O Google Pinguim ou Google Penguin foi o codinome dado a uma atualização realizada no algoritmo do Google, tendo sido inicialmente anunciada em 24 de Abril de 2012 e que gerou a maior penalização contra a prática de webspam ou spam nos motores de procura.
Basicamente o que o Google tenta fazer é punir severamente todas as infrações praticadas contra o seu conjunto de guidelines, conjunto de práticas habitualmente conhecidos como Práticas Black Hat e que são responsáveis por uma queda importante na credibilidade dos mecanismos de procura. Alguns exemplos de práticas black hat são:
keyword stuffing, cloaking, e participação em esquemas de comercialização de links de nichos direcionais e page rank elevado bem como esquemas de geração de conteúdo duplicado.
A Publicação da Versão 2.0 do Pinguim ou Penguin 2.0
Foi implantada versão 2.0 do Pinguin do Panda dia 22 de Maio de 2013 e a expectativa segundo Matt Cuts é que afete 2.3 % das pesquisas realizadas em inglês, sendo que este percentual poderá ser bem maior em idiomas que possuem uma prática maior de web spam com é o caso do Brasil.
É fundamental observarmos que isso na prática torna a necessidade de uma empresa qualificada para desenvolver a sua estratégia de Otimização de Sites muito mais importante. Encontrabilidade é a base na estruturação de um site que visa ser competitivo, isto não depende do tipo de mercado que você atua, o Google está integrado à experiência de usuário do seu site a partir do momento que a maioria dos acessos parte dos mecanismos de procura. Oferecer encontrabilidade e posicionamento diferenciado irá refletir em um aumento sensível na presença da sua empresa na internet.