Atendimento Online
FLORIANÓPOLIS 48 3052-9082
SÃO PAULO 11 4858-8398
CURITIBA 41 3891-0633
PORTO ALEGRE 51 3191-2137

WooCommerce: conheça a plataforma de e-commerce mais utilizada no mundo

 

O comércio passou por grandes transformações nos últimos anos. Das lojas físicas às lojas online, a verdade é que as vendas virtuais têm conquistado os brasileiros. É por isso que estruturar o e-commerce se tornou essencial para quem empreende no segmento digital. E uma das opções mais utilizadas é o WooCommerce, o plug-in de comércio eletrônico de código aberto desenvolvido para WordPress.

 

Você quer saber mais sobre ele e como seus recursos podem alavancar o seu negócio? Então continue a leitura e confira as dicas que preparamos!

 

Por que o e-commerce é vantajoso?

 

Antes de mais nada, é preciso entender as vantagens do e-commerce e como esse tipo de negócio está impactando a economia. O comércio eletrônico oferece benefícios tanto para quem vende, quanto para quem compra. Além de praticidade, comodidade e da vasta opção de produtos para o cliente, esse é um negócio lucrativo. Isso porque, o lojista consegue reduzir seus custos em relação à loja física.

 

Além disso, garante que os produtos cheguem a pessoas de diferentes locais do país pois aumenta a visibilidade da empresa. Afinal, a internet é uma grande vitrine para itens de diversos segmentos. De acordo com o indicador MCC-ENET, realizado em parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital, o setor de vendas online no Brasil cresceu 20,56% no início de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Então, considerando que o segmento está em plena expansão, a necessidade de utilizar bons mecanismos para as vendas online é inegável. E o setor é fértil para o comércio de diferentes nichos, pois as altas são registradas em todos os itens de bens e consumo. Para tanto, o empreendedor pode utilizar plataformas modernas e eficientes, que além de facilitar a venda, ajudam a alavancar o negócio. Uma das mais utilizadas em todo o mundo é o WooCommerce, com vantagens exclusivas para vendedores. E além da integração com WordPress e da possibilidade de personalização, oferece uma excelente experiência para o consumidor.

 

Entenda o que é WooCommerce

 

O mercado digital está em constante evolução. Além de funcionar como uma vitrine para produtos, a internet oferece opções para o cliente e o empresário. E é com essa finalidade que o WooCommerce surgiu, em 2011, gerando benefícios para o comércio eletrônico. A plataforma é integrada ao WordPress, um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) extremamente utilizado por desenvolvedores de todo mundo.

 

Além da interface simplificada e intuitiva, o WordPress pode ser integrado com o WooCommerce, responsável por mais de 20% das vendas online no mundo. Assim, o plug-in de código aberto para e-commerce vem se consolidando como a melhor solução para lojas virtuais de diferentes segmentos. O sucesso é tanto que, atualmente, ele tem mais de 5 milhões de instalações ativas e classificação 5 estrelas.

 

E se você está se perguntando o que significa “código aberto”, vamos explicar. Além de ser gratuita e flexível a diversas necessidades, a plataforma do WooCommerce oferece total liberdade. Ela permite que o usuário mantenha a propriedade completa sobre o conteúdo e os dados da loja virtual. Isso significa que todos os dados contidos na loja do WooCommerce pertencem ao proprietário e não à plataforma. Assim, caso no futuro o usuário decida migrar para outra plataforma de e-commerce, tudo poderá ser exportado. Isso facilita os processos e garante a autonomia e a livre escolha do vendedor.

 

Para entender melhor, o WooCommerce é muito mais do que um plug-in. Pois embora esteja baseado na estrutura de plug-ins do WordPress, é considerado uma plataforma completa rodando em cima do CMS do WordPress. Ou seja, é um sistema de carrinho de compras que, além de ser gratuito e ter código aberto, permite ao vendedor muitos recursos para alavancar suas vendas.

 

No WooCommerce é possível criar lojas com design diferenciado, utilizando temas que se adequam a diferentes segmentos e estilos de negócio. Na plataforma, ainda, estão disponíveis blocos de produtos modulares, o que significa que o empreendedor pode personalizar as páginas de sua loja em poucos cliques. Todos esses recursos, somados à apresentação moderna e à possibilidade de adicionar variações de produtos, permitem que a loja seja encontrada nos mecanismos de pesquisa, graças à integração com o SEO do WordPress.

 

Conheça os diferenciais do WooCommerce

 

Além de todos os benefícios já mencionados, o WooCommerce tem ferramentas exclusivas e integrações que auxiliam no gerenciamento do e-commerce. Na plataforma é possível optar pela forma de receber os valores das vendas, adicionar cartões de crédito, transferências bancárias e carteiras digitais. São mais de 100 gateways de pagamentos disponíveis, todos com segurança para o vendedor e para o cliente.

