Como escolher uma plataforma de Ecommerce?

Uma das perguntas que todo lojista faz sempre é qual o melhor caminho na hora de escolher uma plataforma de ecommerce. Tudo isto dependerá de uma séria de fatores, através deste artigo vamos desdobrar todas as coisas que você deverá levar em conta na hora de escolher a sua plataforma de ecommerce.

Qual o produto que você irá vender?

Quando se fala de produto entramos em um ponto onde a plataforma conta muito, se você for vender produtos complexos com muitos atributos ( características do produto) é fundamental que tome o cuidado de verificar se a plataforma de ecommerce possui grade de produto que é o recurso que possibilita que você tenha variação de preços de produto independentemente de se tratar de produtos semelhantes com apenas elementos diferenciadores como cor e tamanho. Desta forma poderá facilitar a interação do usuário com o produto e maximizará as suas vendas

Qual o tamanho você irá ter?

Sempre temos que pensar em escala quando planejamos abrir um ecommerce, pense se você quer ser uma loja pequena local ou um site nacional, se ira investir muito em midia online ou se apenas irá investir pouco no inicio porque tudo isto afetará a estrutura da hospedagem necessária para sua plataforma de ecommerce. Lembre-se que lojas na nuvem baratas não oferecem hospedagem robusta, caso você precise disto deverá opter por plataformas maiores como VTEX ou Magento hospedado em uma conta individula na Amazon.

Você é um Ecommerce ou um MarketPlace?

Para que você possa escolher a sua plataforma de ecommerce entenda a diferença entre e-commerce simples e marketplace. O Market Place possui muitas outras funcionalidades que permitem que você tenha fornecedores que entregam diretamente o produto e pagam uma comissão para você pela sua venda. Esta formato contempla o modelo de logística de drop shipping que elimina a necessidade de estoques do lojista. Caso você opte por este modelo de plataforma questione o seu fornecedor sobre estes recursos.

Você quer abrir um B2B ou B2C?

Outra pergunta fundamental para se fazer na hora de escolhar sua plataforma de ecommerce é se suas vendas são para cliente final ou para empresa, além de todas as questões tributárias a serem sucitadas a forma de comprar é totalmente diferente, no B2B os compradores são empresas e precisam ter listas de preço personalizadas além de formas de pagamentos diferenciadas como o modelo pós faturado. Muitas vezes existe uma interação entre vendedor e comprador no modelo pedido e aprovação. Questione o seu fornecedor se a plataforma suporta transações B2B e como funciona estes recursos dentro dela

 

Tiago Flores Dias
Tiago Flores Dias Sobre o(a) autor(a)
Consultor de Marketing Digital, Growth Hacker e Empreendedor com mais de 18 anos de experiência de mercado, apaixonado por inovação e líder de uma das maiores agências de marketing digital de performance do país.

Siga-me


cadastre-se e receba novidades