Google meu negócio

“ Os melhores 10 minutos que você pode gastar com o seu negócio hoje”

É com essa chamada que o Google descreve a plataforma do Google Meu Negócio e a simplicidade em fazer uma conta nela. O que essa chamada não mostra é a infinidade de possibilidades e vantagens que a sua empresa pode ter de forma gratuita estando presente nela.

Ficou curioso? Então continue lendo e descubra tudo sobre o Google meu negócio.

O que é o Google meu negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite a empresas de qualquer porte colocarem seus negócios literalmente no mapa do gigante de buscas, ajudando a divulgá-las nas buscas orgânicas do Google, no Google Maps e no Google+.

O principal objetivo da plataforma é aproximar as empresas de seu clientes, o que beneficia ambas as partes, já que se seus clientes estão procurando por você na internet, com o Google Meu Negócio você os ajudará a te encontrar.

Principais funcionalidades

O Google Meu Negócio permite que você gerencie sua presença online no buscador, disponibilizando funcionalidades essenciais para que você faça do próprio Google uma vitrine virtual, onde seus consumidores encontrarão todas as informações necessárias para despertar o interesse deles de chegarem até você, além de mostrar exatamente como eles poderão fazer isso. Quer saber como?

006-map-location.pngSeja facilmente encontrado pelos seus clientes

No Google Meu Negócio é possível inserir seu endereço exato no Maps, que mostrará rotas traçadas até seu estabelecimento toda vez que alguém procurar por ele.  

Também é possível definir o horário de funcionamento do seu negócio e exibir para os seus clientes informações para contato como telefone, site e até redes sociais.

001-workspace.png Mostre aos seus clientes tudo que você tem a oferecer

Você pode cadastrar fotos do seu estabelecimento, produtos ou até incluir um tour virtual para que seus clientes o seu negócio antes mesmo de colocarem os pés nele.

002-user.png Deixe que a satisfação dos seus clientes fale por você

Com o Google Meu Negócio os seus clientes satisfeitos podem atribuir notas ao seu estabelecimento, deixar comentários e fazerem do seu perfil virtual um verdadeiro mural de recomendações.

002-monitor.png Anuncie suas novidades sem pagar nada por isso

Uma nova funcionalidade do Google Meu Negócio tornou possível criar postagens dentro da plataforma, que durarão sete dias em sua página e poderão anunciar ofertas pontuais com descrição, imagens, vídeos, gifs e até call to action. Sendo possível ainda transformar essas postagens em eventos, para atrair pessoas em datas específicas.

Como a sua empresa será encontrada

O Google Meu negócio exibe três tipos de resultados de busca, e como a sua empresa será exibida nesses resultados depende não só do seu perfil na rede, como também da forma de pesquisa realizada pelo usuário.

Através da busca pelo tipo de serviço

Nesse caso o Google leva em conta a proximidade geográfica do seu estabelecimento em relação a quem está fazendo a pesquisa. Por exemplo, se um usuário estiver em Porto Alegre e procurar por “Agência Digital”, o Meu negócio exibirá as Agência Digitais mais próximas da localização de quem está fazendo a pesquisa.

Quando a pesquisa é realizada por smartphones, os resultados costumam ser mais precisos, uma vez que o Google acessa o GPS do aparelho para ter a localização exata.

Através da localização do estabelecimento

Acontece quando o usuário procura pelo seu serviço ou produto + o nome do bairro, região ou cidade de interesse. Por exemplo, ao procurar por “Agência Digital em Porto Alegre” , independente da sua localização, o Meu Negócio exibirá as Agências Digitais localizadas em Porto Alegre.

Agências Digitais através do Google Meu Negócio

Através da busca do nome da empresa

Acontece quando alguém procura especificamente pelo nome da sua empresa. Se ela estiver cadastrada no Google meu negócio, o resultado será exibido no lado direito da tela, com informações mais completas e suas últimas atualizações.

Como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio

Lembra do inicio desse texto quando dissemos que a chamada que o Google usa para divulgar o Meu Negócio foca na simplicidade de se cadastrar na plataforma? Então, a chamada não podia ser mais perfeita, já que é realmente muito simples.

Basta acessar o site do Google Meu negócio e clicar em “Comece Agora”. O login poderá ser feito com o mesmo acesso que você utiliza para o Gmail ou cadastrando um novo.

Logo após irá surgir a aba “ Adicionar Seu Negócio” onde você deve inserir informações básicas, como nome do estabelecimento, telefone, endereço, etc.

Adicionando seu negócio ao Google Meu Negócio

Feito isso, o Google pedirá que você confira as informações fornecidas anteriormente e preencha uma autorização para gerenciar a página da sua empresa. Em seguida, você será direcionado para uma tela em que o Google irá lhe propor o envio de um código de verificação para o endereço fornecido por você, e te dará acesso ao painel de controle.

Nesse painel aparecerá um banner vermelho em destaque no canto superior  da tela com o botão “Confirmar agora”. Para fazer essa confirmação, basta clicar nesse botão e inserir o código enviado pelo Google.

Esse código é enviado pelos correios e pode demorar de uma a duas semanas.

Depois de inserido o código, você terá total acesso ao painel e poderá gerenciar suas informações e fazer postagens sempre que quiser.

Embora retarde um pouco o acesso ao painel, o código de confirmação é uma forma de proteger a sua página, garantindo que somente você terá acesso a ela e a veracidade das informações que serão disponibilizadas para o público.

 

 

Daiane Brites
Daiane Brites Sobre o(a) autor(a)

cadastre-se e receba novidades