Web Analytics

Web analytics  é a principal competência necessária para avaliar os dados de um site ou mesmo um aplicativo móvel. “Trata-se do processo de medição, coleta, análise e a produção de relatórios de dados de navegação e interação com o objetivo de entender e otimizar o uso dos sites e páginas na Internet”. Wikipedia

WebAnalytics esta para o Marketing Digital assim como o BI esta para um ERP, por maior que seja as suposições criadas por uma organização quanto ao perfil dos usuarios que acessam o site ou mesmo sobre os investimentos de mídia realizados em todos os canais, sempre será através dele que suposições serão tranformados em matemática e lógica sob a luz da interpretação dos indicadores de performance.

 

O que são os indicadores de performance?

São grandezas matemáticas relativas que servem para pontuar o grau de satisfação de um item, são amplamente aplicados em todas as ciências mas em webanalytics servem para estabelecer graus de satisfação em dimensões relativas ao usuário, seu comportamento no site, sua origem, conteúdo que acessam e objetivos de resposta esperados chamados de conversão.

 

Como o Web Analytics funciona?

Através dos indicadores de performance nos auxilia no processo de tomada de decisão nas modificações do site, razão pela qual deve ser sempre integrada a todas as atividades de estratégia em marketing digital.

 

Classificação de Ferramentas Web Analytics

Existem inúmeras ferramentas de Web Analytics com propostas diferentes mas elas se dividem primariamente em duas categorias quanto a coleta de dados:

 

Análise de Log ou Log Analysis

Baseia-se nas informações do cabeçalho(header) do navegador do usuário para registrar informações, rodando desta forma do lado do server(server side), sendo que não depende de nenhuma tecnologia client side para armazenar informações.

 

Análise de Tag ou Page Tagging

Através de um trecho de código de linguagem client side, geralmente javascript o sistema coleta dados de comportamento do usuário, embora dependa da funcionalidade client side este modelo tende a ser sempre mais eficiente por obter informações durante a interação do usuario sem depender de novas requisições ao servidor.

 

O Google Analytics: A mais popular ferramenta de Web Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de webanalytics mais utilizado no mundo, possui implementação através de Page Tagging e possui relatorios robustos de todas as dimensões possiveis dos usuários além de oferecer ampla integração com todas as ferramentas do google e disponibilizar relatórios customizados para a necessidade de cada site.

Além disto possui uma solução própria para Ecommerce denominada Google Analytics Ecommerce com relatórios completos de faturamento, ticket médio de vendas, relatórios de performance de produtos e pedidos.

Preencha o formulário abaixo para receber uma avaliação personalizada do seu negócio.

Formulário Páginas Internas