No processo de otimização do site é fundamental compreendermos como efetivamente e com qual intenção o usuario realiza uma pesquisa e desta forma planejar o conteúdo que oferecemos para ele.

Podemos classificar os tipos de pesquisa basicamente em 3 tipos:

Pesquisa Navegacional

O Usuário utilizar o buscar como ponte de acesso a um site ou empresa que ele já conhece, por exemplo quando eu digito "TAM Site", "Tam empresa aérea", eu utilizo o buscador para obter acesso a uma empresa que eu já conheço.

Pesquisa Informativa

90% das Pesquisa no Google são para obter informações, tirar dúvidas, quase sempre é procura por esclarecer uma dúvida que eu possuo sobre algum assunto.

Pesquisa Transacional

São aquelas pesquisas que demonstram clara intenção de compra, seja de produtos de e-commerce ou venda complexa, são as pesquisas que possuem um maior valor econômico e que mais apreciam uma resposta direta de conversão

Entender a intenção de pesquisa fará com que você planeja e ofereça um conteúdo otimizado para o seu usuário.

Tipos de pesquisa e posição do usuário na jornada do consumidor

Um dos aspectos fundamentais para análise de intenção de pesquisa é a quantidade de palavras que ele digita em uma busca, a largura da pesquisa nos ajuda a ter uma visão ampla de como o usuário pesquisa e desta forma como oferecer um conteúdo valioso para ele.

Palavras  Percentual de Buscas

1

25.8%

2

22.8%

3

18.7%

4

13.2%

5+

19.5%

Baseado nesta pesquisa acima da Com Score podemos chegar a conclusão que mais de 80% das buscas que são realizadas possuem no máximo 4 termos de pesquisa, isto é um indicador forte para quem busca identificar expressões específicas em uma campanha de otimização.

Um recente estudo da SCAN ALERT trata de um aspecto superado, mas que para muitos continua em vigor sobre o comportamento de busca do usuário: o imediatismo.  Aresposta de compra muitas vezes não é imediatamente consequência da primeira sessão de busca do usuário e apenas 30% das compras são concluídas 24 horas após o início da pesquisa. 

30% das compras são concluidas 24 horas após o inicio da pesquisa

As buscas envolvem muito mais do que uma resposta direta, isto é fato e não suposição, já que em média até o usuário tomar uma decisão, o tempo de busca por um produto em uma sessão é de 55 minutos e, ainda assim, uma decisão de intenção e não de compra efetiva.

Ainda dentro desta linha de raciocínio o Google esta querendo analisar toda sequência de busca do usuário, em uma entrevista com Jack Menzel, Diretor de Produto do Google isto ficou claro. Hoje, se você pesquisar varias vezes por uma localidade e logo em seguida procurar por hotéis, alguns resultados orgânicos serão baseados na localidade que você digitou anteriormente, pois o google vai querer sempre oferecer não apenas o melhor resultado em uma pesquisa, mas durante toda a seção de pesquisa do usuário.

Quando planejamos a otimização de nosso site, devemos ter em mente que se faz necessário trabalhar pensando neste contexto: usuários nunca fazem pesquisas isoladas, fazem buscas complexas para atender suas necessidades.

Pensar em como otimizar um site é ter claro que a busca é o principal ponto de acesso do usuário ao conteúdo e, que quanto mais o seu site estiver otimizado para este comportamento, melhor será o seu aproveitamento.

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