Lançado em 2011, o SnapChat teve seu momento de glória em 2015 quando atingiu a marca dos 200 milhões de usuários ativos e passou a mostrar todo seu potencial como uma plataforma de negócios para quem queria investir em publicidade. E o potencial era enorme, quase irresistível para os anunciantes, afinal, não é todo dia que surge um aplicativo onde as histórias reais patrocinadas chegavam a gerar 40 milhões de visualizações, número maior do que qualquer programa de tv em horário nobre.
É claro que com a crescente popularidade, o SnapChat rapidamente redefiniu sua estratégia de anúncios e aumentou suas funcionalidades de publicidade, oferecendo diversas opções para quem quer investir na plataforma.
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleA publicidade 3V do SnapChat
Chamada de 3V (Vertical Video Views), a publicidade do SnapChat tem como grande vantagem a exibição de vídeos verticais, que ocupam toda a tela do aparelho, ganhando em tamanho de exibição da maioria de seus concorrentes e também em efetividade, já que são muito mais fáceis de visualizar em dispositivos móveis, sem ser preciso virar o aparelho de lado.
Existem três formatos de anúncios no Snap: Discover, Live (histórias ao vivo) e os populares Geofilters, que são filtros por localização.
Discover
O Discover é um formato de anúncio direcionado para meios de comunicação e tem como finalidade levar os usuários a consumir o conteúdo dos patrocinadores. Ele apresenta chamadas para artigos, notícias, séries e até filmes.
Live
O Live é destinado especialmente para aquelas marcas que desejam gerar buzz para eventos ao compartilhar suas histórias ao vivo, deixando os melhores momentos das principais festas, desfiles e comemorações que são destaque no mundo disponíveis na função para que os usuários visualizem.
Geofilters
O Geofilters é um recurso que oferece um filtro personalizado para uma determinada região , permitindo aos anunciantes criarem filtros especiais para datas comemorativas e eventos, ou para serem usados em um lugar especifíco.
Além de uma forma menos agressiva de divulgação, o Geofilters ainda tem a vantagem de associar a marca a um momento positivo vivido pelo usuário, gerando um branding bastante expressivo.
Confira nosso vídeo sobre publicidade no SnapChat
Público e segmentação
Logo que lançou suas modalidades de publicidade o Snap focava sua estratégia de vendas na afirmação de que o app seria “ a melhor maneira de alcançar pessoas de 13 a 34 anos”, mostrando que ao contrário do que se falava, seu público também é composto por adultos e não somente por adolescentes sem poder de compra.
Mesmo assim, sua capacidade de segmentação era bastante limitada, permitindo aos patrocinadores escolher apenas o formato de anúncio e o local ou gênero. Mas, recentemente o app anunciou uma parceria com o Oracle Data Cloud, que vai permitir a exibição de anúncios a partir das compras offline dos usuários, com base nas compras efetuadas no cartão de crédito.
Vale a pena investir no SnapChat?
Como vocês já devem ter ouvido que 2017 não tem sido um ano fácil para o SnapChat, o que faz essa pergunta ganhar um peso ainda maior.
A verdade é que com a concorrência cada vez mais pesada dos novos recursos nos aplicativos de Mark Zuckerberg, principalmente do Instagram Stories, o SnapChat perdeu usuários e força, crescendo apenas 5 % em relação ao trimestre passado.
Com certeza, o app ainda é uma das plataformas mais divertidas, interativas e atraentes de se anunciar para estratégias de branding e, com a nova forma de segmentação, talvez ganhe um novo fôlego. Mas, se o seu objetivo é performance ou você precisa de uma estratégia de marketing mais completa, talvez mídias sociais como o velho e bom Facebook e até mesmo o Instagram, sejam mais recomendados.