4 dicas infalíveis para vender mais em pequenas empresas

Veja as melhores dicas para vender mais em pequenas empresas sem investir muito dinheiro!

Sabemos que a realidade do pequeno empreendedor requer soluções criativas. Afinal, no mundo dos negócios, saber como investir o dinheiro é fundamental para não colocar a organização financeira em risco. Então, você deve estar se perguntando, como vender mais em pequenas empresas sem colocar tudo a perder?

A boa notícia para você que está precisando aumentar as vendas de seus produtos ou serviços, mas não sabe por onde começar, é que existem maneiras de vender mais sem precisar investir todo o seu dinheiro.

Para entender melhor, é só continuar a leitura e descobrir como alavancar seu negócio com boas ideias, de um jeito seguro e eficiente. Vamos descobrir como vender mais em pequenas empresas?

vender mais em pequenas empresas vendedora de flores arrumando seus produtos
Quais as técnicas para vender mais em pequenas empresas?

Pequenas empresas no Brasil

Antes de falarmos sobre as técnicas para vender mais em pequenas empresas, é importante entendermos o cenário das micro e pequenas empresas no Brasil. Conforme as pesquisas comprovam, esse tipo de negócio representa um grande e sólido pilar na economia do nosso país. E isso se consolidou no mundo pós-pandemia de Covid-19.

Afinal, naquele momento delicado da saúde pública, as demissões assustaram cidadãos de norte a sul do país. Com isso, as pessoas precisaram colocar a criatividade em prática e pensar em soluções para inovar e garantir a renda mensal. Foi justamente nesse momento que houve um verdadeiro boom nas pequenas empresas.

Os números no país

De acordo com uma pesquisa do Sebrae com dados da Receita Federal, em 2021 o Brasil registrou um total de 4 milhões de novos negócios abertos. Para se ter uma ideia, esse número representou um aumento de 19,8% em micro e pequenas empresas abertas em relação a 2020.

Dessas, 80% correspondem a Microempreendedores Individuais, o famoso MEI, que pode ser uma opção interessante para negócios que faturam até R$ 81 mil anualmente.

Micro e pequenas empresas

Na sequência, o Sebrae registrou um acréscimo de 17,35% na abertura de microempresas, um recorde na história do Brasil. Esse nicho engloba negócios que faturam até R$ 360 mil ao ano ou empregam até 9 pessoas no comércio e serviços ou 19 em indústrias.

Já a empresa de pequeno porte é aquela que fatura anualmente até R$ 4,8 milhões ou emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 na indústria. Nesse caso, em 2021 o Brasil registrou um aumento de 29% em relação ao ano anterior.

Pequena empreendedora com máquina de costura estudando como vender mais em pequenas empresas
Com técnicas assertivas é possível vender mais em pequenas empresas independente do ramo de atuação

4 dicas para vender mais em pequenas empresas

Assim como em qualquer tipo de negócio, a micro ou a pequena empresa – e até mesmo os microempreendedores individuais –, precisam pensar em estratégias adequadas à realidade. E, embora vender mais seja o maior desejo de empresários e empreendedores, é fundamental saber como fazer isso com os recursos que se têm disponíveis.

Vender mais em pequenas empresas implica em aumento da receita, o que gera mais lucro e a possibilidade de investir no próprio negócio. Por isso, o planejamento deve ser criterioso, a fim de não desperdiçar tempo nem dinheiro.

Com as dicas que preparamos, você pode alavancar seu negócio de um jeito seguro, sem tirar os pés do chão.

1. Conheça os seus clientes e defina o seu público

Em um pequeno negócio, é fundamental que o proprietário conheça de perto quem são os seus clientes. Isso oferece mais assertividade na definição das ações estratégicas, como aquelas pensadas para vender mais em pequenas empresas. Dessa forma, os clientes atuais, aqueles que já compram com a empresa, são a chave para conseguir alcançar os objetivos.

Em primeiro lugar, ao conhecer os clientes já existentes, o empreendedor pode aumentar as vendas dos produtos certos para aqueles consumidores, justamente por saber dos seus gostos e preferências. Depois, ao traçar um perfil desse público, consegue identificar quem é o seu consumidor ideal, ou seja, o seu público-alvo. Assim, ficará mais fácil pensar em estratégias para aumentar as vendas e a lucratividade.

2. Crie ofertas personalizadas

Não é novidade para ninguém que descontos são importantes quando a intenção é a aumentar as vendas. Mas, claro, eles não podem ser os únicos responsáveis por vender mais em pequenas empresas. Por isso, precisam ser feitos em épocas pontuais, a fim de movimentar as vendas em períodos específicos do ano.

Uma dica importante ao criar uma promoção é definir as regras, como data de início e fim, formas de pagamento e até mesmo condições de troca e devolução. Mesmo com descontos pequenos, essas ações promocionais costumam funcionar bem e são ótimas para troca de coleções, garantindo a circulação de produtos que estão parados no estoque.

3. Use e abuse das redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas para vender mais em pequenas empresas. Afinal, elas ajudam a aumentar a visibilidade do negócio na internet, além de permitir uma comunicação direta e constante com o público-alvo. Por isso, o empreendedor que deseja aumentar as vendas de um produto ou serviço, deve usar e abusar de canais como o Instagram e o Facebook.

