Melhores práticas de SEO na Black Friday: saiba como maximizar as vendas

Saiba como aumentar as vendas antes do Natal com SEO na Black Friday!

A Black Friday é uma data de grande importância no comércio – e já está mais do que consolidada em todo o mundo. Afinal, o evento originário dos Estados Unidos é reconhecido pelos descontos impressionantes em itens diversos. Seja em artigos de moda, vestuário, cosméticos, eletrônicos ou brinquedos. Não há um departamento que não se impacte com as promoções desse período. Para alavancar as vendas, cada vez mais os lojistas investem em práticas de SEO na Black Friday. Afinal, essa é uma chance única de impulsionar as vendas e aumentar os lucros antes que o ano termine.

Anualmente, milhões de consumidores aguardam ansiosamente por essa oportunidade de adquirir produtos com belos descontos. Inclusive, segundo o canal Meio & Mensagem, a intenção de compra dos brasileiros cresceu 32% para a Black Friday 2023. Em comparação com o ano anterior, a pesquisa realizada pela MField mostra que agora 75,6% dos brasileiros pretendem realizar alguma compra na Black Friday.

Se não bastasse esse aumento, 56,7% dos entrevistados revelaram que as lojas online são a preferência para a data. Enquanto isso, 18,6% pretendem aproveitar tanto as ofertas online, quanto em lojas físicas. E somente 3,9% pretendem ir às lojas pessoalmente comprar. Interessante, não é?

Esses dados ligam um sinal de alerta nos lojistas de e-commerce de todos os segmentos. Afinal, é fundamental traçar estratégias eficazes para se destacar da concorrência e atingir o público até o próximo dia 24 de novembro. Para entender como usar o SEO (Search Engine Optimization) e suas estratégias para destacar a loja online na reta final de ano, continue a leitura.

melhores práticas de seo na black friday
Saiba como aproveitar as melhores práticas de SEO na Black Friday para aumentar as vendas antes que o ano termine!

Otimização de palavras-chave para a Black Friday

A primeira prática de SEO na Black Friday é a otimização das palavras-chave que se relacionam com produtos, serviços e promoções. Ou seja, é a tarefa de escolher termos populares que os consumidores usam ao buscar por produtos ou serviços. Rotineiramente, incorporar esses termos estrategicamente no conteúdo, títulos e descrições do site ajuda a aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa orgânica. Ou seja, é uma prática de SEO na Black Friday que deve se estender por todo o ano, afinal, o Google avalia essas palavras-chave.

Aqui, o foco está em compreender os termos mais relevantes para o público-alvo e criar conteúdo que foque neles. O primeiro passo é realizar uma pesquisa de palavras-chave referentes ao negócio. Depois de identificar os principais termos, é hora de incorporá-los ao site e demais materiais de marketing digital. Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio de artigos no blog do site. Na prática, isso auxilia no ranqueamento do site junto aos mecanismos de busca, como é o caso do Google e Bing, por exemplo.

Mas, aqui vai uma dica importante: procure manter o equilíbrio, evitando o excesso de palavras-chave. Tudo que é demais traz prejuízos e isso pode interferir negativamente na experiência do usuário.

Criando conteúdo de valor para o público-alvo

Se você é antenado nas tendências digitais, sabe que uma das principais aliadas do marketing é a criação de conteúdo relevante. Dito isso, podemos ressaltar que o conteúdo é a base de sustentação do SEO na Black Friday. E em qualquer época do ano! Mas, para a promoção da última sexta-feira de novembro, os consumidores buscam, especialmente, informações relevantes sobre produtos que desejam.

Nesse sentido, a produção de conteúdo autoral, rico em detalhes e com aprofundamento é essencial não apenas para atrair, como para manter a atenção do público. Para colocar essa estratégia em prática, é importante entender as necessidades e os desejos do público que deseja atingir. Sabendo disso, o conteúdo deve responder às perguntas mais frequentes dos consumidores. Além disso, é interessante compartilhar análises sobre os itens ou mesmo tutoriais de uso.

As ofertas também podem – e devem – ser divulgadas. No entanto, sempre com um caráter informativo, trazendo dicas de como fazer boas compras na Black Friday, por exemplo. Pensar fora da caixa, trazendo conteúdos criativos e diferentes do que se vê por aí é uma boa forma de atrair o público e aproveitar o SEO na Black Friday.

Melhorias técnicas para acelerar o desempenho do site

Em resumo, podemos entender que um site rápido é um site de sucesso. Mas existem muitas razões para isso e elas interferem diretamente no SEO na Black Friday.

Veja bem: a velocidade de carregamento é um dos fatores determinantes no SEO, pois impacta diretamente na experiência de usuário. No caso do SEO na Black Friday, sabemos que a concorrência é intensa, por isso o lojista precisa realizar os ajustes em tempo hábil. Afinal, os consumidores estão cada vez mais impacientes. E, mais do que nunca, eles não têm tempo para perder em um site lento que demora para carregar.

