Saiba como atrair mais clientes com o mobile marketing e conquiste novos patamares com o seu negócio
Falar que o cenário do marketing digital está em constante evolução soa clichê, mas essa é a realidade. E essa transformação vem sendo impulsionada pelo uso dos dispositivos móveis. Aliás, você sabia que o Brasil possui mais celulares do que habitantes?
Um levantamento da FGV descobriu que nosso país tem nada menos do que 242 milhões de dispositivos em uso, um número interessante para uma população que beira os 214 milhões de habitantes de acordo com o último censo do IBGE. Nessa conta, se avaliarmos a quantidade de tablets, notebooks e similares, chegamos a um número de 352 milhões de itens. Parece muito para você?
É por isso que o Mobile Marketing tem se estabelecido como uma estratégia indispensável para as empresas que buscam atrair e engajar mais clientes. Para não ficar para trás, é importante entender quais são as estratégias que podem ser aplicadas, de modo a alcançar um público qualificado para impulsionar o crescimento do negócio – seja qual for seu nicho.
O que é Mobile Marketing?
O Mobile Marketing refere-se a um conjunto de estratégias e técnicas voltadas para o envolvimento do público-alvo por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Em especial, essa abordagem reconhece a preferência dos consumidores em utilizar seus dispositivos móveis para realizar diversas atividades, como simples pesquisas na internet e interações em redes sociais até compras online.
Uma das características mais interessantes do Mobile Marketing é a sua adaptação ao comportamento do usuário em dispositivos móveis. Para tanto, são considerados aspectos como a interface sensível ao toque, o tamanho da tela e a mobilidade do aparelho. Tudo isso para garantir que o conteúdo seja facilmente acessado e visualmente atrativo.
Com a popularidade dos aplicativos e as possibilidades oferecidas pelas notificações push, o marketing mobile também pode aproveitar esses recursos para alcançar os clientes de forma mais direta e impactante. Assim, costumamos dizer que o objetivo é oferecer uma experiência otimizada e personalizada, independentemente do dispositivo que está sendo utilizado.
A importância do Mobile Marketing na era Mobile-First
O aumento impressionante no uso de dispositivos móveis e o rápido avanço da tecnologia tornaram o Mobile Marketing uma prioridade dentre as estratégias digitais. Além do mais, com o conceito de Mobile-First, as empresas agora reconhecem que o público está cada vez mais presente nos dispositivos móveis. Assim, a experiência do usuário proporcionada nesses tipos de plataforma é fundamental para o sucesso do marketing digital.
O que é Mobile First? Trata-se de um conceito aplicado em projetos web, onde o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento é direcionado aos dispositivos móveis e, somente depois, adaptado para os desktops. O termo foi introduzido em 2011 por Luke Wroblewski, diretor de produto do Google na época.
Nesse sentido, podemos entender que o Mobile Marketing é essencial para oferecer uma experiência perfeita ao cliente, seja qual for o dispositivo em uso. Na prática, isso influencia a forma como o conteúdo é apresentado, a velocidade de carregamento do site, a facilidade de navegação e a usabilidade geral. Afinal, sabemos que uma experiência positiva pode gerar maior engajamento, satisfação do cliente e aumentar as chances de conversão.
Indo ao encontro de todas essas vantagens, também deve ser considerado que tanto o Google quanto os demais mecanismos de busca têm valorizado cada vez a experiência móvel. Não à toa, seus algoritmos consideram a otimização para dispositivos móveis como um fator de ranqueamento nos resultados de pesquisa. Resumindo: o Mobile Marketing não só melhora a experiência do usuário, como impulsiona o tráfego orgânico do site, aumentando sua visibilidade nos resultados de busca.
