Seu anúncio não aparece no Google? Saiba o porquê
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Se você já investiu em anúncios pelo Google Ads (antigo google adwords), certamente já passou por esse problema. Afinal, depois de um árduo trabalho encontrando a melhor combinação para compor os criativos do seu anúncio, todos os esforços para atingir o público certo inserindo estrategicamente cada palavra-chave, a curiosidade em saber se tudo está realmente funcionando, exatamente do jeito que você pensou, pode ser grande. Ainda mais se é o caso de você ter contratado uma Agência ou um Especialista para fazer isso pela sua empresa. 

Então você insere uma série de combinações das palavras-chave que foram utilizadas na hora de criar o anúncio, lá na rede de pesquisa do google, só para ver a ferramenta exibir o material. Depois de algumas tentativas você percebe que seu anúncio não aparece no Google. Mas afinal, por que não aparece? Como se certificar que ele está sendo entregue a outros usuários? Sabia que esse comportamento pode, inclusive, prejudicar os seus resultados? 

Entenda tudo que você precisa saber sobre a exibição do seu grupo de anúncios no google lendo este artigo

Por que não devo procurar meu anúncio no Google?

mulher procurando

São uma série de motivos que podem levar você a não ver seu anúncio exibido nas páginas de busca do Google. Além disso, antes de sair fazendo tentativas para visualizar seu anúncio nessas páginas, é importante entender o porquê essa é uma prática que pode prejudicar seus resultados.

E por quê pode prejudicar os seus resultados? Por uma série de motivos que envolvem a maneira com que o Google entrega os seus anúncios ao público de interesse. 

Quando você procura pelo seu anúncio na rede de pesquisa do Google e ele aparece, você acabou de gerar uma impressão. Sabendo que a cobrança da plataforma é feita por cliques e que, se você clicar, haverá um desconto em seu orçamento, você não clicará em seu próprio anúncio, correto? 

Então essa simples ação será contabilizada como uma impressão sem clique. Afinal, o anúncio foi exibido e não recebeu cliques. O que isso significa? Que sua taxa de cliques (CTR) sofrerá uma redução desnecessária.

Além disso, essa ação pode influenciar na entrega do seu anúncio ao público de interesse. Isso porque a plataforma procura exibir seu conteúdo para potenciais clientes, quando ocorre de uma impressão não gerar conversão, o sistema entende que o material do anúncio pode não ser relevante para pessoas com o seu perfil.  

Portanto, não procure pelo seu anúncio no Google. Mesmo que ele apareça para você, existem outras formas de identificar se este recurso está, de fato, atuando da maneira certa para o seu negócio. 

Motivos para seu anúncio não aparecer no Google

tablet pesquisando resultados em google

Se você já procurou pelo seu anúncio, ou pediu para alguém procurar, e ele não apareceu, existem algumas razões pelas quais, por mais que você se esforce, seu anúncio não aparecerá para você. 

Primeiro de tudo, certifique-se de que sua campanha, grupo de anúncios e anúncio estão ativos. Depois disso, é importante entender que se você mesmo for o proprietário do anúncio, o sistema entenderá que não deve exibi-lo nas suas buscas, afinal, isso seria um desperdício da verba investida. 

Também lembre-se que se você não estiver dentro da segmentação selecionada para o anúncio, como sua posição geográfica por exemplo, ele não aparecerá nas suas buscas. 

Com isso em mente, atente para os próximos dois motivos que podem ser os responsáveis por seu anúncio não estar sendo exibido no google.

Orçamento Diário

Esse é um dos principais motivos para os anuncios não serem mais exibidos e ocorre por uma razão simples: seu limite de verba diária foi atingido. 

Por exemplo: você determinou um valor de vinte reais diários e, durante o período da manhã, seu anúncio gerou impressões suficientes para esgotar esse limite de orçamento. Em pesquisas durante a tarde, seu anúncio não será mais exibido para não exceder seu limite de orçamento diário.

Então se você desconfia que seu anúncio não está sendo exibido, verifique se o orçamento diário da sua campanha já foi atingido.

Entenda mais sobre Orçamento Diário no Google Ads

Saldo da Conta e Método de Pagamento

Dependendo do método de pagamento que você utiliza na sua conta Google, problemas de pagamento podem ocorrer e ser o motivo de seu anúncio não ser exibido na rede de buscas. 

No caso de contas em que o método de pagamento é por boleto bancário, o Google processa o seu pagamento e insere o valor como crédito em sua conta. Para operar, suas campanhas consomem esse valor ao longo de um período determinado. 

Nesse cenário, você pode enfrentar duas situações: 

A primeira delas é o caso de o saldo da sua conta estar zerado, sendo responsável por sua campanha estar pausada. A segunda situação, é você ainda ter saldo mas este não ser suficiente para gerar mais impressões. Em ambos os casos, você precisa fazer o pagamento de um novo boleto para que seus anúncios voltem a ser exibidos

Se o seu método de pagamento é por cartão de crédito, o que pode ocorrer é seu pagamento estar sendo recusado. Nessas situações, o Google, ao cobrar o valor, recebe uma recusa da operadora do seu cartão de crédito. Diante disso, todos os seus anúncios são pausados até você regularizar a situação. 

Por isso, certifique-se que há saldo disponível em sua conta ou que seu método de pagamento é válido. Assim, não haverá empecilhos para a exibição dos seus anúncios no Google

Como verificar se meu anúncio está sendo exibido?

página de buscas do google

Ok, não devo procurar pelo meu anúncio na rede de buscas do google, mas como saber que ele está sendo exibido aos usuários? 

É muito simples verificar o que está acontecendo com a sua campanha. A poucos cliques, na ferramenta de diagnóstico e visualização de anúncios do Google Ads, você pode acessar todas essas informações, de maneira clara e organizada. 

Por isso também é tão importante contar com pessoas experientes na hora de gerir as suas campanhas no Google Ads. Trabalhar com profissionais certificados pelo Google, por exemplo, é uma das formas de garantir que você está trabalhando com quem realmente entende do assunto! 

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