Se por um lado o avanço da internet através da revolução web 2.0 tornou viável aplicativos complexos e novas formas de interação dentro da internet, até o advento das redes sociais na internet não tínhamos ferramentas que possibilitassem a identificação clara das pessoas tal qual temos hoje no mundo real.
As redes sociais surgem como o ambiente perfeito para que as pessoas se relacionem de todas as formas possíveis, elevando o patamar dos relacionamentos digitais para o mais próximo possível da realidade.
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleEntendendo as Redes Sociais
As redes sociais são tão boas quanto as pessoas são, quanto mais os usuários aderem as redes como a do Facebook que hoje já conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo destes mais de 70 milhões só no Brasil, mais se torna necessário estar presente ativamente dentro delas, mas como expressar a sua marca em um ambiente onde a ultima coisa que o usuário quer é conversar com a sua empresa?
Não se assuste com isto, pessoas estão nas redes sociais para falar com pessoas e compartilhar experiências e sentimentos pessoais, muitas vezes sem se importar muito com quem esta vendo isto tudo, ao mesmo tempo que sentem uma misteriosa necessidade da aprovação através de um simples “curtir”, a cultura do selfie é o máximo expoente que comprova isto.
As redes sociais são o reflexo do que os grupos sociais são no mundo real, se você compartilhar a foto de um cachorrinho terá um engajamento grande positivo e por vezes até negativo, mas nada disto estará transmitindo o conteúdo da sua marca para o consumidor e consequentemente não haverá ganhos em reconhecimento de marca ou vendas.
O trabalho da sua marca é compreender quais os assuntos que realmente interessam aos usuários ao mesmo tempo que transmitem os valores que você quer transmitir para que a venda dos produtos e captura dos clientes aconteça praticamente de forma natural.
As Redes Sociais não são algo isolado do resto do mundo
Com o crescimento assustador da mobilidade não se trata mais de falar sobre o usuário online e sim do usuário no contexto online recebendo estímulos externos o tempo todo e estes estímulos influenciando nos conteúdos dentro das redes sociais. As pesquisas de segunda tela realizadas pelo Ibope no Brasil ja dão conta de que 76% dos usuários de internet no Brasil acessando a internet enquanto assistem televisão e que 54% destes realizam algum tipo de comentário sobre o assunto que estão assistindo nas redes sociais.Logo faz parte do planejamento e produção do conteúdo relevante para as redes sociais observar o que acontece no mundo e principalmente nas outras mídias para estar falando da coisa certa no momento certo.
Entender a sua audiência e produzir conteúdo relevante
Não existe marca politicamente incorreta nas redes sociais ao menos que só queira se relacionar com pessoas que valorizem este tipo de comportamento, entender a linguagem e o conteúdo da sua marca nas redes sociais é entender quem é seu público alvo e produzir o algo que realmente gere engajamento manifestado através de ações como curtir, compartilhar ou comentar.
Não insista em ofertas repetidas e conversas unilaterais sobre produtos
Você poderá apresentar um milhão de vezes a oferta do dia que o alcance dela não irá gerar resultado algum pois a postagem não terá a força das multidões para se espalhar e alcançar um grande número de consumidores.
Na era do storytelling e da transmídia, contar boas histórias e relaciona-las aos seus produtos de forma sútil sempre será a melhor solução para alcançar bons resultados de venda nas redes sociais, somente um conteúdo pensando em pessoas e não em produtos poderá dar resultado.
O Sac Virtual e o Medo do Cliente Mal Atendido
Nem todo ação de resposta nas redes sociais será positiva e representará que você esta indo bem, muitas vezes poderá ser um estopim de um crise a ser gerenciada, como o típico caso de um cliente insatisfeito que transforma a sua página do facebook em um SAC.
Neste caso não existe outra forma de agir a não ser estar preparado tanto para gerenciar o caos quanto a ordem, não fugir de assuntos polêmicos e demonstrar o tempo todo que esta disposto a solucionar problemas.
Afinal a empresa confiável não é aquela que não erra e sim aquela que ouve seus clientes.
Métricas de Engajamento e Consumo nas Redes Sociais
Imagine-se no lugar de um corredor profissional que sonha com o ouro olímpico, o que é preciso saber para poder vencer esta corrida?
Qual foi o tempo da ultima pessoa que venceu? Quantos quilos ela pesava? Quantas horas ela treinava? As métricas servem como uma ferramenta fundamental de apoio a tomada de decisões melhores nas redes sociais.
Mensurar o resultado das suas ações nas mídias sociais é de vital importância, além de ter se tornado extremamente fácil com todas as ferramentas que as plataformas de redes sociais como o Facebook oferecem.
Você primeiramente deve entender que toda interação: clique do usuário, historias compartilhadas são consideradas engajamento, toda ação direta é considerada também consumo de conteúdo, parece simples distinguir mas não é, inclusive é assunto bem polêmico, mas o que importa disto tudo para sua empresa é que:
A relação entre comentários positivos, clicks e acessos ao conteúdo da sua postagem determinam o quanto o conteúdo produzido por você é bom e relevante para sua audiência, desde que as pessoas que estejam fazendo isto sejam as pessoas que você realmente quer atingir e para isto não existe melhor filtro do que a qualidade e direcionamento do conteúdo
Soluções de Publicidade no Facebook
É sabido que o facebook vem diminuindo cada vez mais o alcance orgânico das publicações mas até onde isto é ruim?
Diminuir o alcance para apenas as pessoas que realmente se engajam com o conteúdo é uma forma de limpeza que tira o alcance para aqueles que simplesmente não tem interesse pelo assunto da sua empresa e somente por promoções de compartilhamento sem conteúdo. Ganhe isto, concorra aquilo, isto não é conteúdo base para uma página no facebook, somente em determinado momento e para determinada audiência isto fará algum sentido.
O poder de segmentação da plataforma permite que você utilize inúmeros recursos de segmentação que incluem: cidade, país, estado, sexo, idade e agrupamento de interesses, isto permitirá que você alcance pessoas que se parecem muito com os seus consumidores mas não irá assegurar que eles sejam seus consumidores, o seu conteúdo é que irá determinar isto.
Shama Kabani chama isto de atração mas eu prefiro chamar de casamento dentro do pensamento de Seth Godin, pois é isto o que é, um perfeito casamento entre o conteúdo certo e as pessoas certas.
Neste ponto, no ponto de gerar vendas efetivas através de uma audiência efetivamente qualificada e fiel é que deve atuar a força de venda no facebook.
Quando você promove uma publicação de produto para a audiência que já é fã da página no facebook uma promoção você esta efetivamente oferecendo um proposta válida para pessoas que já foram atraídas pela sua marca, dentro do facebook toda estratégia de publicidade direta e interruptiva gera acessos sem conversão e desperdício de mídia, aprenda a utilizar o máximo desta plataforma e comece logo a gerar os resultados que você tanto almeja.