Estratégias eficazes de Mobile Marketing
Para implementar o Mobile Marketing, é importante analisar todo o cenário, para então adotar as estratégias adequadas para a finalidade em questão. Em especial, podemos citar algumas ações:
Design responsivo
Um site responsivo é o primeiro passo para fazer bonito na era Mobile. Por isso, é primordial que a página na web seja responsiva, o que significa dizer que ela deve ter a capacidade de se adaptar automaticamente a diferentes tamanhos de tela. Para o cliente, isso vai proporcionar uma experiência agradável e fluida. Além disso, como já foi dito anteriormente, o design responsivo reduz os problemas de usabilidade e melhora a classificação do site nos resultados de busca.
Otimização para velocidade
O tempo de carregamento de uma página é fator determinante para a experiência do usuário. Principalmente quando estamos falando em dispositivos móveis. Por isso, é importante otimizar o desempenho do site, reduzindo o tamanho das imagens, utilizando o cache do navegador e eliminando elementos desnecessários que possam interferir na velocidade de carregamento. Páginas muito pesadas e com abertura lenta costumam ser facilmente deixadas para trás no mundo rápido e dinâmico da internet mobile.
Desenvolvimento de aplicativos
Para empresas que possuem um modelo de negócio adequado para aplicativos móveis, a dica é considerar a criação de um app. Isso pode oferecer aos clientes uma experiência mais personalizada e interativa, aproximando o público da marca. Além disso, os aplicativos representam uma maneira eficaz de aumentar o envolvimento do usuário e a fidelidade à marca.
E-mail Marketing Mobile-Friendly
Você já ouviu falar nesse termo? Também chamado de “e-mail estreito”, esse tipo de conteúdo é produzido para ser facilmente acessado e lido na tela de um celular. Afinal, como a maioria dos usuários tem verificado suas caixas de entrada diretamente pelo smartphone, é fundamental que as campanhas de e-mail marketing sejam otimizadas. Nesse caso, os e-mails precisam ser responsivos, com chamadas de ação claras e fáceis de ler em telas menores.
Publicidade Mobile
Na era atual, explorar a publicidade móvel, com anúncios em aplicativos ou redes de anúncios para dispositivos móveis, tornou-se fundamental. E os números provam esse cenário: em 2021, segundo a pesquisa Global Digital Shopping Playbook divulgada pela Cybersource em parceria com a PYMNTS, 52% dos consumires brasileiros utilizaram o celular pelo menos uma vez para fazer compras online. Assim, com a segmentação adequada, é possível alcançar o público-alvo de forma mais precisa para aumentar a eficácia das campanhas.
Vídeos e conteúdos interativos
Não é de hoje que o conteúdo visual, como vídeos e conteúdo interativo, tem forte apelo junto aos usuários móveis. Portanto, incorporar esse tipo de conteúdo em uma estratégia de Mobile Marketing faz todo o sentido quando o objetivo é aumentar o engajamento e melhorar a experiência do usuário.
Conheça as métricas importantes para o Mobile Marketing
Obviamente, a mensuração dos resultados é essencial em qualquer estratégia de marketing digital, inclusive no Mobile Marketing. Ao implementar campanhas em redes móveis, é importante acompanhar os dados relevantes para avaliar o desempenho e identificar áreas de melhoria.
a) Taxa de conversão: a taxa de conversão permite entender como os usuários móveis estão respondendo às suas chamadas de ação, promoções e ofertas.
b) Taxa de rejeição: com a taxa de rejeição é possível identificar problemas de usabilidade, o que pode indicar que a página não está oferecendo uma boa experiência móvel.
c) Tempo de permanência na página: ao acompanhar quanto tempo os usuários permanecem nas páginas do site é possível mensurar o nível de engajamento e interesse em seu conteúdo.
d) Origem do tráfego: essa métrica permite entender de onde vem o tráfego móvel, inclusive o sistema operacional utilizado, facilitando a identificação das fontes que estão gerando mais visitas e conversões em dispositivos móveis.
e) Dados de geolocalização: no caso de empresas com sede física, os dados de geolocalização permitem segmentar as campanhas, oferecendo promoções ou ofertas baseadas na localização dos usuários.
