Saiba porque o RD Station é a ferramenta ideal para impulsionar o inbound marketing da sua empresa
O RD Station é uma das plataformas de automação de marketing mais populares e abrangentes do mercado. Desenvolvida pela Resultados Digitais, uma empresa brasileira líder no segmento, a ferramenta conta com funcionalidades e recursos que auxiliam empresas a alavancarem seus resultados através do Inbound Marketing.
O que é RD Station?
Desenvolvida pela Resultados Digitais, o RD Station é uma plataforma de automação de marketing digital utilizada por empresas de diferentes portes e segmentos para gerenciar e otimizar suas campanhas de marketing. A ferramenta possui uma ampla gama de recursos para ajudar as empresas a atrair, nutrir e converter leads em clientes. Entre as possibilidades estão ferramentas de e-mail marketing, gestão de redes sociais, criação de landing page e automação de fluxos de trabalho. Tudo isso permite um melhor desempenho das campanhas, com a possibilidade de ajustar estratégias com base nos dados coletados.
Outra funcionalidade do RD Station é a gestão de vendas e CRM, permitindo que as equipes de vendas acompanhem leads, gerenciem oportunidades e monitorem o desempenho de suas atividades. A plataforma tem layout intuitivo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa. Assim, é possível melhorar a eficiência do marketing e das vendas, bem como a taxa de conversão para maior rentabilidade.
O que é a Resultados Digitais e como surgiu o RD Station?
A Resultados Digitais é uma empresa de Florianópolis (SC) e foi fundada em 2011 por um grupo de empreendedores que desejavam aprimorar as estratégias de marketing digital. Inicialmente, a Resultados Digitais trabalhava apenas com serviços de consultoria e treinamento em marketing digital, mas rapidamente percebeu que muitas empresas precisavam de uma solução completa de automação de marketing. Foi assim que em 2012 surgiu a primeira versão do RD Station.
Em 2016, a Resultados Digitais recebeu um investimento de mais de R$ 62 milhões, em um aporte que foi liderado pela TPG Growth, series C, Redpoint eventures, Endeavor Catalyst e DGF Investimentos. De acordo com o CEO da RD Station, Eric Santos, o investimento permitiu à empresa expandir ainda mais seus negócios e aumentar sua presença internacional. De lá para cá, muita coisa mudou e o RD Station passou por diversas atualizações e melhorias. Hoje, é considerada uma das principais plataformas de automação de marketing do mercado brasileiro.
“O Brasil é a maior economia da América Latina e o país tem ampliado sua adoção ao universo digital, das mídias sociais e do mobile. Entretanto, a maioria dos negócios ainda não abraçou as ferramentas digitais para alcançar seus clientes de forma mais efetiva”, explicou Angel Uribe, Senior Advisor da TPG Growth, na época do aporte. “Ao entregar um software para automação de marketing em preços competitivos, a Resultados Digitais está avançando em um grande e ainda pouco explorado mercado com um notável potencial”, concluiu o profissional (leia a matéria completa aqui).
Atualmente, o RD Station é utilizado por mais de 40 mil empresas em todo o mundo, sendo reconhecida como uma das líderes em automação de marketing no Brasil. Entre os clientes estão empresas de renome, como BTG Pactual Digital, Vittude e Convenia. Além de diversos prêmios e reconhecimentos pelo seu desempenho e inovação, é a plataforma com melhor avaliação por profissionais no B2B Stack e no G2.
Conheça as funcionalidades e recursos do RD Station
Como vimos até aqui, o RD Station oferece vantagens para empresas de diferentes nichos e tamanhos. Ele é ideal para quem deseja centralizar em uma única plataforma todas as ferramentas de marketing e gerenciamento, garantindo um melhor fluxo para suas atividades. Em resumo, podemos dizer que o RD Station oferece:
- Criação e gerenciamento de campanhas de e-mail marketing
- Gestão de redes sociais, com agendamento e monitoramento
- Desenvolvimento de landing page personalizada
- Automação de fluxos de trabalho para nutrir e converter leads
- Análise e relatórios para monitorar o desempenho de campanhas
- Gestão de vendas e CRM para gerenciamento completo
- Integração com outras ferramentas, como Google Analytics e Slack
Produtos RD Station
São diversas ferramentas personalizadas para cada necessidade, entre elas:
RD Station Marketing: para empresas que querem automatizar e gerenciar o marketing digital, com recursos que incluem mensagens de WhatsApp, conversão de visitantes, e-mail marketing, landing page, automação de marketing.
RD Station CRM: para empresas que precisam controlar seus processos e aumentar as vendas, inclui recursos para funil de vendas, automação de vendas, WhatStation para vendas por WhatsApp, gestão de equipes e muito mais.
