Por que ter um blog é importante? Descubra neste conteúdo especial!
Se você tem uma empresa, seja qual for o ramo de atuação, sabe que ter um site é fundamental. Afinal, a internet se tornou o principal lugar de busca por novos serviços e produtos. Logo, quem não está na rede, não é visto e muito menos lembrado.
O marketing digital em números
Você sabia que 68% dos brasileiros fazem pesquisas na internet até mesmo antes de comprar em uma loja física? O número obtido pela Connected Life vai de encontro à porcentagem alarmante de empresas que ainda estão dando seus primeiros passos no marketing digital. De acordo com o levantamento da McKinsey em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (Aba), 80% das empresas brasileiras engatinham no meio digital.
O que é um blog?
O blog é o canal de conteúdo autoral utilizado para estabelecer conexão com o público. É a partir dele que uma empresa pode melhorar seu posicionamento nos motores de busca e aumentar o tráfego orgânico. Ou seja, ter um site não basta. O site precisa ser constantemente alimentado e é por isso que o blog é necessário.
Mas, antes de saber os motivos pelos quais a sua empresa precisa de um blog, vamos entender o que é essa seção dentro de um site? Para falar sobre isso, precisamos voltar algumas décadas…
Tudo teve início em 1983, com o surgimento de um grupo de discussão com funções semelhantes a um blog. Em 1994, três anos após o lançamento do termo “World Wide Web” ou, simplesmente, “www”, nasceu o conceito de blog. Em 1997, com a consolidação do chamado “weblog”, as pessoas passaram a utilizar esse espaço digital para compartilhar suas rotinas, tutoriais e outros assuntos relevantes para públicos específicos.
O blog nos dias de hoje
Se antigamente os blogs funcionavam como diários virtuais, nos quais os autores dividiam detalhes de suas rotinas, hoje em dia vemos um novo formato. Afinal, essa função está a cargo das redes sociais. É nelas que os usuários compartilham desde o momento em que acordam até a hora de ir dormir. Sendo assim, o papel do blog mudou. Agora ele tem muito mais a ver com performance e desempenho.
Hoje em dia, o blog é destinado à produção de conteúdo autoral, com textos explicativos sobre diferentes assuntos. Tudo vai depender do público que se deseja atingir. Para as empresas, o blog se tornou um mecanismo eficiente para entregar conteúdo de valor ao cliente em potencial. É a porta de entrada para um relacionamento mais estreito e sólido. Podemos dizer, inclusive, que o blog ajuda a empresa a vender mais.
Ou seja, essa seção é fundamental dentro de um site. Trata-se de um recurso de comunicação insubstituível quando o objetivo é melhorar o posicionamento e aumentar o tráfego orgânico.
5 motivos para ter um blog
1. Educar o público
Ao compartilhar conteúdo relevante sobre assuntos de interesse do cliente em potencial, é possível ressaltar a relevância do seu produto ou serviço. Dessa forma, os visitantes do blog têm acesso a materiais ricos e de qualidade sobre o segmento de atuação da empresa. Aliás, os textos devem explorar as principais dores que o produto em questão é capaz de solucionar.
2. Tornar-se autoridade
Ter um blog no site institucional ajuda a empresa a se consolidar como autoridade em sua área. No entanto, é necessário desenvolver textos autorais, com conteúdo esclarecedor. Assim, a empresa tem a oportunidade de mostrar ao público toda a sua experiência, criando autoridade para o negócio na internet.
3. Posicionar-se no Google
Já falamos acima que um blog pode melhorar o tráfego orgânico do site graças ao posicionamento no Google. Isso ocorre porque muitos critérios de avaliação utilizados para ranquear páginas estão relacionados ao conteúdo do site. Dessa forma, vale a pena dar atenção aos textos para melhorar a indexação do site nos resultados do Google.
Lembre-se que os algoritmos utilizam alguns critérios para isso, tais como: palavras-chave, estrutura do texto (H1, H2, imagens, tamanho do parágrafo), links internos e externos, além da escaneabilidade do texto. Tudo isso veremos a seguir.