Nessas plataformas, é possível divulgar gratuitamente os produtos desejados em posts no feed ou mesmo nos stories. E o mais interessante é a possibilidade de criar conteúdo de diferentes formatos, como fotos, vídeos, tutoriais de uso e muito mais. A dica é usar a imaginação e deixar a criatividade falar mais alto para atrair seu público.

Invista em posts patrocinados!

Não é novidade que as redes sociais são grandes aliadas para vender mais em pequenas empresas, certo?

Além do conteúdo especial para compartilhar diariamente, é possível criar anúncios para Instagram e Facebook, direcionando os posts diretamente para o seu público-alvo. As plataformas permitem selecionar o perfil desejado, aumentando as chances de converter e gerar mais vendas para a pequena empresa.

O que divulgar nas redes sociais?

Como visto, as redes sociais são ideais para melhorar a comunicação com o público-alvo e, assim, vender mais em pequenas empresas. O pequeno empreendedor pode usar esses canais para divulgar o lançamento de novos produtos, anunciar promoções, ensinar os consumidores a usar o produto a partir de tutoriais, mostrar combinações e a aplicação dos itens no dia a dia e muito mais!

Google Ads e redes sociais são excelentes ferramentas para vender mais em pequenas empresas
Google Ads e redes sociais são excelentes ferramentas para vender mais em pequenas empresas

4. Invista no Google Ads

Algumas pessoas pensam que investir no Google Ads é válido apenas para grandes empresas. Mas a verdade é que a plataforma de anúncios do Google oferece inúmeras vantagens para os pequenos empreendedores que desejam vender mais em pequenas empresas.

Com uma campanha de anúncios otimizada, é possível atingir o consumidor ideal sem a necessidade de grandes investimentos. Automaticamente, isso faz com que a empresa melhore suas vendas e aumente os seus lucros consideravelmente.

Ao investir no Google Ads, mesmo os pequenos negócios conseguem atingir excelentes resultados. Isso inclui desde a conquista de novos clientes até o aumento das vendas de um determinado produto ou serviço. A dica é criar uma campanha adequada ao público que deseja atingir e ficar sempre atento às métricas para otimização constante.

O que é Google Ads?

Se você quer entender melhor o que é Google Ads e como ele funciona, recomendamos a leitura deste artigo em nosso blog. Nele, nossos especialistas ensinam a colocar em prática as melhores estratégias para ajudar pequenos negócios a aumentar as vendas. É um importante passo para você que quer saber como vender mais em pequenas empresas!

Para quem não sabe, o Google Ads permite gerenciar anúncios tanto em Links Patrocinados na página de buscas, quanto em Rede de Display em milhões de sites parceiros, além do próprio YouTube. O passo a passo para anunciar no Google Ads pode ser visto neste artigo em nosso site.

Como o Google ajuda pequenas empresas a vender mais?

O Google Ads é ideal para vender mais em pequenas empresas. Afinal, com um baixo investimento inicial é possível divulgar um determinado produto ou serviço para milhares de pessoas. Tudo isso direcionado a um público específico, ou seja, com a possibilidade de definir quem vai visualizar o seu anúncio.

Essa estratégia, que constitui uma das mais importantes ferramentas de marketing digital, se diferencia de outras justamente por essa possibilidade. Afinal, com o Google Ads o empreendedor pode definir o seu consumidor ideal e direcionar seu conteúdo para pessoas com o mesmo perfil.

pequena empreendedora fazendo cálculos para definir a melhor estratégia para vender mais em pequenas empresas
A dica é estudar as melhores estratégias para vender mais em pequenas empresas e alavancar o negócio com a ajuda do marketing digital

Agência de marketing digital para gestão de Google Ads

Embora seja uma plataforma simples e intuitiva, o Google Ads possui detalhes que somente profissionais com experiência conseguem definir. E, vale lembrar, cada ajuste pode fazer toda a diferença quando o objetivo é manter a campanha no Google otimizada e atingir o maior número de potenciais clientes para vender mais em pequenas empresas.

Sendo assim, a melhor escolha para ter bons resultados na campanha do Google Ads e vender mais em pequenas empresas é contratar uma agência de marketing digital especializada em gestão de Google Ads. Seus profissionais poderão criar a melhor estratégia, com a definição de palavras-chave que realmente são relevantes para o seu negócio.

Leia também: Marketing digital para empresas de energia solar

Gestão de Google Ads é na Kaizen

Para garantir o melhor gerenciamento dos seus anúncios no Google e vender mais em pequenas empresas, conte com nossa equipe especializada. Entre em contato e vamos juntos descobrir as melhores soluções para a sua empresa!

Sobre a Kaizen:

A Kaizen é uma agência digital full-service focada no objetivo de cada cliente. São mais de 20 anos de experiência no mercado digital e uma equipe especializada em criar estratégias online para gerar bons resultados. Entre nossos principais serviços estão: geração de leads, inbound marketing e performance para varejo, indústria e serviços.

Somos pioneiros no mercado brasileiro com sistema de geração e monitoramento de leads próprio, SEO, gestão de mídia de simples acesso e implementação do Método KAIZEN de melhoria contínua. Somado a essa filosofia em todas as áreas de atuação, nossa equipe aplica os processos de Lean Canvas e Growth Hacking para que, a partir da análise dos dados, seja possível criar experimentos e obter os resultados almejados.

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