Tallos: a ferramenta que permite automatizar atendimentos e vendas a partir de chatbot para WhatsApp, gerenciamento de canais e WhatsApp para marketing e vendas.
Você pode clicar aqui e conhecer todos os planos do RD Station. A empresa oferece diferentes modalidades, que se encaixam na necessidade de cada cliente.
Gestão de leads com RD Station
Uma das principais aplicações do RD Station é na gestão de leads. A ferramenta permite capturar informações de leads em diversas frentes, como formulários em landing pages, inscrições em eventos e cadastros em newsletters. A partir daí, é possível nutrir os contatos com conteúdo personalizado e automatizado, de acordo com as suas necessidades e interesses, em diferentes estágios do funil de vendas.
Outra vantagem de utilizar o RD Station na gestão de leads é a possibilidade de segmentar os leads com base em critérios como localização, cargo, interesses e comportamentos no site. Isso permite que as campanhas de marketing sejam mais direcionadas e efetivas, aumentando as chances de conversão. A plataforma também oferece recursos avançados de pontuação de leads, a fim de identificar os leads mais qualificados para concentrar seus esforços de vendas em prospects com maior potencial de conversão.
Outras aplicabilidades do RD Station:
- Acompanhamento dos leads em tempo real
- Monitoramento das atividades dos usuários no site
- Alertas de leads que realizam ações relevantes (preenchem formulário ou baixam e-Book, por exemplo)
Como se pode ver, o RD Station é uma ferramenta completa para a gestão de leads, pois permite criar estratégias eficientes desde a captação de leads, como a criação de landing pages com formulários, até mesmo a segmentação e a nutrição dos leads para melhorar a taxa de conversão.
Lead Scoring e enriquecimento de dados
O RD Station oferece recursos avançados de Lead Scoring e enriquecimento de dados, auxiliando empresas na identificação e priorização de leads mais qualificados, aumentando as chances de conversão em vendas.
O Lead Scoring consiste em atribuir uma pontuação para cada lead com base em seu perfil e comportamento. Com o RD Station, é possível definir critérios de pontuação personalizados, como número de visitas ao site, páginas visitadas, formulários preenchidos e outras ações relevantes. Quando um lead atinge uma pontuação pré-definida, a equipe de vendas recebe um alerta, indicando que é hora de entrar em contato.
Já com o enriquecimento de dados dos leads, é possível complementar as informações já coletadas com dados adicionais disponíveis publicamente na web. Assim, as empresas conseguem obter informações mais completas sobre seus leads, como nome da empresa, cargo, telefone e endereço, aumentando a eficácia das campanhas de marketing e vendas.
Também é válido destacar o lead tracking, um recurso do RD Station que permite acompanhar o comportamento do lead no site em tempo real. É possível identificar páginas visitadas, formulários preenchidos e materiais baixados.
Automação de marketing
A automação de marketing é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas que desejam melhorar a eficácia de suas campanhas. Ela consiste na utilização de ferramentas para automatizar processos de marketing, a fim de gerar mais leads, nutri-los com conteúdo relevante e, assim, aumentar as chances de conversão em vendas. Para tudo isso, o RD Station pode ser aplicado, afinal, suas funcionalidades são focadas na automação de marketing como estamos vendo neste artigo.
Entre os exemplos está a criação de LPs personalizadas, formulários e pop-ups com a finalidade de capturar informações sobre os usuários que visitam o site. Depois da captação, a ferramenta pode criar fluxos de nutrição com compartilhamento de conteúdos relevantes para cada etapa do funil de vendas.
Fluxos de automação: quais são os mais utilizados?
Para facilitar a vida de quem deseja implementar fluxos de automação, a Resultados Digitais possui um e-Book com exemplos práticos e aplicáveis a partir da ferramenta de automação. Para entender melhor: os fluxos de automação permitem automatizar o processo de nutrição de leads e demais ações de marketing com base no comportamento de cada usuário.
Esses fluxos são criados a partir de uma sequência de ações, como envio de e-mails personalizados, segmentação de contatos, atribuição de tags, entre outras. Ou seja, o fluxo vai depender da ação inicial do usuário, que então irá desencadear as ações seguintes. Por exemplo, caso o usuário tenha baixado um e-Book, a partir dessa ação o fluxo pode ser configurado para enviar automaticamente uma sequência de e-mails com conteúdo relacionado ao tema do livro, de forma a manter esses leads engajados e interessados em seu negócio.
RD Station para e-commerce
O fluxo de automação também é muito valioso no caso de carrinho abandonado para clientes com e-commerce. Nesse caso, quando um visitante adiciona um produto ao carrinho em sua loja virtual, mas não finaliza a compra, o fluxo pode ser configurado para enviar automaticamente um e-mail com um lembrete e incentivos para que o usuário conclua a compra.
