Ainda que seja especialmente eficaz para negócios de grande abrangência do tipo e-commerce, os negócios locais também podem se beneficiar e muito de estratégias do marketing digital para atrair clientes até a loja ou vender serviços a pessoas próximas.

Graças a tecnologia de geolocalização aplicada na segmentação dos anúncios, é possível direcioná-los para um público específico dentro de uma área pré-determinada. No Facebook, por exemplo, é possível definir o público que verá o seu anúncio como: Todas as pessoas da localização escolhida; Pessoas que moram próximas àquele local; Pessoas que estiveram recentemente na região de seu estabelecimento e Pessoas que visitaram a região selecionada.

Com essas informações, e outras tão preciosas quanto, você consegue definir o seu público-alvo e estabelecer a linguagem que será usada para se comunicar com ele - principalmente, para conquistá-lo e levá-lo até o seu estabelecimento.

Localização - Marketing Digital para Negócios Locais

Atingindo o público-alvo com marketing digital para negócios locais

Para definir um público de clientes em potencial aproveitando dados extraídos da navegação das pessoas pode-se levar em conta informações como o horário em que a maior parte do público da página está online, se o acesso vem de computadores ou celulares e se a conexão é wi-fi ou 3g e 4g. Dessa forma, o consumidor molda o conteúdo conforme seus anseios e a estratégia de marketing digital pode prever quais conteúdos farão mais sucesso.

Oportunidades locais

Para um negócio local as pessoas que moram próximas ao estabelecimento são seus principais clientes em potencial e a parcela da população da cidade que mais poderá retornar em lucro para a empresa.

A geolocalização também é ótima para negócios locais que mudaram de endereço ou abriram novas filiais. Inaugurações são oportunidades maravilhosas para conquistar o público próximo, apresentando o estabelecimento não só como uma novidade, mas como algo acessível e parte da rotina das pessoas daquele bairro.

Oportunidades como grandes eventos na região contribuem para o aumento de fluxo de pessoas nas proximidades do estabelecimento e elevam as chances de atingir um público diferente. Além dos dados de localização, no entanto, outras informações podem contribuir para criar o público-alvo de um negócio local.

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Tiago Flores Dias
Tiago Flores Dias Sobre o(a) autor(a)
Consultor de Marketing Digital, Growth Hacker e Empreendedor com mais de 18 anos de experiência de mercado, apaixonado por inovação e líder de uma das maiores agências de marketing digital de performance do país.

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