TikTok Ads: você sabe explorar o potencial da ferramenta?

Saiba como usar o TikTok Ads e divulgue sua marca entre usuários engajados e ávidos por novidades!

No universo das redes sociais, o TikTok se tornou uma das mais populares do mundo, especialmente entre os jovens. Com uma base de usuários crescente e engajada, a plataforma oferece oportunidades incríveis para empresas alcançarem seu público-alvo de maneira criativa.

Para isso, a dica é explorar todos os recursos do TikTok Ads, seus formatos de anúncios e técnicas para levar a mensagem cada vez mais longe.

TikTok Ads
O TikTok Ads oferece recursos para marcas se conectarem com o público

TikTok: desbravando a plataforma de vídeos curtos

O TikTok é uma plataforma de rede social que se concentra em vídeos curtos, envolventes e criativos. Lançado em 2016, o aplicativo ganhou popularidade mundialmente em pouco tempo, conquistando mais de 74,1 milhões de usuários ativos no Brasil, de acordo com dados do DataReportal.

Um dos detalhes que mais chama a atenção, principalmente no Brasil, é o perfil do público. Afinal, estamos falando de uma rede que reúne milhares de usuários que se interessam por assuntos variados. E, em especial, que adoram consumir vídeos na internet. Segundo um levantamento da Cuponation, os principais usuários de TikTok no Brasil são os jovens da geração Z. Para entender melhor, a pesquisa diz que 45,7% dos brasileiros com mais de 18 anos usa a rede social. Desses, 41% tem entre 16 e 24 anos.

E o segredo de tanto sucesso? Certamente, uma receita baseada em simplicidade e muita criatividade. Com uma atualização do último ano, agora os usuários podem criar vídeos de até 10 minutos, repletos de música, efeitos especiais, desafios virais e muito mais.

TikTok Ads: como utilizar a plataforma no seu marketing digital?

Considerando a popularização do TikTok, as empresas têm utilizado cada vez mais o TikTok Ads para atingir o público desejado. Aliás, estamos falando de uma estratégia inteligente, que lança mão do tráfego pago de forma extremamente segmentada e direcionada. A plataforma oferece diferentes formatos de anúncios, garantindo a personalização do conteúdo e muito mais.

Aliás, existem alguns dados bastante interessantes a respeito da rede social. Um estudo recente divulgado pela TikTok Marketing mostrou que os usuários do TikTok têm 1,5 vezes mais probabilidade de comprar imediatamente um produto que descobriram nos vídeos da plataforma.

TikTok Ads
A geração Z é a principal usuária da plataforma, o que faz do TikTok Ads um excelente recurso para as empresas alcançarem o público
Veja as possibilidades
1. Anúncios InFeed

Os Anúncios InFeed são exibidos no feed de vídeos dos usuários enquanto eles navegam pela plataforma. Esses anúncios no formato vertical podem ser curtidos, compartilhados e comentados, como qualquer outro vídeo do TikTok. Eles geralmente funcionam bem para campanhas de conscientização de marca e promoção de produtos.

2. Promoção de conteúdo

Uma opção interessante é a promoção de conteúdo orgânico. Ou seja, para empresas que estão começando a dar os primeiros passos no TikTok Ads, essa pode ser uma alternativa interessante. Trata-se de uma ferramenta de uso simplificado, que utiliza um conteúdo já publicado no feed, direcionando-o de forma paga para o público selecionado.

3. Anúncios Spark

Os Anúncios Spark incorporam conteúdo orgânico, impulsionando-o na direção de outros usuários. Assim, é viável promover diversos tipos de vídeos para amplificar seu impacto. Isso inclui não apenas os vídeos produzidos pela empresa, mas também aqueles criados por influenciadores ou que fazem menção à marca. Ademais, dados indicam que esse tipo de promoção tende a gerar um aumento de 24% nas conversões para a marca, bem como um aumento de 142% no engajamento, quando comparado aos anúncios de feed convencionais.

4. Anúncios de compras

O TikTok Ads também possui uma modalidade voltada às demandas do e-commerce. Com isso, as lojas virtuais podem utilizar a ferramenta para atender seus clientes em diferentes fases da jornada de compra. Embora ainda esteja em fase de testes, essa modalidade de anúncio utiliza recursos de automação para maximizar o desempenho.

Essas são apenas algumas modalidades, pois empresas que possuem representantes de vendas no TikTok têm acesso a outros recursos. Entre as possibilidades disponíveis para marcas registradas estão:

  • Anúncios TopView: com vídeos de 5 segundos a 1 minuto que iniciam assim que o usuário abre o app;
  • Desafio de hashtag de marca: com duração de 3 a 6 dias com foco no engajamento dos usuários;
  • Efeitos de marca: com stickers, filtros e outros diferenciais de edição de vídeo para promover a interação entre os usuários e as marcas.

Para que tipo de negócio o TikTok Ads é indicado?

TikTok Ads
Existem inúmeras ferramentas para empresas de variados setores utilizarem na plataforma

Embora o TikTok Ads possa gerar resultados incríveis para diversos tipos de empresa, é preciso entender que existem segmentos que se beneficiam com seus recursos. Como vimos, o público da rede social é formado majoritariamente por jovens até 24 anos, o que significa dizer que ela pode ser especialmente interessante para marcas que conversam com esse perfil de pessoas.