4. Estimular as vendas
As empresas que desejam vender mais têm nos blogs uma importante ferramenta. Afinal, ao educar o público, tornar-se autoridade na área e posicionar-se no Google aumentando o tráfego orgânico, é possível melhorar também o desempenho junto ao cliente ideal. Tudo isso pode ser potencializado com uma boa estratégia de inbound marketing, atraindo o público até o blog. Lembre-se de utilizar formulários, botões de contato e CTAs para maximizar a captação de leads.
5. Resultados sustentáveis e permanentes
Pensar no blog como um aliado para o desempenho na internet é fundamental para que ele siga gerando resultados. Nesse sentido, é importante saber que o blog é uma ferramenta de marketing digital com resultados a médio e longo prazo.
Ele precisa ser atualizado periodicamente para que, no futuro, continue trazendo bons resultados. Isso acontece porque todo conteúdo publicado permanece no ar, diferente das mídias tradicionais, que têm “prazo de validade”. Logo, um conteúdo relevante sobre determinado tema seguirá sendo visto mesmo que se passem anos da sua publicação.
SEO para blogs
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são utilizadas a fim de levar o blog para as primeiras posições do Google. Diariamente, milhares de pessoas utilizam o buscador para fazer pesquisas sobre diversos temas. Com isso, quanto melhor posicionado estiver o site, maiores são as chances de os usuários clicarem. Ou seja, SEO para blog é uma importante ferramenta do marketing digital, aumentando o tráfego orgânico.
Entenda melhor…
Depois de analisar 20 mil consultas no Google em um período de três meses, a empresa Internet Marketing Ninjas constatou que o primeiro resultado exibido na página de respostas do Google ganha aproximadamente 21% dos cliques. O segundo e o terceiro site exibidos recebem, respectivamente, 10% e 7%. Ou seja, quase metade dos cliques dos usuários acontece entre os primeiros resultados exibidos.
Isso quer dizer que é indispensável estar nas primeiras páginas do Google para aumentar o número de visitas em um site. E o SEO é utilizado justamente para isso: para otimizar sites e seus conteúdos. Assim, eles se tornam cada vez mais aceitos pelos buscadores, como o Google, Yahoo! e Bing. Para que um site seja exibido nas primeiras posições do Google, o algoritmo lê algumas informações. São fórmulas que ajudam a melhorar o ranqueamento de um site, com o objetivo de levá-lo ao topo dos resultados.
Como otimizar textos com SEO?
Um texto escrito de acordo com os princípios do SEO precisa considerar diversos pontos. Em geral, todos eles atendem aos requisitos do próprio Google, pensando na indexação do site e no melhor posicionamento nas páginas de resultado do mecanismo de pesquisa (SERP).
Um conteúdo para SEO consiste em artigos bem escritos, considerando desde as normas gramaticais e ortográficas até os princípios do SEO. Assim, um texto otimizado vai muito além da qualidade do conteúdo. Existem elementos básicos que ajudam a melhorar os resultados e alcançar boas posições.
Para entender melhor, podemos dizer que o algoritmo do Google – que se baseia em mais de 200 variáveis – considera a qualidade do texto, bem como a adequação aos critérios de SEO. Mas afinal, quais são esses critérios?
1. Escolha da palavra-chave
A escolha da palavra-chave é o primeiro passo para otimizar um conteúdo para SEO. É ela que auxilia no posicionamento do site. A palavra-chave deve ser escolhida antes mesmo de iniciar a produção do texto, pois irá guiar toda a escrita, além de influenciar em outros critérios que veremos a seguir.
Para definir a palavra-chave, atente-se para o segmento de atuação da empresa e para o tipo de conteúdo que deseja ranquear no Google. Afinal, de nada adianta escrever um texto maravilhoso se a taxa de busca pela palavra-chave for pequena. Sendo assim, o ideal é avaliar os seguintes critérios para escolher a palavra-chave ideal: volume de busca, dificuldade de ranqueamento, etapa do funil de vendas e posicionamento do site para a palavra-chave.
2. Otimização de tags
Os sites e suas páginas internas possuem tags HTML importantes para o texto SEO. E a escolha da palavra-chave tem tudo a ver com a otimização das tags. Entre elas está a Meta Title Tag, que é um dos principais elementos de um conteúdo otimizado para SEO.
