Com mais de um milhão de downloads, o primeiro lugar no ranking de tendências da Play Store e o título de app mais baixado para iPhones no Brasil, o Sarahah desbancou marcas estabelecidas como Facebook e Instagram em popularidade nos últimos dias. Já conhece o app?

O princípio é muito simples: franqueza. Inclusive, essa é a tradução literal do termo “sarahah”, que é uma palavra árabe, assim como a origem do seu criador Zain al-Abidin Tawfiq. Resumindo, o Sarahah permite o envio de mensagens anonimamente, incentivando a comunicação sincera.

sarahah

Como funciona

Ao criar uma conta no aplicativo, você consegue visualizar as suas mensagens recebidas e enviadas, preservando sempre o anonimato de quem as enviou. É possível encontrar perfis pela busca do aplicativo, sendo que, quem não quiser ser encontrado pode contar com a opção de ter o perfil acessado apenas por quem clicar no link direto.

No site, os desenvolvedores apontam como os benefícios do Sarahah a oportunidade de ter feedback dos seus colegas de trabalho, descobrindo desse modo as áreas nas quais você pode melhorar suas habilidades, além de estreitar relações com seus amigos através de uma comunicação honesta. Será?

Déjà-vu?

Parece que nós já vimos isso antes, né? Isso porque nós vimos, sim! Em 2014 o aplicativo Secret gerou polêmica após seu intuito inicial de ser um ambiente positivo de mensagens anônimas, o mesmo do Sarahah, ter sido deturpado e os casos de cyberbulling e linguagem imprópria causarem a derrocada aplicativo. O Secret encerrou as atividades de vez no ano seguinte, em 2015.

Fora das lojas de aplicativos, sites de perguntas anônimas também são populares na internet. Formspring, Ask.fm, e o mais recente Curious Cat, já acumularam visitantes diários impressionantes, principalmente entre adolescentes.

 

Daiane Brites
Daiane Brites Sobre o(a) autor(a)

cadastre-se e receba novidades