A forma de ingresso de um usuário em uma base de relacionamento é muito importante para definir sua qualidade e ciclo de vida, o relacionamento com o cliente se desenvolve melhor quando cuidamos da forma com a qual constantemente enviamos nossa comunicação de marketing para ele. Opt In e Opt out tratam justamente dos aspectos de entrada e saida deste cliente:
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleOpt-in
Através da ação de Opt-In o usuário solicita em algum momento de um cadastro, seja no site ou na empresa concordando em receber comunidados por e-mail, é forma mais correta de se iniciar uma estratégia de relacionamento de e-mail marketing, com a entrada correta deste usuário em sua lista de relacionamento.
O Opt-in pode dar-se ainda através de outras formas como o ingresso deste usuário em outros pontos de contato com a empresa como através das Mídias Sociais, Marketing de Busca ou mesmo participando de algum concurso cultura
Opt-Out
É o ato de descadastramento do usuário através do qual este informa ao emissor que não pretende mais receber aquele comunicado via e-mail e que deseja ser removido de sua lista de e-mails.