É importante saber que existem diversas formas de melhorar o desempenho do site. Em geral, algumas um tanto quanto simples, como compactar imagens. Isso significa dizer que é preciso evitar subir mídias muito pesadas em páginas e postagens. Além disso, é importante habilitar o armazenamento em cache, otimizar o código e, principalmente, investir em hospedagem de qualidade. Esses aspectos de SEO na Black Friday interferem diretamente na velocidade de carregamento, por isso, requerem uma análise criteriosa.

Além de rápido e ágil, o site precisa ser responsivo. Afinal, hoje em dia a maioria dos usuários navega na internet por dispositivos móveis. De acordo com um levantamento recente do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGVcia), o Brasil possui 464 milhões de dispositivos digitais em uso. Nessa conta entram todos os aparelhos, como computador, notebook, tablet e smartphone. E mais da metade deles são celulares. Hoje, o país contabiliza 1,2 smartphones por habitante, o que nos leva ao montante de 249 milhões de celulares ativos no Brasil.

seo na black friday porque brasileiros compram pela internet por celular
A grande maioria dos brasileiros utiliza o smartphone para fazer compras online. Por isso, o SEO na Black Friday precisa avaliar essa característica comportamental.

Aliás, a pesquisa Consumo Online no Brasil, feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revelou que em 87% das compras realizadas na internet o brasileiro utilizou um smartphone. De olho nisso, é visível a necessidade de as empresas aderirem a modelos de sites responsivos.

Mas o que é um site resposivo? Um site responsivo é aquele que tem seu layout facilmente adaptável para os diferentes tamanhos de tela. Ou seja, não importa em que tipo de dispositivo ele for aberto, suas configurações e visual permanecerão adequados.

Você sabe o que é uma Agência de SEO? Entenda as principais atribuições dessa empresa clicando aqui.

seo na black friday ajuda adivulgar promoções
As parcerias estratégicas permitem otimizar o alcance das mensagens, consistindo em uma excelente estratégia de SEO na Black Friday

Estratégias de Link Building para a Black Friday

Você já ouviu falar em Link Building? Trata-se de uma prática que consiste na obtenção de links de qualidade de outros sites para o seu site. Quando falamos em SEO na Black Friday, inclusive, é possível utilizar essas estratégias para aumentar a autoridade do site. Nesse caso, o Link Building contribui na melhor classificação nos resultados de pesquisa, direcionando um tráfego qualificado.

Para os lojistas que estão pensando em aderir à prática, uma dica é produzir conteúdo de qualidade, com diferenciais atrativos. Afinal, ele precisa ser digno de compartilhamento para, então, atrair links naturalmente. Além disso, é válido considerar algumas parcerias estratégicas com outros sites e blogs. Nesse caso, sites parceiros podem compartilhar informações sobre as promoções de Black Friday, gerando links de direcionamento.

Parcerias estratégicas para aumentar a autoridade do site

Hoje em dia, as parcerias estratégicas colaboram na visibilidade e autoridade de uma página na internet. Dessa forma, é possível investir nesse tipo de relacionamento para otimizar o SEO na Black Friday. Algumas estratégias incluem:

Colaboração com influenciadores: criar parcerias com influenciadores que possuem familiaridade com a marca pode ampliar o alcance da mensagem.

Parcerias de conteúdo: produzir conteúdo com outros sites e blogs pode ser pertinente para atrair mais tráfego para o site na Black Friday.

Programas de afiliados: implementar um programa de afiliados faz com que parceiros promovam seus produtos e, em troca, recebam comissão pelas vendas.

Participação em eventos online: eventos virtuais relacionados podem ampliar a rede de contatos e aumentar a visibilidade da marca pré-Black Friday.

Aproveite para saber como o SEO Local pode impulsionar as vendas de negócios locais. Clique aqui e confira!

Monitoramento e análise de dados para otimização contínua

Por fim, com o intuito de alavancar o SEO na Black Friday, é importante entender a relevância do monitoramento e da análise de dados. Essas práticas precisam ser implementadas, a fim de manter uma otimização contínua em todas as estratégias de SEO. Ou seja, é um cuidado que vai além da Black Friday.

Isso é importante, pois a avaliação rotineira permite identificar o que está funcionando e quais são as melhorias necessárias. Para tanto, existem ferramentas de análise para acompanhar tráfego, taxas de conversão e o até mesmo comportamento do usuário. A partir de um olhar atento também é possível identificar páginas e palavras-chave que geram os melhores resultados.

Como se pode ver, a Black Friday é uma excelente oportunidade para lojistas aumentarem suas vendas antes do Natal. E, aproveitando o comportamento do consumidor – que prefere compras online e utiliza massivamente o smartphone para isso –, é fundamental adequar estratégias sólidas de SEO na Black Friday.

Para ficar por dentro de mais dicas e aprender a melhorar sua presença digital, continue acompanhando o blog da Kaizen! 😉

Compartilhe este post

Preencha o formulário abaixo para receber uma avaliação personalizada do seu negócio.
Formulário Páginas Internas