Otimização orgânica local para sites
Uma das principais vantagens da otimização de sites é possuir o ROI expressivo, o usuário clica muito mais em resultados orgânicos (CTR), de acordo com os mecanismos de busca do Google, que estabelece relevância para cada termo de busca. Seria como se o usuário fizesse uma pergunta e o Google encontrasse a resposta mais relevante e clara para o assunto.
Mundialmente as primeiras posições de busca orgânica são ocupadas pelos líderes de mercado. Porém, em um cenário regional, a relevância de um site é eficaz, mesmo que alguns termos traduzidos pelo Google perdem a verdadeira semântica local, o que pode gerar problemas de busca para quem busca expressões típicas e específicas de uma região.
Para essas situações, o Google nos proporciona ajuda através dos microdados, que consistem em um padrão da W3c ainda pouco utilizado. Através desses padrões de codificação, o Google consegue identificar áreas de código no site que trazem informações específicas sobre o objetivo da página, como autoria, localização física e opções de revisão, gerando desta forma, informações mais detalhadas para o usuário na busca orgânica.
Ao analisar a imagem acima, é possível perceber que os resultados de de busca apresentados oferecem mais informações do que o snippet tradicional, apontam as opções de: podcast, possibilidade de avaliação do link pelo usuário, bem como um formato mais adequado para se ler uma notícia.
Além disso, podemos adicionar informações sobre a localização do estabelecimento, o que ajuda a influenciar a posição do site em expressões sobre as quais ele possui relevância em nível regional.
Abaixo, está um exemplo da implementação dos microdados fornecidos pelo Google:
Através dessa declaração, o autor da página se coloca em vantagem competitiva pela procura de Bob Smith em Albuquerque Novo México. Quando criamos campanhas institucionais de links patrocinados reparamos na quantidade de informações que as pessoas digitam no campo de busca mencionando a marca do cliente, mas quando a expressão é digitada com palavras de caráter regional (estado, cidade ou rua) pode não ter um bom posicionamento. Portanto, nesse caso é preciso da implementação dos microdados para solucionar o problema, fazendo com que os profissionais liberais e os negócios locais consigam se colocar em posição de vantagem em relação aos seus concorrentes.