Para fazer uma campanha eleitoral de sucesso, além de possuir boas propostas e um bom plano de governo, é necessário apresentá-las para os eleitores de forma inteligente e assertiva. Com isso, o Marketing Digital Político pode ser um fortíssimo aliado para realização de uma campanha eleitoral, que ganhará um formato mais estratégico e uma comunicação mais eficiente.
Se adaptarmos os comportamentos de marketing das grandes marcas conhecidas mundialmente para o meio político, pode ser que a gente tire diversas lições para as estratégias de uma campanha eleitoral, pois no final, o objetivo é o mesmo: ganhar!
Hoje a popularização e o poder de influência da internet é tão grande que, utilizando-se do marketing digital em campanhas eleitorais, o candidato pode obter os mesmos ou melhores resultados que ele obteria por meios de comunicação mais tradicionais, além de atingir um público extremamente maior.
Com o marketing digital o candidato pode transmitir suas idéias de maneira segmentada para eleitores com diferentes interesses, idades, classes sociais e visões.
Porém, a maioria dos candidatos não sabem nem 30% do necessário para aproveitar todo esse potencial, e aprender todas as técnicas podem levar anos de estudo. Aí que entram as empresas especialistas em Marketing Digital, como a Cambridge Analytica que foi decisiva na vitória de Donald Trump em 2016.
Após entender que o marketing digital e a política querem a mesma coisa: Convencer as pessoas a fazer algo. Ou seja, convencê-los a comprar um produto e convencê-los a votar em você, respectivamente. O segundo passo é a criação de suas estratégias de marketing.
A fim de não realizar um marketing sem graça e que seja ignorado por todo mundo, publique conteúdos de qualidade, que sejam interessantes para o eleitor, ou seja, informações realmente valiosas e direcionadas para o público que você deseja atingir.
Essa estratégia é uma adotada pelas empresas por todo o mundo, pois estabelece um relacionamento com os consumidores que, por sua vez, depositam confiança e credibilidade.
Grande parte dos usuários utilizam, além do computador, os dispositivos móveis como smartphones e tablets. Por isso é altamente importante a criação de um conteúdo que se adapte aos diferentes tamanhos de telas.
Um conteúdo responsivo é projetado para se adaptar a qualquer tipo de tela, sem distorções. Ou seja, ele identifica o tamanho da tela e ajusta as dimensões de imagens, fontes e dos demais elementos para que não fiquem desproporcionais.
Com o crescimento disparado de usuários das redes sociais no Brasil, deixar de utilizar essas ferramentas seria uma tremenda negligência - não somente com seu marketing mas também com a comunicação com seu público.
No Brasil, mais da metade da população está ativa nas redes sociais, seja o YouTube, Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra, o que torna as redes sociais um grande palco para a mobilização de eleitores.
Cada rede social possui suas peculiaridades e devem ser trabalhadas de diferentes formas para se obter resultados, como as mídias usadas em cada plataforma, a frequência, a segmentação do seu público, o monitoramento e o engajamento do público.
Não podemos esquecer do uso de Big Data, que pode ser um importante aliado para a realização de um marketing político e auxilia para a realização de uma estratégia eficaz, baseando-se em um grande volume de dados dos usuários da internet.
Além de Donald Trump, como já falamos, podemos citar como exemplo de êxito no uso da mídia social em uma eleição, o Barack Obama e o atual presidente Jair Messias Bolsonaro.
Agora que você já entende o quanto o marketing digital político é importante para um bom resultado, você já pode dar o primeiro passo e implementar essas estratégias na sua campanha eleitoral. Entre em contato com a Kaizen e eleve sua campanha a um nível mais elevado!