Automação de e-mails e SMS
O RD Station permite a automação de e-mails e também de SMS. Aliás, essa é uma das funcionalidades mais importantes, pois permite que as empresas desenvolvam campanhas personalizadas e automatizadas para diferentes tipos de contatos. Assim, é possível enviar mensagens relevantes e direcionadas para os leads em cada etapa do funil de vendas.
Por exemplo, é possível criar tanto sequências de e-mails personalizados, quanto de SMS, tudo isso com base em eventos específicos, como a assinatura de uma newsletter, a realização de uma compra, o preenchimento de um formulário ou até mesmo o comportamento do usuário dentro do site. Ou seja, as sequências de mensagens podem ser pré-configuradas e programadas para serem enviadas em momentos específicos, de acordo com a jornada do cliente.
Automação baseada em comportamento
Como estamos vendo neste artigo, o RD Station permite criar automações baseadas no comportamento dos visitantes de um site. Isso significa oferecer ao usuário uma experiência totalmente personalizada, tendo como base as suas ações e interesses individuais. Para tanto, é necessário definir um evento que aciona a automação.
Esse evento pode ser uma ação específica do usuário, como o preenchimento de um formulário ou o download de um material. A partir disso, é possível criar uma sequência de ações, como envio de e-mails, segmentação de contatos, atribuição de tags e outras, para nutrir o lead de forma personalizada. A automação baseada no comportamento do lead é uma poderosa ferramenta de marketing, que permite criar experiências personalizadas para cada usuário, aumentando a relevância e o engajamento com a marca.
Criação e gerenciamento de campanhas
Criar e gerenciar uma campanha com RD Station é um tanto quanto simples e intuitivo, afinal, a ferramenta preza pela praticidade. Como já vimos no decorrer deste artigo, é possível desenvolver campanhas personalizadas com base no perfil da empresa, seu público e objetivos. Além disso, tudo pode ser monitorado, acompanhando o desempenho de cada ação.
Para criar uma campanha no RD Station, é indicado definir o seu objetivo com clareza, a fim de escolher as melhores ferramentas para isso. Depois, é hora de definir o público-alvo e aproveitar os recursos de segmentação de público oferecidos pelo RD Station. A plataforma também oferece modelos prontos de e-mails e LPs, com a possibilidade de personalizá-los de acordo com as necessidades de cada campanha.
Com tudo isso feito, deve-se configurar o fluxo de automação, a fim de enviar a mensagem para o público desejado. Como já vimos anteriormente, o fluxo de automação pode incluir sequências de e-mails, envio de SMS, segmentação de contatos e outras ações. Depois, é possível monitorar a campanha e acompanhar o seu desempenho, de modo a avaliar o sucesso das ações e adaptar o que for necessário.
Como criar landing pages no RD Station?
Entre as funcionalidades mais requisitadas do RD Station está a criação de landing page e formulários, visando sempre à geração de leads. Para isso, a plataforma oferece mais de 120 modelos prontos de landing pages e formulários, com a possibilidade de personalizá-los conforme as necessidades da campanha. É possível escolher, por exemplo, entre modelos para pedido de orçamento, lista de espera, teste gratuito, Black Friday, inscrição em curso online e webinar, e-Book, entre outros.
Em poucos minutos, é possível criar e colocar a LP no ar, divulgando ofertas especiais para atrair o público desejado e, futuramente, converter em vendas. O mais interessante é que as landing pages do RD Station têm certificado de segurança e campos de proteção de dados, respeitando as boas práticas da LGPD.
Lembre-se que, ao criar uma LP, você deve configurar o formulário de captura de leads. O RD Station oferece diversas opções de campos de formulário, que podem ser personalizados de acordo com as informações que você deseja coletar dos visitantes.
Você sabe o que é Teste A/B?
Ao criar uma LP, o teste A/B é uma técnica primordial, que consiste em comparar duas versões de uma mesma página para avaliar qual delas apresenta melhor desempenho em termos de conversão, engajamento ou outro objetivo da campanha.
Na prática, o teste A/B funciona da seguinte maneira: uma amostra do público é dividida em dois grupos, sendo que cada grupo recebe uma versão diferente da peça de marketing em questão. As versões podem diferir em aspectos como layout, texto, cores, imagens, oferta ou outra variável relevante para a campanha.
Com o RD Station, é possível analisar por um determinado período quais as páginas estão trazendo os melhores resultados e, assim, encontrar o tipo de LP que melhor apresenta conversão. Depois, basta duplicar e personalizar a fórmula para aproveitá-la em novas campanhas otimizando o tempo.
