Os 8 Ps do Marketing Digital | Agência Kaizen
Chame no Whatsapp
Facebook WhatsApp
Esconder
Atendimento Online
PELOTAS 53 3199-1011
FLORIANÓPOLIS 48 3052-9082
SÃO PAULO 11 4858-8398
CAXIAS DO SUL 54 3199-0007
BLUMENAU 47 4054-9231
CURITIBA 41 3891-0633
PORTO ALEGRE 51 3191-2137

Na era digital, é preciso se reinventar permanentemente e adaptar-se às novidades do mercado. O marketing está em constante evolução e as marcas devem acompanhar as mudanças. Até pouco tempo, o Mix de Marketing era composto por 4 P’s. O conceito expressa os pilares básicos para a elaboração de estratégias de marketing digital. Recentemente, o conceito foi atualizado e agora o pilar se baseia não mais em 4, mas em 8 Ps. Por isso, preparamos esse artigo para explicar quais são e o que significam cada um desses pilares.

Produto

O primeiro P é o seu produto. Ele é a base para todos os outros. Não precisa ser, necessariamente um produto físico, pode ser um serviço. Produto é a definição para o que será entregue ao cliente.

Para determinar o que é o produto, deve-se considerar as características do produto, seu conceito, nome, marca, funções, possíveis utilizações do produto, diferenciais em relação aos concorrentes e ciclo de vida.
Com todos esses pontos definidos, você já pode passar para a definição dos próximos P’s.

Preço

O preço que você irá cobrar pelo produto também faz parte da estratégia. E ele não se refere apenas as cifras ao consumidor final, mas sim a todo o valor agregado ao produto.

Para isso, é preciso considerar o custo de produção, distribuição e venda. Também é importante considerar o quanto os potenciais consumidores estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço. Pesquise entre os concorrentes ou empresas que vendem produtos semelhantes, caso o seu produto seja exclusivo. Leve em conta o poder aquisitivo do seu público-alvo e a força da sua marca. Combinando todos esses fatores, será possível precificar seu produto.

Praça

O terceiro P diz respeito a comercialização do produto ou serviço. A Praça é um termo derivado do inglês “Placement”, que em tradução livre pode ser entendido como ‘colocação no mercado’. Representa a maneira como seu cliente chega até você.

Para determinar onde vender seu produto, leve em conta os hábitos de compra do seu público-alvo. Pesquise se eles costumam comprar em lojas online ou físicas, qual o(s) melhor(es) bairro(s) para instalar suas operações e tudo que entender relevante. Considere, ainda, ter mais de um canal de venda, como um e-commerce e a distribuição em uma rede varejista, por exemplo.

Promoção

A promoção, no conceito dos 8 Ps, não é sinônimo de desconto ou condições comerciais. No contexto do marketing, promoção é a maneira como o produto será promovido. Para isso, é preciso entender seu público e saber se comunicar com ele. Só assim você conseguirá fazer o produto chegar até o consumidor. Defina quais os melhores meios para divulgar a marca (panfletos, rádio, internet etc) e quais as ações podem ser feitas para que seu nome fique conhecido e seja respeitado pelos consumidores.

Na era digital, é difícil pensar uma promoção de marca que não envolva a internet. A maneira mais fácil, certeira e barata para alcançar seu público-alvo.

Personalização

A essa altura do nosso artigo, você já deve ter entendido a necessidade de falar oferecer o produto ao público certo. A personalização é falar ao público certo, da maneira certa. Ou seja, usar a linguagem adequada para o seu produto e público, entregando não um simples produto, mas a solução para um problema. Lembre-se que você está falando com pessoas e para conquistá-las, nada melhor que criar empatia e mostrar-se útil e necessário.

Vá além do seu produto. Entregue ao seu público conteúdos que engajem e que sejam úteis para eles. Dessa forma, você aproxima as pessoas da sua marca, cria um relacionamento sólido e, assim, conquista um cliente fiel.

Processo

Os processo de trabalho, todas as metodologias e procedimentos utilizados em todas as etapas. Os processos internos garantem a padronização dos produtos e o bom funcionamento das atividades da empresa. Já os processos determinados para os processos de venda e distribuição dos produtos são fundamentais para proporcionar uma experiência de compra positiva para o cliente.

Posicionamento

Sim, o posicionamento da marca perante a sociedade é um dos pilares do marketing. Também chamado de palpabilidade ou evidência física, o posicionamento diz respeito ao modo como a empresa interage com a comunidade e também seu posicionamento estratégico.

Produtividade

O último P da lista também é conhecido como performance e qualidade. Esse pilar trata do sucesso da empresa e os indicadores de desempenho. Os indicadores a serem observados devem ser definidos de acordo com os objetivos da empresa e os ciclos determinados para calcular os resultados, conforme o produto e o ciclo de vida da empresa.

Esse indicador baseia-se em todos os outros P’s da lista. Quando a produtividade está abaixo do esperado, é preciso analisar qual (ou quais) item acima está em desacordo com os objetivos e modificá-lo para triunfar no mercado.

Conclusão

Os 8 Ps do marketing são a base de qualquer empresa para sustentar seu produto ou serviço. Para alcançar o sucesso, é preciso planejamento, e é aí que entram esses pilares básicos. Tudo que for planejado precisa ser executado e mensurado. O que não estiver de acordo com as expectativas deve ser analisado e modificado para atingir os objetivos da sua marca.

Quer ajuda para alavancar seu negócio e posicionar corretamente a sua marca? Entre em contato com a Agência Kaizen agora mesmo e receba a avaliação de um de nossos consultores especializados.

Cadastre-se e receba novidades

Com mais de 15 anos de experiência de mercado, a Agência Kaizen é uma empresa Partner do Google, especializada em Marketing Digital de Alta Performance. Com escritórios espalhados por vários estados do país, possuímos um sistema de automação em geração de leads.