Um dos aspectos mais importantes, seja para obter bons resultados na busca orgânica do Google ou mesmo melhorar a taxa de conversão do seu site, é tomar muito cuidado com a performance. O tempo de carregamento de uma página determina não só a taxa de conversão de um e-commerce como também boa parte do critério de qualificação de um anúncio em uma estratégia de Links Patrocinados por exemplo.
Otimizar a performance do seu site é fundamental mas como fazer isto? Como Otimizar a performance e por consequência obter melhores resultados?
A otimização do seu site irá passar por dois passos fundamentais:
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleAnálise e Otimização de Infra-Estrutura do Site
A performance do servidor sempre será um ponto crítico no que tange a otimização de um site de leads ou um eCommerce, mas como definir a melhor estrutura para o seu site? O primeiro ponto é você conhecer quem são as pessoas que acessam o seu site ou em nível de planejamento, quando se trata de um site novo ou campanha, quem são as pessoas que você deseja atingir com a estratégia de otimização. Por exemplo, se o seu público alvo do seu site é em linhas gerais “Usuários do Brasil”.
Digamos que ter um servidor nos Estados Unidos não seja a principio uma boa decisão (claro que devemos considerar aqui a carência de bons data centers no Brasil), por uma questão lógica baseada na Lei de Moore sabemos que a distância em uma rede sempre irá afetar o tempo de carregamento do site.
Outro Aspecto fundamental que vem sido bem atendido pela mudança de paradigma para o conceito de Servidores na Nuvem é o dimensionamento dos recursos necessários para suportar o tráfego do seu site e com isto adequar sempre o servidor de hospedagem em processador e memória as demandas do seus usuários.
Um bom ponto de partida para você começar a otimizar o seu site seria analisar os dados do Google Analytics, dentro da dimensão de “Comportamento” , Velocidade do Site temos uma série de relatórios que nos ajudam analisar o tempo de carregamento da página e o tempo de resposta do servidor para conseguirmos identificar dentro da realidade dos nossos usuarios o que afeta mais a experiência deles.
Análise e Otimização de Código-Fonte do Site
No que tange a otimização do código fonte, existe uma lista de ferramentas que poderão lhe dar uma boa ajuda! Algumas ferramentas são de utilização online, como o Google Page Speed, e outras como o YSlow podem ser instaladas como plugins de navegadores, todas elas vão ter como objetivos principais:
- Comprimir Código Textual e reduzir tempo de carregamento de arquivos do código fonte das páginas;
- Comprimir imagens sem perda de qualidade também diminuindo o tempo de carregamento de arquivos binários;
- Melhor a performance de scripts client side fazendo com que além de possibilitar o carregamento mais rápido do seu site ele ainda possa ser executado em qualquer computador independentemente da quantidade de serviços que estejam sendo executados no computador do usuário.