Integração com redes sociais e outras plataformas
Você sabia que o RD Station pode ser integrado com as redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter? De um jeito simples e intuitivo, é possível integrar as ferramentas e ganhar tempo ao agendar postagens para sua empresa. Aliás, o recurso Postagens em Mídias Sociais permite criar o conteúdo de uma publicação em uma única vez e então agendá-lo ao mesmo tempo para todas as redes sociais que desejar.
Isso garante mais agilidade no dia a dia, o que resulta em uma melhora significativa na frequência e na constância das publicações. Afinal, sabemos que isso é fundamental para uma estratégia de sucesso, visando atrair mais seguidores e aumentar o engajamento nas redes sociais. Depois de escolher data e horário desejado e agendar a publicação, a ferramenta permite acompanhar os resultados de cada postagem, monitorando também os leads e as vendas.
Monitoramento de KPIs e métricas
Você sabe o que é KPI? Trata-se de uma siga para Key Performance Indicators ou, em português, Indicadores de Chave de Desempenho. Como o próprio termo sugere, ele abrange os indicadores quantitativos definidos para avaliar o progresso das ações de marketing digital com o objetivo de alcançar uma meta.
Entre os KPIs e métricas disponíveis no RD Station estão: taxa de conversão, taxa de abertura e cliques, origem do tráfego, performance nas redes sociais, Retorno sobre Investimento (ROI) das campanhas, entre outros.
Relatórios personalizados e dashboards
O RD Station permite criar relatórios personalizados com dashboards para acompanhar métricas e KPIs das campanhas de marketing digital, incluindo quebras e filtros de acordo com a escolha de cada usuário. Por exemplo, é possível escolher quais indicadores serão mostrados em cada tabela, como leads, vendas, oportunidades, receita, ciclo de vendas, novos leads, total de conversões etc.
Para cada relatório criado, é possível escolher como quebrá-lo (agrupá-lo) e selecionar quais filtros serão utilizados. Além disso, existe a possibilidade de agrupar e filtrar os relatórios de acordo com uma data específica, seja dia da semana, mês ou mesmo semestre ou ano.
Os relatórios personalizados do RD Station têm dashboards prontos, permitindo que o usuário utilize o modelo para criar o seu. Esse modelo vem com gráficos de barras e linhas, tabelas e métricas isoladas. Além disso, é possível criar um dashboard do zero, inserindo relatórios da forma que melhor julgar adequada. Nesse caso, existem abas disponíveis para cada contexto do negócio, sendo elas de relatórios, widgets, textos, linhas, conteúdos web e filtros.
Empresas que utilizam o RD Station
Agora que você já conhece a fundo o RD Station e entende a sua importância para uma boa estratégia de marketing digital, que tal conhecer algumas empresas que implementaram a ferramenta e alcançaram excelentes resultados?
Case de sucesso com RD Station
1. BTG Pactual Digital
A BTG Pactual Digital é uma plataforma de investimentos do banco BTG Pactual, sendo considerado, atualmente, o maior banco de investimentos da América Latina, gerindo aproximadamente R$ 330 bilhões em ativos. De grande porte dentro do segmento financeiro, a BTG Pactual desejava gerar mais leads qualificados e mensurar seus resultados, com otimização para conversões de funil. Para tanto, foi utilizado o RD Station Marketing, com foco no fluxo de automação de marketing.
Veja o depoimento do cliente:
2. Patrícia Goedert Doçaria
De pequeno porte, a confeitaria Patrícia Goedert Doçaria tinha como necessidade gerar leads qualificados e, então, converter em vendas para aumentar o faturamento do negócio. Para tanto, foram criadas campanhas de email a fim de atingir o público e iniciar as vendas pela internet, com a implementação de uma loja virtual.
Veja o depoimento do cliente:
Para implementar a solução, foi colocada no ar uma landing page para encomendas de doces online. E o resultado foi surpreendente, com clientes realizando encomendas, efetuando pagamentos e marcando o horário da retirada dos produtos. Tudo isso de forma automática, sem a necessidade de contato com atendentes da fábrica.
Com o sucesso da loja virtual, o inbound marketing passou a fazer parte dos planos da doceria. Em menos de um ano de funcionamento, a loja virtual foi responsável pelo aumento de 500% nas vendas de lançamentos da confeitaria, representando 50% do total de pedidos e 30% do faturamento total da empresa.
Com isso, o uso do RD Station Marketing aliado à produção de conteúdo relevante nas redes sociais e disparo de campanhas de e-mails resultou, ainda, em um aumento de 120 vezes no tráfego orgânico do site.
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