Outro ponto interessante a respeito das métricas é que, ao aliar esses dados a ferramentas de análise, como o Google Analytics, é possível obter insights para otimizar as estratégias de Mobile Marketing. Isso se reflete em maior entendimento para a tomada de decisões inteligentes e assertivas.
Entenda mais sobre a experiência do usuário em dispositivos móveis
Como vimos até aqui, uma das chaves para o sucesso do Mobile Marketing é priorizar a experiência do usuário. Afinal, um site que não está otimizado pode gerar frustração, resultando em taxas de rejeição elevadas, além de baixa taxa de conversão. Portanto, é necessário investir na experiência de usuário para alcançar bons resultados com a estratégia digital.
Nesse sentido, além de garantir o design responsivo e a velocidade de carregamento rápida, considere a navegação intuitiva e simplificada. É importante que o site tenha botões visíveis o suficiente para que os usuários possam clicar com facilidade. Considere isso pensando que os dispositivos móveis possuem telas menores do que um computador, por exemplo.
Na prática, pense que o usuário não deve procurar um botão de contato ou investigar a fundo a página para descobrir o preço de um produto. Esses recursos precisam estar em evidência no design, com fontes grandes o bastante para que em um simples olhar tudo seja encontrado. Ainda, facilite a conclusão de ações importantes, como preenchimento de formulários ou finalização de compras. Tudo deve ser muito simples, rápido e eficiente.
Outro aspecto a ser analisado é a relevância do conteúdo da página. Hoje em dia, o tempo é precioso, por isso, os usuários valorizam sites que não os fazem, justamente, colocar o tempo fora. Ofereça conteúdo adequado, relevante e atraente para as necessidades e preferências do público. Isso inclui títulos claros, descrições concisas e imagens visualmente atraentes. Lembre-se que a tela menor requer uma abordagem focada, evitando sobrecarregar o usuário com informações excessivas.
Integração com estratégias multicanal
Lembre-se que uma estratégia de Mobile Marketing eficaz deve ser integrada com outras estratégias de marketing digital e canais de comunicação. Ao integrá-lo com campanhas de e-mail, redes sociais, SEO e outras ferramentas, é possível criar uma experiência mais consistente e envolvente para o cliente, considerando todos os pontos de contato.
Um exemplo disso é o envio de e-mail marketing. Nesse caso, verifique se o conteúdo é responsivo e se os botões de chamada à ação são fáceis de serem clicados em dispositivos móveis. Outro cuidado importante diz respeito às redes sociais. Ao promover uma marca no Instagram, certifique-se de que os links redirecionam para páginas otimizadas para mobile.
Além disso, a integração multicanal permite criar campanhas de remarketing que consideram o comportamento do usuário em diferentes canais. Na prática funciona assim: se um usuário visitou seu site em um smartphone, procure direcionar anúncios relevantes para esse público em outros dispositivos, mantendo a marca presente e reforçando a mensagem.
Dicas para implementar o Mobile Marketing com sucesso
Conheça seu público-alvo
Entenda as preferências, comportamentos e necessidades do seu público em dispositivos móveis e desenvolva uma experiência personalizada.
Seja claro e conciso
O espaço limitado em dispositivos móveis requer uma comunicação clara e concisa. Evite conteúdos excessivamente longos e seja objetivo em sua mensagem.
Teste a experiência do usuário
Faça testes em diferentes dispositivos e considere, por exemplo, sistemas operacionais Android e iOS, para garantir que a experiência seja otimizada em todos os cenários.
Aproveite as notificações push
Use as notificações push de forma estratégica para enviar mensagens relevantes e oportunas aos usuários.
Como estão suas estratégias de Mobile Marketing?
Agora que você já compreendeu a relevância do Mobile Marketing e como ele pode impulsionar o seu negócio, é hora de adaptar as suas estratégias para esse universo em constante evolução.
Aproveite as oportunidades que o mundo mobile proporciona e alcance um público engajado por meio de dispositivos móveis. Aqui na Kaizen, nosso time de especialistas em marketing digital está pronto para trabalhar a sua marca e fazê-la conquistar novos patamares.