Site otimizado para dispositivos móveis: por que ter um?

Entenda a importância de um site otimizado para dispositivos móveis

No Brasil, mais de 155 milhões de pessoas com 10 anos ou mais possuem celular para uso pessoal de acordo com o IBGE. Isso representa quase 85% da população a partir dessa idade. E mais: segundo o Pnad, o smartphone é o aparelho mais utilizado pelos brasileiros para acessar a internet, desbancando notebook e computador, por exemplo.

Pensando nesses dados, fica fácil entender a importância de ter um site otimizado para dispositivos móveis, certo? Já que cada vez mais o celular é utilizado para acessar páginas na web, fazer buscas no Google e conferir as redes sociais, torna-se fundamental criar sites responsivos. Assim, o conteúdo é apresentado de forma otimizada, melhorando a experiência do usuário e o alcance da página.

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Neste artigo você vai entender a importância de ter um site otimizado para dispositivos móveis

Por que é importante ter um site otimizado para dispositivos móveis

Como já vimos, é crescente o número de pessoas que utilizam o celular para acessar a internet. E essa é uma tendência que deve se expandir nos próximos anos. De olho nisso, as empresas precisam de um site otimizado para dispositivos móveis justamente para facilitar o acesso mobile, sendo essa uma das mais importantes estratégias de marketing digital. Assim, a experiência dos usuários é impactada positivamente, o que melhora o alcance da página e, consequentemente, aumenta as chances de conversão.

Já que boa parte dos brasileiros acessa a internet pelo navegador do celular, os sites precisam ser responsivos para garantir uma boa experiência para o visitante. Caso contrário, em poucos segundos ele sairá do site, aumentando a taxa de rejeição. E, como sabemos, isso impacta negativamente o desempenho do site na internet. Além do mais, não ter um site otimizado para dispositivos móveis é sinal de descaso com os visitantes, já que sabemos que os brasileiros utilizam seus aparelhos para pesquisas na internet.

Ou seja, ao visitar um site, o visitante espera acessar o conteúdo de um jeito simples e eficiente. Em poucos segundos, ele precisará encontrar a resposta para aquilo que estava buscando, impactando diretamente na sua experiência. Se tudo fluir corretamente, a probabilidade de ele acessar outras páginas no site, aumentando o tempo de permanecia e o próprio engajamento, é alta.

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Seu site pode ser penalizado pelo Google

Você sabia que um site não otimizado pode ser penalizado pelo Google? Isso mesmo!

Já que o Google sabe da importância da otimização devido ao uso recorrente de smartphones para acesso à internet, desde 2015 os algoritmos vêm favorecendo o site otimizado para dispositivos móveis. Isso significa dizer que as páginas que não possuem versões responsivas ou otimizadas têm relevância inferior para o Google, o que resulta em um menor alcance nos resultados de busca de palavras-chave para tráfego orgânico.

De acordo com o próprio Google, ao acessar um site, o visitante espera sanar suas dúvidas rapidamente. Para tanto, os sites otimizados para dispositivos móveis precisam oferecer uma navegação simples e fluida, para que o usuário consiga encontrar aquilo que busca. Você não vai querer perder posição por não ter um site otimizado, não é? Então fique atento!

site otimizado para dispositivos móveis
O site otimizado para dispositivos móveis tem seu layout adaptado para qualquer formato de tela
Como saber se o site da sua empresa é otimizado?

Uma dica muito simples para testar a otimização do seu site é abri-lo no navegador do seu celular. Preferencialmente, utilize sua rede de dados móveis para fazer o teste. Se ele demorar para carregar, abrir com formato desproporcional ou ocultar informações importantes, saiba que o site não está otimizado. Então, é preciso ligar um sinal de alerta e procurar resolver essa questão o mais rápido possível.

Uma opção rápida e eficiente para saber se o seu site está pronto para ser acessado via dispositivo móvel é realizar o Teste de Compatibilidade do Google clicando aqui. O teste é interessante pois, além de informar sobre a responsividade, detecta erros que podem estar comprometendo essa otimização. Entre eles podem estar elementos clicáveis muito próximos ou mesmo textos muito pequenos para leitura em dispositivo móvel.