 

Além disso, as opções de entrega e gerenciamento de estoque beneficiam o gerenciamento da loja. Nela, é possível realizar a impressão de etiquetas USPS diretamente no painel do usuário. Outro recurso é a conexão direta com transportadoras, tudo pensado para facilitar e otimizar a rotina online.

 

E para quem gosta de acompanhar de perto o desempenho dos negócios, o WooCommerce conta com um painel exclusivo. No WooCommerce Admin, é possível visualizar as métricas mais importantes, com a opção de personalizar as informações exibidas de acordo com o perfil da loja. Ou seja, a partir desses resultados, o gestor tem autonomia para identificar os pontos positivos e aqueles que podem ser melhor explorados.

 

E por falar em desempenho, a plataforma possui integração com outros plug-ins importantes quando o assunto é marketing digital. Ela pode ser conectada a redes sociais, como Facebook, além de Google Ads, Mailchimp e HubSpot. Isso facilita a criação de campanhas e ações pontuais para gerar vendas e atrair clientes. Se não bastasse, todos os resultados das campanhas e o desempenho nas plataformas integradas podem ser conferidos a qualquer momento no hub de Marketing.

 

E para quem não dispensa praticidade, a loja pode ser gerenciada de qualquer lugar através do app gratuito disponível para iOS e Android. E o melhor: a cada venda efetuada, o dispositivo emite um alerta sonoro. Assim, o vendedor pode permanecer atento aos negócios mesmo quando estiver em viagem, por exemplo. Por fim, existem extensões atualizadas periodicamente no marketplace oficial do WooCommerce. Nele é possível aderir a opções gratuitas ou pagas que melhoram a experiência. Elas oferecem soluções personalizadas para cada necessidade do e-commerce, seja loja, gerenciamento ou pagamento, por exemplo.

 

Por que optar pelo WooCommerce para sua loja online?

 

Agora você já conhece os diferenciais da plataforma e a vantagem que a integração com WordPress oferece. Mas que tal saber mais sobre os benefícios de aderir ao WooCommerce para vender seus produtos na internet?

 

São muitas vantagens, que quando aliadas garantem máxima eficiência e alto desempenho para o comércio eletrônico. Como já falamos, a plataforma possui uma série de extensões, nas modalidades gratuitas e pagas, que podem otimizar a experiência com soluções personalizadas. Mas além delas, o usuário tem acesso a todos os dados e informações de sua loja, com documentação e guias para tópicos como SSL, theming, configuração, entre outros.

 

A plataforma também é referência em segurança, tanto para o site, garantindo a tranquilidade do lojista, quanto para o cliente nas transações de venda. Assim, o consumidor pode vivenciar uma experiência positiva, o que consolida a imagem da loja junto ao público. E vale lembrar que todos os recursos e ferramentas do WooCommerce são aplicáveis a negócios de pequeno, médio e grande porte. Ou seja, todos podem usufruir de seus benefícios e garantir os melhores resultados em seus nichos de atuação.

 

Como usar o WooCommerce?

 

Em geral, a instalação do WooCommerce é simples e rápida. Tudo deve ser feito a partir do painel do WordPress. É só ir até a aba de Plug-ins, na qual estará a opção de “adicionar novos”. Nesse campo, basta procurar por WooCommerce e iniciar a instalação. Depois de instalado, é necessário configurá-lo, o que pode ser feito pela barra lateral do painel ou pelo Assistente de Configuração do WordPress.

 

Durante a configuração, pode-se definir uma série de itens. Entre eles, localização da loja, peso, moeda, formas de pagamento, entrega e taxas. É importante saber que o WooCommerce fará a criação automática das principais abas do seu e-commerce. Geralmente, isso inclui páginas como loja, carrinho, checkout e minha conta. Tudo muito simples e intuitivo. Depois de alguns cliques, a loja estará configurada e pronta para ser utilizada.

 

Como visto acima, o WooCommerce oferece uma série de vantagens para quem deseja ter seu próprio e-commerce. Além disso, ele se diferencia dos concorrentes devido às possibilidades de personalização e, claro, à autonomia que oferece ao proprietário. A integração com o WordPress e toda sua comunidade também colabora para a grande aceitação da plataforma. E, como dito, a partir dele é possível integrar conteúdo e loja, conquistando excelentes resultados a partir dos mecanismos de busca com as técnicas de SEO.

 

Implemente o WooCommerce agora mesmo na sua loja virtual!

 

Então, se você está em busca de uma plataforma moderna, versátil e funcional para a loja virtual, converse com a Kaizen e descubra mais benefícios que o WooCommerce pode proporcionar para o seu negócio!

 

 

 

 

Cadastre-se e receba novidades