Moda e Beleza

Pensando no perfil do público, podemos dizer que o TikTok é um terreno fértil para a promoção de roupas, acessórios e produtos de beleza. Aliás, os vídeos curtos permitem mostrar visualmente os produtos e os tutoriais de maquiagem ou os famosos “Arrume-se Comigo” são ainda mais populares entre os usuários.

Alimentação e Bebidas

Empresas como restaurantes, cafeterias, além de marcas de alimentos e bebidas podem criar conteúdo atraente no TikTok, compartilhando receitas, apresentando pratos deliciosos e promovendo ofertas especiais. Ou seja, utilizar o TikTok Ads pode ser muito benéfico para esse nicho do mercado.

Entretenimento e Lazer

Empresas de entretenimento podem usar o TikTok Ads para promover filmes, programas de TV, músicas e livros. Um exemplo disso são os cinemas ou mesmo as editoras de livro, que podem utilizar os vídeos curtos para apresentar trailers ou sinopses de suas obras.

Fitness e Bem-Estar

Não é de hoje que o interesse pela qualidade de vida vem aumentando entre as pessoas, em especial entre o público jovem. Por isso, profissionais ligados ao mundo fitness, marcas de roupas esportivas e empresas relacionadas à saúde, como academias, podem produzir tutoriais de exercícios, dicas de bem-estar e desafios de condicionamento físico.

Aplicativos e Tecnologia

Nesse sentido, o TikTok também é um lugar ideal para promover aplicativos móveis e produtos de tecnologia inovadores. Afinal, esses tipos de produtos e serviços têm tudo a ver com o perfil de usuários da rede social. Para tanto, é possível utilizar vídeos criativos para promover lançamentos, explicar novos recursos e os benefícios de um item.

TikTok Ads
Com o uso de vídeos curtos, o TikTok Ads consiste em uma ferramenta inteligente para atingir públicos específicos

Conheça os principais benefícios do TikTok Ads

Ao chegar até aqui, certamente você já entendeu como funciona o TikTok Ads e quais são seus diferenciais, certo? Porém, que tal analisarmos a fundo os benefícios que ele pode gerar para o seu negócio? Afinal, estamos falando de um tipo de publicidade que tem grande poder de alcance e de personalização de conteúdo. Isso reflete na possibilidade de criar conteúdo totalmente adequado às necessidades e ao perfil da empresa.

Alcance massivo

O TikTok possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo, desses, quase 75 milhões são brasileiros. Ou seja, a rede social tem alcance global e permite uma comunicação clara e direcionada ao público desejado.

Alto engajamento

Hoje em dia, está mais do que comprovado que os vídeos curtos representam um formato de grande interesse para o público. Tanto é que outras redes sociais, como é o caso do Instagram, originalmente baseado em fotos estáticas, precisou se adequar à essa realidade. Nesse sentido, os vídeos curtos envolventes do TikTok tendem a gerar altos níveis de engajamento e compartilhamento.

Segmentação precisa

Como já falamos, o TikTok Ads permite selecionar de forma extremamente precisa o público-alvo. Com suas opções avançadas de segmentação, é possível escolher o público que vai ser impactado com o vídeo com base em idade, localização, interesses e comportamento. Assim, a publicidade se torna muito mais efetiva, pois conversa diretamente com o perfil de usuário desejado.

Dados de desempenho

Outro benefício do TikTok Ads é em relação às métricas aprofundadas. Com elas, a empresa tem acesso a um relatório completo, com métricas detalhadas para avaliar o desempenho das campanhas e fazer ajustes estratégicos. Diferentemente de outros tipos de publicidade, anunciar no TikTok permite analisar dados precisos e, assim, realizar otimizações constantes.

Conheça as métricas do TikTok Ads

Por falar em métricas, é importante conhecer cada uma delas, afinal, monitorar o desempenho da campanha faz toda a diferença no resultado final.

Impressões e Alcance: permite avaliar quantas pessoas visualizaram os anúncios e quantas vezes eles foram vistos.

Engajamento: ideal para visualizar o número de curtidas, compartilhamentos, comentários e interações com o conteúdo.

Taxa de conversão: para acompanhar quantos usuários clicaram no anúncio e realizaram a ação desejada, como fazer uma compra ou preencher um formulário.

Custo por Aquisição (CPA): permite calcular quanto custou adquirir um novo cliente por meio da campanha no TikTok Ads.

Retorno sobre o Investimento (ROI): o ROI ajuda a determinar se os gastos com publicidade no TikTok estão gerando um retorno positivo.

Sua empresa usa o TikTok para se comunicar com o público?

Em resumo, o TikTok Ads oferece às empresas uma oportunidade incrível de envolvimento com uma audiência jovem por meio de vídeos curtos e criativos. Assim, aproveitar todas as suas funcionalidades é uma opção interessante para impulsionar o reconhecimento da marca, o engajamento do usuário e até mesmo as vendas.

No entanto, é essencial criar campanhas autênticas e envolventes a fim de se comunicar com a comunidade do TikTok. Para auxiliar nesse momento, conte com o time de especialistas da Kaizen. Por aqui, estamos prontos para criar conteúdo relevante para fazer com que a sua marca se destaque no TikTok.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos no mundo digital.

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