Testes A/B e Multivariados

O que são testes A/B

A história dos testes A/B advém de um periodo muito anterior a internet. Quando boa parte da estratégia de marketing direto e publicidade era enviar malas diretas para os endereços das pessoas, naquela época devido ao alto custo dos envios, se fez necessário que se fizesse análises estatísticas para observar quais formatos de mala direta eram mais atrativos e consequentemente, conseguiriam obter mais resultado em vendas. Assim nascia os testes A/B ou multivariados. Um ferramenta de Análise a serviço da sua estratégia de marketing.

 

Testes A/B e Multivariados na Internet

Com o surgimento e desenvolvimento da Internet, além da evidente necessidade de se mensurar os resultados e o comportamento do usuário nesta nova linguagem a facilidade do ambiente digital favoreceu o desenvolvimento e aplicação da técnica dos testes multivariados em sites através principalmente das plataformas de webanalytics.
Teste A/B no contexto das páginas de Internet basicamente consiste na criação de versões diferentes da mesma página e randomização destas versões gerando dados de comportamento do usuário relevantes para aprimoramento layout, conteúdo visando aumentar taxa de conversão de metas previamente estabelecidas.

 

O Google Analytics Content Experiments

Uma das principais novidades da plataforma de análise Google Analytics em 2012 foi o Google Analytics Content Experiments o qua possibiltou de forma facilitada a implementação de análise e testes A/B em sites que o utilizam como ferramenta de web analytics.

 

Utilização de Testes A/B em Google Adwords

Embora sejam habitualmente estudados quanto ao tráfego do site, os Testes A/B não se resumem a isto, são extramente válidos na avaliação de variações de anúncios ou testes estatísticos em versões de campanhas, no Google Adwords servem como uma técnica interessante para aprimoramento do Indice de Qualidade principal fator que influencia o custo da campanha.

 

Utilização de Testes A/B em E-mail Marketing

O E-mail Marketing como uma ferramenta de Marketing Digital de ampla utilização, correspondendo a atividade online de maior utilização também dispõe de recursos de Testes A/B. Ferramentas como Mail Chimp trazem dentro do seu core esta possibilidade.

Preencha o formulário abaixo para receber uma avaliação personalizada do seu negócio.

Formulário Páginas Internas