Google Page Rank, a Terra dos Cegos e os Consultores SEO de um Olho Só

No Brasil, esta terra de oportunidades, nasce uns dez malandros especialistas em alguma coisa para cada profissional que realmente entende do assunto. Chamo isto de “efeito jeitinho-brasileiro”, pode até ser cultural mas não justifica nada.

É extremamente comum se receber updates técnicos de especialistas como se fossem novas verdades absolutas reveladas, mas tome cuidado, pois a antiga máxima de que “papel aceita tudo”, cada dia esta mais válida no que diz respeito a blogs e portais de conteúdo sobre SEO.

Um dos pontos mais discutidos atualmente é a tal morte do Google Page Rank, a qual desabou nos blogs de especialistas sem aviso aos familiares, sem nem mesmo velório encomendado.

Este é um ponto extremamente importante que realmente separa profissionais de otimização de amadores. O Google Page Rank tem sido ao longo dos anos um dos fatores de posicionamento mais importantes para definição de qualidade de backlinks e autoridade de domínio, então de onde surgiu o consenso de que ele não tem mais utilidade para uma campanha de seo?

Em 2008 Udi Manber, VP de Engenharia escreveu no blog oficial do Google:

“A parte mais famosa do nosso algorítimo de rankeamento é o PageRank, um algoritimo desenvolvido pelo Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google. O PageRank continua fazendo parte do nosso algorítmo mas agora ele faz parte de um sistema maior.”

Em uma pesquisa recentemente realizada pelo site SEO-Digger que visava avaliar a qualidade dos serviços de SEO praticados na região de Los Angeles (Ja imaginou fazer uma pesquisa em Porto Alegre e Curitiba? :D). Uma das questões levantadas foi a respeito do mito do fim do Google Page Rank como um indicador que afeta os resultados da SERP.

Question #4:Eu ouvi dizer que Google Page Rank não afeta os resultados de pesquisa e pode ser ignorado. Isto é verdade? 

A melhor resposta escolhida foi de Dave que disse:

“O Google definiu que o PR(Page Rank) não é utilizado para diretamente determinar o rank. Isto não significa que isto é inútil ou deve ser ignorado.  Isto é um indicador, não um medidor. Muito parecido com a luz indicadora do painel do seu carro, ela não diz exatamente qual o seu problema mas serve de alerta, o seu nivel de óleo sim é uma medição. Se você esta tendo problemas posicionado o site para uma palavra chave, o PR pode ser um bom indicador se o seu problema é quantidade ou qualidade de links.

– Dave WebManLA

Em resumo, o Google Page Rank continua sendo um indicador excelente para avaliar se os backlins do seu site possuem uma boa qualidade ou mesmo se eles estão refletindo em uma melhoria de qualidade do seu site aos olhos do google. Evidentemente que se não for acompanhado da observância de outros inúmeros fatores, não resolverá o problema da sua estratégia de posicionamento.

Preencha o formulário abaixo para receber uma avaliação personalizada do seu negócio.

Formulário Páginas Internas