Os primeiros passos de uma startup

Abrir a própria empresa e fazer a diferença na vida das pessoas é o grande sonho dos empresários que dão início a uma startup. Hoje em dia o marketing digital é o melhor aliado disponível para lançar, consolidar uma startup no mercado e a diferenciar da concorrência.

O momento é favorável para novos empreendimentos, atualmente o Brasil ocupa o 12º lugar no ranking de mercado mais promissores para startups no mundo, e o crescimento desse tipo de empresa em 2015 foi de 30% no país.

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Modelo de negócio para startup

Para surfar nessa onda de crescimento, mais do que vontade e uma boa ideia, é preciso ter planejamento. Uma das estratégias que já se mostraram bastante eficazes para impulsionar o desenvolvimento de uma startup é o Canvas de modelos de negócio.

O Canvas é uma ferramenta que auxilia os empreendedores a definir o modelo de negócio das suas startups. Ele estrutura todas as atividades necessárias para o funcionamento e manutenção da empresa de uma forma que possibilita visualizar e identificar problemas, de modo a solucioná-los rapidamente e alavancar o crescimento da startup.

Essa ferramenta é composta por uma tabela com 9 elementos que devem ser preenchidos conforme a empresa: segmento de clientes; proposta de valor; canais; relacionamento com clientes; fontes de receita; recursos principais; atividades-chave; parcerias-chave e estrutura de custos. Através deles é que o empresário poderá enxergar o funcionamento da sua startup em sua totalidade.

Lean Canvas

O Lean Canvas é um tipo de canvas simples e prático, cujo objetivo é explorar mais os problemas do que as soluções. Ao preencher os quadros da tabela o empresário vai listando os princípios básicos para que a startup dê certo, e consegue perceber a viabilidade do negócio, para então ir adaptando a ideia original para o formato em que ela dê melhores resultados.

Marketing digital para startups

Após um sólido planejamento com o suporte de um modelo de negócio, é hora de divulgar a existência da startup e qual o valor que ela tem a oferecer para o cliente. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABS), existem 4.2 mil empresas em desenvolvimento no país. Com tanta gente investindo e buscando o seu lugar ao sol, fica fácil perceber por que é importante se destacar da concorrência.

Aqui é onde entra o marketing digital e o que ele pode fazer pelas startups. Marketing de conteúdo, o inbound marketing, anúncios no Google, presença nas redes sociais, otimização de SEO, diversas possibilidades para inserir a startup no dia a dia dos clientes.

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O que as redes sociais podem fazer pelas startups

É inimaginável atualmente que uma startup não tenha um perfil nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Mas não bastar estar presente, o trabalho de gestão desses perfis deve ser sério, bem planejado e bem executado. É preciso conhecer a fundo as funcionalidades de cada rede para tirar o melhor delas e somente profissionais qualificados podem garantir o sucesso dessa empreitada.

A importância do SEO

Assim como nas redes sociais, não é suficiente ter um site apenas para marcar presença online. As pessoas precisam encontrar o endereço com facilidade, por isso é importante que o site esteja otimizado para um melhor resultado nos sites de buscas. Esse tipo de serviço de SEO faz muita diferença para o crescimento de um e-commerce, por exemplo.

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A Kaizen é certificada com o selo Google Partners e é referência na área. A condição de Partner é concedido pelo Google às agências que comprovem domínio do Adwords e apresentem crescimento constante no número de clientes e investimento.

Atuando no mercado há mais de dois anos entregando resultados surpreendentes para clientes satisfeitos, a Kaizen pode alavancar a sua startup através de estratégias inteligentes de marketing digital envolvendo SEO, redes sociais, e-mail marketing, geração de leads qualificados e muito mais. Entre em contato e solicite um orçamento dos nossos serviços!

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