Antigamente, as empresas anunciavam seus produtos e serviços nas mídias offline, as tradicionais, como televisão, jornal, busdoor, outdoor, flyers, entre outros. Com a digitalização das informações e dos negócios, o marketing digital passou a possibilitar novas formas de divulgação e propaganda.
Mais que uma possibilidade, o marketing digital se tornou uma necessidade para todas as empresas: pequenas, médias e grandes. Todo mundo está na internet, inclusive seu cliente. Por isso, sua marca também precisa estar. E mais que estar lá, é preciso ser encontrado e descoberto em um universo de centenas de milhares de possibilidades.
O investimento em marketing digital pode começar assim que sua empresa estiver bem estruturada e com o funcionamento pleno. O marketing vai ajudar a impulsionar os seus negócios, mas ele precisa ser feito de maneira profissional.
As pequenas empresas, em especial, acreditam que podem dar conta do marketing, achando que esse é um investimento muito alto e que o trabalho é simples, podendo ser feito por um membro da equipe – ou pelo próprio empreendedor, para os MEIs. Entretanto, apenas estar presente no mundo digital não faz com que a sua presença seja relevante e que você alcance milhares de pessoas.
O marketing digital exige estudo, análise, técnica e experiência. Por isso, o ideal é você cuidar do seu core business e delegar essa tarefa à alguém que entenda do assunto, podendo ser um funcionário contratado para esse fim ou uma agência de marketing digital.
Para mensurar esse item, em primeiro lugar, você não pode vê-lo como um custo, mas sim como um investimento. Isso porque tudo que você gastar com marketing digital deve ser multiplicado em lucros para o seu negócio. Considere, ainda, que investindo em uma agência especialista, você faz o seu tempo render. E no mundo dos negócios, tempo é dinheiro.
Uma das principais vantagens do marketing digital em comparação ao marketing tradicional é a facilidade de mensuração de resultados. Quando você faz um anúncio em um jornal, uma propaganda na televisão ou mesmo produz flyers para distribuição em massa, você sabe exatamente o quanto investiu nessas mídias. Porém, não tem como ter ideia de quanto você vendeu a partir disso.
Já no marketing digital, você define objetivos, metas e o quanto quer investir. A partir do primeiro dia de veiculação do seu conteúdo, já é possível analisar os resultados. Nas redes sociais, por exemplo, é possível saber quantas pessoas viram o seu anúncio, quantos clicaram e, se você tem uma loja virtual, fica sabendo quantas vendas foram realizadas a partir dos anúncios e conteúdos publicados nos seus canais de comunicação.
Outra vantagem de investir em marketing digital é atingir clientes que você não conseguiria alcançar com o marketing tradicional. O universo digital não tem barreiras. Você pode chegar até o seu vizinho ou até alguém do outro lado do mundo. Assim, não será preciso escolher uma rua ou bairro para anunciar a sua marca. No marketing digital, você escolhe qual o perfil do público que quer atingir e o seu produto/serviço será exibido para esse público específico. Dessa forma, o seu negócio é divulgado de maneira mais assertiva e, assim, você não desperdiça dinheiro.
Agora que você já sabe a importância do marketing digital e como ele pode contribuir para alavancar o seu negócio, é hora de saber como escolher uma agência para cuidar disso. Dentre as tantas opções disponíveis no mercado, como escolher a ideal?
Busque, em primeiro lugar, uma agência que tenha os valores alinhados com os seus. Lembre-se que a agência irá cuidar da sua marca, ou seja, da sua imagem no meio digital. Para isso, é preciso que seja uma empresa séria, com profissionais qualificados e experientes que possam dar à você todo o suporte necessário para a divulgação da sua marca na internet.
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