A Title Tag, ou título do texto, é um dos aspectos mais importantes analisados pelas páginas de busca. Afinal, é ela que aparece na aba do navegador assim que a página do blog for aberta. Por isso, a palavra-chave precisa estar presente nessa tag, preferencialmente logo no início do título. Atente-se também para o tamanho da Title Tag, pois há um limite de caracteres a ser respeitado.
Além da Title Tag, existem ainda a Meta Description Tag (Meta Tag HTML), que é a descrição do conteúdo do artigo, e as Heading Tags, que nada mais são do que os famosos “H1, H2, H3…” do texto. Ou, traduzindo, o título e seus subtítulos. A palavra-chave deve ser utilizada nas Heading Tags sempre que se tratar de um título ou subtítulo importante.
E, atenção! É recomendável colocá-la no H1, ok?
3. Densidade do uso da palavra-chave
Será que é importante repetir a palavra-chave ao longo do texto? Se sim, quantas vezes é o ideal? Essa é uma dúvida comum entre os produtores de conteúdo, mas a resposta pode variar de texto para texto. Em geral, indica-se que a palavra-chave apareça entre 1% e 3% do volume do texto, só que essa não é uma regra fixa. Além de utilizá-la obrigatoriamente no título e em algumas Heading Tags, repita a palavra-chave ao longo do texto, prezando sempre por uma escrita natural. Excessos devem ser evitados!
4. Uso de links internos e externos
A linkagem considera links internos e externos. Os primeiros estão relacionados com o tempo que um visitante permanece no site, a fim de diminuir o Bounce Rate, que é a taxa de rejeição. Os links internos que apontam para outros artigos do blog ou para abas do site ajudam o usuário a navegar entre diferentes seções.
Já os links externos têm relevância ainda maior e também são monitorados pelo Google. Essa prática pode gerar mais autoridade para o domínio do site. Isso ajuda a melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa. O ideal é ter pelo menos um link externo no artigo do blog.
5. Uso de mídias (imagens e vídeos)
Além do texto de qualidade, é muito importante que um artigo de blog tenha imagens relacionadas com o conteúdo. Isso melhora a legibilidade do texto e ajuda na retenção dos usuários. Ao inserir imagens, é possível diminuir as taxas de rejeição (Bounce Rate), trabalhando em um melhor posicionamento nas páginas de pesquisa. Os vídeos também são aceitos e podem deixar o conteúdo mais dinâmico e atrativo.
Um detalhe importante é configurar a imagem com informações como o alt text (texto alternativo) e legenda, lembrando de inserir a palavra-chave no primeiro item.
6. Tamanho e estrutura do texto
Assim como em uma redação da escola ou no vestibular, a estrutura do texto faz toda a diferença no conteúdo do blog. As boas práticas de SEO não definem um tamanho exato, mas, de acordo com um estudo da Backlinko em 2020, os textos presentes entre as 10 primeiras posições do Google têm, em média, 1500 palavras.
O texto do blog pode ser dividido entre introdução, sumário e parágrafos. Na introdução, lembre-se de inserir a palavra-chave, pois o algoritmo do Google monitora sua presença no primeiro parágrafo. Já o sumário pode ser inserido na sequência, com a ordem dos subtítulos que virão a seguir, preferencialmente com bullets points. Ele ajuda a melhorar a experiência do usuário, que pode clicar em um item e ser automaticamente direcionado para a parte do texto referente.
Ah! Os parágrafos não podem ser longos. O ideal é que contenham em torno de 120 palavras cada. Isso deixa a leitura mais fluida, impactando diretamente na escaneabilidade do texto.
7. Uso de call-to-action
Para finalizar um bom texto de blog, lembre-se de inserir um parágrafo de fechamento contendo CTAs e chamadas para ação. Dê preferência a frases com verbos no imperativo e utilize links para direcionar o visitante ao WhatsApp da empresa ou formulário de contato, por exemplo. O copy do CTA faz toda a diferença na taxa de conversão e pode influenciar o leitor na tomada de decisão.
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