5 cuidados para um site otimizado para dispositivos móveis

1. Observe o design responsivo

O primeiro passo para um site otimizado para dispositivos móveis é deixar seu design responsivo. Ou seja, o design responsivo é aquele que adapta automaticamente o visual do site para o formato da tela em que ele está sendo aberto. Assim, ao abrir o site no celular, o layout estará 100% adequado ao formato da tela do dispositivo, sem ocultar informações ou alterar imagens, por exemplo. Isso é essencial para a boa experiência do visitante e ajuda a reduzir a taxa de rejeição.

2. Carregamento das páginas

Um fator importante em um site otimizado para dispositivos móveis é o tempo de carregamento das páginas. Por isso a importância de testá-las utilizado rede 3G ou 4G. Os sites muito lentos são penalizados pelo Google e perdem posição no ranqueamento orgânico. Caso o seu site esteja muito lento, demorando para carregar imagens, é necessário alterar o tamanho das imagens, evitando arquivos muito pesados. Em alguns casos, é indicado fazer alterações no próprio layout da página para otimizar o carregamento.

3. Navegação simplificada

Um dos pontos mais relevantes para o Google é a navegação simplificada. Ou seja, por se tratar de uma tela menor, é preciso que o site seja adaptado para tal, de modo a facilitar o uso. Por exemplo, os textos não podem ter fontes pequenas, que dificultam a leitura. O visitante precisa encontrar rapidamente os botões para acessar o que deseja, bem como localizar o menu e as abas. Para tanto, utilize os recursos no tamanho adequado, para que não seja necessário dar zoom na página para ler suas informações.

4. Conteúdo adaptado

Não são apenas as imagens do site otimizado para dispositivos móveis que precisam ser responsivas. O restante do conteúdo, incluindo textos e vídeos, também devem estar adequados para exibição em dispositivos móveis. Para tanto, é indicado verificar todo o conteúdo publicado nas páginas e adequar o formato de exibição às pequenas telas. Para fazer isso, conte com uma agência especializada em criação e otimização de sites.

5. Facilidade para realizar ações

Outro detalhe fundamental em um site otimizado para dispositivos móveis é a facilidade que ele oferece para o visitante realizar ações. Tudo precisa ser simples e intuitivo. Ou seja, ao visualizar um produto, ele precisa encontrar rapidamente a opção de compra, para que a transação seja concluída de forma rápida e eficiente. Além de melhorar a experiência do usuário, isso influencia diretamente nas taxas de conversão e lucratividade da empresa.

site otimizado para dispositivos móveis
No site otimizado para dispositivos móveis, todo o conteúdo precisa ser adaptado para diferentes tamanhos de tela (Foto: Google.com)

Detalhes importantes no layout responsivo

Ao criar um site otimizado para dispositivos móveis, é importante estar atento a alguns detalhes. Não basta apenas adequar o formato da página para exibição na tela do dispositivo móvel. Como sabemos, os celulares possuem telas pequenas, de poucas polegadas. Com isso, é importante adequar também o tamanho das mídias e da fonte do texto. Isso vai garantir uma melhor experiência para o usuário, permitindo que ele leia todo conteúdo de forma confortável e acessível.

Formatos de site otimizado para dispositivos móveis

Ao falarmos sobre site otimizado para dispositivos móveis, é comum pensarmos em sites responsivos. Afinal, esse é o modelo mais utilizado, seguindo, inclusive, a recomendação do Google. Porém, além do site com design responsivo, existem outras duas modalidades: website com exibição dinâmica e com URLs separados. No entanto, essas duas requerem maior esforço para melhorar a otimização com os mecanismos de buscas.

Em todos os casos, existem regras comuns que devem ser avaliadas ao otimizar o site para dispositivo móvel. Tudo deve ser baseado, primeiramente, na experiência do usuário. Afinal, sabemos que os mecanismos de busca, como o Google, têm a capacidade de identificar sites que são responsivos. No caso daqueles que não são, por prejudicarem a experiência do visitante, perdem posição nos resultados de pesquisa.

É importante que o mecanismo de busca, seja Google, Yahoo!, Bing ou outros, tenha ciência da existência de uma versão adaptada para dispositivos móveis do seu site. No caso dos sites com URLs separados ou Exibição Dinâmica, é preciso configurar o servidor e também as URLs de acordo com os tipos de dispositivos móveis. Por isso, é fundamental contar com profissionais especializados para realizar essa configuração de maneira adequada.

