Forma de pagamento permite que usuários realizem transações pelo WhatsApp
Em um mundo cada vez mais instantâneo e digital, é fundamental contar com soluções que agilizem a rotina. Com novos aplicativos que surgem a todo momento, aqueles já consagrados precisam se reinventar para permanecerem atuais para seus usuários. Esse é o caso do WhatsApp, que recentemente implantou o WhatsApp Pay, uma função que permite pagamentos e transferências diretamente pelo app de mensagens.
Como sabemos, os brasileiros são verdadeiros fãs do WhatsApp – 54% dos smartphones no Brasil têm o app instalado. Aliás, no mundo todo, mais de 2 bilhões de pessoas utilizam o aplicativo de mensagens pertencente à Meta. Agora, com o WhatsApp Pay, é possível que os usuários realizem transações (como transferência de dinheiro e pagamentos) diretamente na aba de uma conversa. O objetivo é facilitar a rotina e oferecer uma opção a mais tanto para empreendedores, quanto para usuários em geral.
A novidade é que o Banco Central liberou o recurso de pagamento para compras efetuadas em estabelecimentos comerciais – e a medida deve entrar em vigor nos próximos dias aqui no Brasil. Entenda melhor a seguir!
Entenda o que é WhatsApp Pay
Disponível desde o último ano para os brasileiros, o WhatsApp Pay é uma função que permite aos usuários do WhatsApp o pagamento diretamente pelo aplicativo. A única questão é que não é (ou era) possível utilizar cartão de crédito, as transações devem ser realizadas por um cartão de débito ou cartão pré-pago. Livre de taxas, a funcionalidade tem caído no gosto dos brasileiros, afinal, pagar por um produto ou serviço – ou mesmo rachar a conta do bar com os amigos – ficou tão fácil quanto enviar uma foto.
Para começar a usar o WhatsApp Pay também é muito simples. O usuário precisa apenas se cadastrar no sistema com um dos bancos participantes, depois é só começar a aproveitar a função, seja para enviar ou para receber dinheiro. No app ainda é possível verificar o status das transações e manter em dia o cronograma para não ter nenhuma surpresa pelo caminho.
Como usar o WhatsApp Pay?
Para começar a usar a nova funcionalidade do aplicativo pertencente ao grupo Meta é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:
1. Abra o aplicativo WhatsApp, clique no ícone “Configurações” e selecione a opção “Pagamentos”
2. Você precisará criar um PIN para garantir a segurança das suas transações e informar seus dados pessoais
3. Será necessário cadastrar um cartão de débito ou pré-pago, no qual o app fará a verificação
4. Depois, basta selecionar o contato desejado e informar o valor que deseja pagar ou solicitar pagamento
5. A funcionalidade também está disponível diretamente na aba da conversa, basta clicar no símbolo “RS” ao lado da caixa texto, no canto inferior direito da tela
É seguro usar WhatsApp Pay?
De acordo com o Serasa, utilizar o WhatsApp Pay é seguro, pois a nova função do aplicativo respeita uma série de aspectos que oferecem a tranquilidade necessária para transações digitais. Além de precisar cadastrar um PIN, o usuário pode optar pelo reconhecimento facial para acessar a aba de pagamentos, os dados são armazenados com camadas de proteção avançadas e a criptografia é uma garantia a mais para a segurança das informações compartilhadas para pagamentos.
Porém, o Banco Central alerta para a impossibilidade de reverter transações feitas pelo aplicativo, visto que, ao efetuar um pagamento, o valor cai diretamente na conta bancária informada pelo usuário recebedor. Então, é preciso ficar atento e efetuar pagamentos apenas para pessoas conhecidas.
Agora é possível pagar compras em estabelecimentos comerciais com o WhatsApp Pay. Saiba como!
Liberado no último mês de março pelo Banco Central, o WhatsApp Pay agora está disponível para pagamento de compras feitas em estabelecimentos comerciais, utilizando bandeiras Mastercard e Visa também na função crédito. Essa novidade está animando pequenos empreendedores, pois promete facilitar a negociação em estabelecimentos de pequeno porte, como bares e lanchonetes.
Com o WhatsApp Pay liberado para negociações entre pessoas físicas e jurídicas, agora os clientes podem realizar um pedido diretamente pelo app de mensagens e o estabelecimento pode solicitar o pagamento pela mesma conversa. Assim, no caso de delivery, o motoboy não precisa levar a maquininha de cartão. Também não é mais necessário enviar a chave PIX do estabelecimento. Tudo promete ser muito mais rápido e simples, incentivando os pequenos negócios.
“A Visa acredita no potencial da solução como impulsionador da inclusão, da digitalização e do desenvolvimento de milhares de micro, pequenas e médias empresas brasileiras e está trabalhando no lançamento do serviço junto com a Meta e credenciadores participantes”, disse a Visa em nota oficial.
Veja como funciona:
A decisão do Banco Central foi comemorada por Mark Zuckerberg, que escreveu em seu perfil no Instagram: “As pessoas poderão pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve”, disse o presidente-executivo da Meta, que é controladora do app de mensagens.
Para Guilherme Horn, chefe do WhatsApp para América Latina, a novidade deve ter um impacto positivo para todos os usuários, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Afinal, trata-se de uma medida que promete trazer “facilidade e simplicidade para os usuários, ao mesmo tempo em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas”, disse.
E aí, o que você achou desta novidade? Aproveite os novos recursos do WhatsApp para acelerar seus negócios e vender mais na sua empresa!
Para ficar por dentro de mais conteúdos, continue acompanhando o blog da Kaizen 😉