O Facebook é acessado diariamente por mais de um bilhão de usuários em todo mundo e atualmente é uma das plataformas mais utilizadas pelas empresas para alcançar seus clientes.
Se o objetivo do marketing de toda empresa é exatamente alcançar o seu público, então ele tem de ir de encontro a ele onde ele estiver, e nesse momento é muito provável que ele esteja nesse bilhão.
Além de aumentar a visibilidade, o facebook facilita o contato e ajuda a construir relações mais próximas com seus clientes, e anunciar nele, ainda traz a vantagem de que a sua oferta será vista exatamente por aquelas pessoas mais propensas a ter interesse, já que seleciona o público com base no local, idade, gênero e outros fatores determinantes de preferências.
A cada ano o Facebook lança várias novidades e atualizações, e algumas são muito interessantes para quem aposta nele como uma plataforma de negócios.
Separamos algumas que podem ajudar no marketing da sua empresa:
Facebook At Work: o At Work é uma rede social fechada em que uma empresa pode criar e utilizar um espaço exclusivo para funcionários e fornecedores.
Instant Articles: é uma forma de publicação onde agências de notícias poderão publicar artigos diretamente na plataforma para que a leitura de informações sejam mais agradáveis dentro da rede social.
Shopping Tab: é uma espécie de vitrine em que as páginas passarão a ter uma aba onde os usuários poderão conferir os produtos e fazer compras.
Messenger para negócios: o messenger integrará outros aplicativos, dando maior alcance as empresas que buscam atingir membros do facebook que utilizam os serviços. Aplicativos poderão ser instalados a partir do messenger , ou oferecer conteúdo a partir do retorno das mensagens.
Business on Messenger: Os anunciantes terão a opção de usar o messenger para enviar pedidos de atualizações, fazer confirmações e responder perguntas dos clientes.
Convites para aplicativos: é uma nova funcionalidade, exclusiva para a nova versão 4.0 do Facebook no IOS e Android SDK, que permite aos usuários enviar convite para os amigos. A novidade ajuda desenvolvedores de aplicativos a conquistar downloads orgânicos e alguns usuários já constataram bons aumentos nas taxas de conversão.
Analytics para aplicativos: o Analytics for apps é um recurso gratuito que permite às empresas conhecerem melhor o seu público e que relação ele mantém com seus aplicativos. Além de segmentar o público, ele permite uma análise métrica de grupos específicos do aplicativo baseadas nas escolhas do usuário.
Vídeos fora da rede social: os vídeos publicados no facebook poderão ser incorporados fora do site. O usuário poderá publicar um vídeo em sua timiline e colocá-lo em seu blog ou site sem precisar do YouTube ou Vimeo, como era antes. Assim, as marcas pensarão em como estao usando a rede social para distribuir conteúdo de vídeos e fazer um melhor planejamento de marketing.
ADS para mobile: a LiveRail passará a fornecer anúncios de exibição em espaços livres de propaganda e os anunciantes também poderão acessar dados de usuários anônimos para direcionar de forma mais eficiente suas ofertas, ferramenta que só o Facebook terá.