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Diferença entre site mobile e site responsivo

É importante diferenciar um site mobile de um site responsivo, pois embora os termos possam confundir, referem-se a soluções distintas. O site mobile é um site criado exclusivamente para acesso em dispositivo móvel. Ou seja, sua programação consegue identificar o tipo de dispositivo que está tentando acessá-lo e, ao definir se é um iPhone, Android, tablet ou iPad, automaticamente se adapta ao formato da tela.

Já o site responsivo, como vimos anteriormente, é aquele tipo de site capaz de se adaptar a qualquer dispositivo que tenta acessá-lo. Seja um celular, um iPad ou mesmo um notebook ou computador. Com isso, independente do tipo de tela, seja desktop ou dispositivo móvel, ele conseguirá adaptar seus elementos para se adequar ao formato em questão sem prejudicar a experiência do visitante.

Por que o Google prefere sites responsivos?

Agora que você já sabe o que é um site otimizado para dispositivos móveis, vamos explicar porque o Google prefere essa versão de sites. Na verdade, a resposta para isso foi abordada ao longo deste artigo. Mas de maneira resumida podemos dizer que os sites ajustáveis para diferentes formatos de tela são mais amigáveis. Isso permite uma navegação simplificada e melhora o tempo de permanência do visitante na página. Assim, sites responsivos são priorizados nos resultados orgânicos.

site otimizado para dispositivos móveis
Os usuários cada vez mais navegam pelo smartphone, por isso é fundamental ter um site otimizado para dispositivos móveis

Sites responsivos têm melhor posicionamento no Google

Já falamos até aqui sobre a preferência do Google por sites responsivos – ou melhor, site otimizado para dispositivos móveis. Justamente por se tratar de páginas mais amigáveis e simples de navegar, o Google entende que os sites responsivos conseguem ter maior tempo de permanência dos visitantes.

Considerando que grande parte das pesquisas no motor de buscas acontece via smartphone, nada mais justo do que os sites otimizados para dispositivos móveis aparecem nas primeiras posições, certo? Afinal, assim como qualquer outra empresa, garantir uma boa experiência para o usuário também está em foco para o Google.

Engajamento com a persona

Com um site otimizado para dispositivos móveis no ar, qualquer hora é hora de atingir a persona de um negócio. Isso porque, a partir de um celular, em qualquer lugar e a qualquer hora do dia o site pode ser mostrado para o cliente ideal durante uma busca no Google.

Como sabemos, uma marca que deseja atingir sua persona e ser sempre lembrada precisa estar disponível o tempo todo para seu público. E um site responsivo é a melhor maneira para isso, já que as pessoas utilizam cada vez mais o smartphone para absolutamente tudo em suas vidas. Do trabalho ao lazer, o celular é uma das ferramentas mais importantes da atualidade.

Aumente a credibilidade do negócio e diminua a taxa de rejeição

Um site responsivo passa uma boa imagem para o público. E esse é um detalhe fundamental para quem deseja atrair a atenção das pessoas na internet e se consolidar como uma referência na área de atuação. Afinal, caso não seja a sua empresa uma das primeiras colocadas nos resultados do Google, certamente será um de seus concorrentes.

Estar bem ranqueado no Google é sinônimo de credibilidade e isso, automaticamente, ajuda a reduzir as taxas de rejeição no site. Com um site otimizado para dispositivos móveis, a navegação será muito mais amigável e simplificada, motivando o usuário a visitar diferentes páginas.

O seu site já está otimizado para dispositivos móveis?

Como vimos até aqui, estar bem ranqueado no Google é fundamental para empresas que desejam se destacar no universo digital. E, mais do que isso, um site responsivo favorece o relacionamento com o público-alvo e facilita a navegação. Assim, os visitantes têm maiores chances de navegar em diferentes páginas do site, conhecer melhor a empresa e descobrir todos os produtos e serviços ofertados.

Dessa forma, podemos dizer que um site responsivo aumenta as chances de conversão da sua empresa na internet. Por isso, não há mais desculpas para não ter um site moderno e otimizado para dispositivos móveis. Esse é um passo fundamental para se destacar da concorrência e garantir as melhores posições na busca orgânica do Google.

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Aqui na Kaizen, somos especialistas em desenvolvimento de sites responsivos para dispositivos móveis. Conte com nossos profissionais para alcançar os melhores resultados na internet.

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