoas.
Fonte de tráfego
A métrica do YouTube Analytics que detalha a fonte de tráfego no canal mostra de onde os espectadores estão vindo. Isso inclui o próprio YouTube, sites externos, redes sociais e muito mais. Ao entender de onde o público vem, é possível ajustar a estratégia de promoção de vídeo para alcançar mais pessoas.
Entre as origens de tráfego mais comuns, temos: YouTube Ads, vídeos sugeridos, links externos, busca no YouTube por palavras-chave, playlist do YouTube ou mesmo links publicados no Facebook ou Instagram, além de compartilhamentos por WhatsApp e outros.
Número de inscritos
Permite analisar o número de inscritos no canal do YouTube e entender a variação ao longo do tempo. Com isso, é possível verificar tanto o aumento do número de pessoas inscritas no canal, quanto uma possível queda.
Impressões
As impressões revelam o número de vezes que as miniaturas dos vídeos foram exibidas para os visitantes do YouTube. Relacionado a isso, temos também a Taxa de Cliques de Impressões, que representa a frequência que os usuários clicaram na miniatura para assistir ao vídeo.
Público
Tão importante quanto saber os dados anteriores, é entender quem é o usuário que está acessando o canal do YouTube. Por isso, a métrica do Público revela dados interessantes, como porcentagem de visitantes inscritos e não inscritos, principais idiomas de legendas, idade e sexo, localização e outros.
Perguntas frequentes sobre as métricas do YouTube Analytics
As marcações “Gostei”/”Não gostei” afetam a recomendação do vídeo?
De certa forma. As marcações “Gostei” e “Não gostei” são alguns dos sinais que o YouTube considera para a classificação. O sistema de recomendações determina se os espectadores escolhem ou não assistir a um vídeo. O sistema reconhece quanto tempo o espectador passou assistindo ao vídeo e se ele está satisfeito. O desempenho geral do vídeo é determinado por uma combinação desses fatores.
Como otimizar um título e miniatura para a descoberta?
1) Verifique se a miniatura segue a política do YouTube
2) Use títulos que chamem a atenção e representem o conteúdo dos vídeos com precisão
3) Crie miniaturas que representem o conteúdo com precisão
4) Evite usar títulos e miniaturas enganosos, sensacionalistas ou que induzam cliques. Esses métodos podem afastar possíveis espectadores novos do canal do YouTube. Eles também podem resultar na denúncia do vídeo, o que diminui a probabilidade de ele ser recomendado a novos espectadores.
Por que tenho mais visualizações do que impressões no painel do YouTube Analytics?
Se um grande fluxo de tráfego do seu vídeo vier de fora do YouTube, você terá mais visualizações do que impressões. Uma impressão não é contabilizada todas as vezes que um espectador vê uma miniatura de vídeo. Além disso, nem todas as visualizações vêm de impressões de miniaturas.
Você avalia as métricas do seu canal do YouTube?
Como vimos neste artigo, as métricas do YouTube Analytics fornecem informações valiosas sobre como um conteúdo está sendo recebido pelo público. Isso permite entender como um criador de conteúdo pode melhorar sua estratégia de promoção de vídeo.
Ao entender e monitorar regularmente as métricas do YouTube Analytics, você pode ajustar sua estratégia para alcançar um público maior e aumentar o engajamento e a receita gerada.
Para ficar por dentro de mais conteúdos interessantes sobre o universo digital, é só continuar acompanhando o blog da Kaizen! Ah, não esqueça de seguir nosso perfil no Instagram! 😉