Lançado em 2011, o SnapChat teve seu  momento de glória em 2015 quando atingiu a marca dos 200 milhões de usuários ativos e passou a mostrar todo seu potencial como uma plataforma de negócios para quem queria investir em publicidade. E o potencial era enorme, quase irresistível para os anunciantes, afinal, não é todo dia que surge um aplicativo onde as histórias reais patrocinadas chegavam a gerar 40 milhões de visualizações, número maior do que qualquer programa de tv em horário nobre.

É claro que com a crescente popularidade, o SnapChat rapidamente redefiniu sua estratégia de anúncios e aumentou suas funcionalidades de publicidade, oferecendo diversas opções para quem quer investir na plataforma.

A publicidade 3V do SnapChat

Chamada de 3V (Vertical Video Views),  a publicidade do SnapChat tem como grande vantagem a exibição de vídeos verticais, que ocupam toda a tela do aparelho, ganhando em tamanho de exibição da maioria de seus concorrentes e também em efetividade, já que são muito mais fáceis de visualizar em dispositivos móveis, sem ser preciso virar o aparelho de lado.

Existem três formatos de anúncios no Snap: Discover, Live (histórias ao vivo) e os populares Geofilters, que são filtros por localização.

A publicidade do SnapChat

Discover

O Discover é um formato de anúncio direcionado para meios de comunicação e tem como finalidade levar os usuários a consumir o conteúdo dos patrocinadores. Ele apresenta chamadas para artigos, notícias, séries e até filmes.

Live

O Live é destinado especialmente para aquelas marcas que desejam gerar buzz para eventos ao compartilhar suas histórias ao vivo, deixando os melhores momentos das principais festas, desfiles e comemorações que são destaque no mundo disponíveis na função para que os usuários visualizem.

Geofilters

O Geofilters é um recurso que oferece um filtro personalizado para uma determinada região , permitindo aos anunciantes criarem filtros especiais para datas comemorativas e eventos, ou para serem usados em um lugar especifíco.

Além de uma forma menos agressiva de divulgação, o Geofilters ainda tem a vantagem de associar a marca a um momento positivo vivido pelo usuário, gerando um branding bastante expressivo.

 

Confira nosso vídeo sobre publicidade no SnapChat

Público e segmentação

Logo que lançou suas modalidades de publicidade o Snap focava sua estratégia de vendas na afirmação de que o app seria “ a melhor maneira de alcançar pessoas de 13 a 34 anos”,  mostrando  que ao contrário do que se falava, seu público  também é composto por adultos e não  somente por adolescentes sem poder de compra.

Mesmo assim, sua capacidade de segmentação era bastante limitada, permitindo aos patrocinadores escolher  apenas o formato de anúncio e o local ou gênero. Mas, recentemente o app anunciou uma parceria com o Oracle Data Cloud, que vai permitir a exibição de anúncios a partir das compras offline dos usuários, com base nas compras efetuadas no cartão de crédito.

Público e segmentação - Uma audiência jovem no SnapChat

Vale a pena investir no SnapChat?

Como vocês já devem ter ouvido que  2017 não tem sido um ano fácil para o SnapChat, o que faz essa pergunta ganhar um peso ainda maior.

A verdade é que com a concorrência cada vez mais pesada dos novos recursos nos aplicativos de Mark Zuckerberg, principalmente do Instagram Stories, o SnapChat perdeu usuários e força, crescendo apenas 5 % em relação ao trimestre passado.

Com certeza, o app ainda é uma das plataformas mais divertidas, interativas e atraentes  de se anunciar para estratégias de branding e, com a nova forma de segmentação, talvez ganhe um novo fôlego. Mas, se o seu objetivo é performance ou você precisa de uma estratégia de marketing mais completa, talvez mídias sociais como o velho e bom Facebook e até mesmo o Instagram, sejam mais recomendados.

 

 

Tiago Flores Dias
Tiago Flores Dias Sobre o(a) autor(a)
Consultor de Marketing Digital, Growth Hacker e Empreendedor com mais de 18 anos de experiência de mercado, apaixonado por inovação e líder de uma das maiores agências de marketing digital de performance do país.

Siga-me


cadastre-se e receba novidades