Muita gente associa marketing digital a estar presente na internet, ter um perfil nas redes sociais ou simplesmente ter um website, mas para se obter resultados efetivos através das plataformas online é preciso mais que isso. É preciso criar uma estratégia que oriente suas ações na rede e impactem o seu cliente de maneira real, e aí vem a questão: como saber se sua estratégia está dando certo? Simples, através das métricas.
Tão importante quanto desenvolver uma campanha é saber se ela está dando resultado, se atingiu o público esperado e se seu investimento está tendo retorno, afinal, ninguém quer jogar dinheiro fora e por isso as métricas são fundamentais. É através da mensuração dos dados que sua empresa vai saber se a campanha atendeu as expectativas, se chegou a hora de aumentar o orçamento, ou até mesmo de tomar novos rumos e mudar a estratégia.
Conheça agora 7 métricas do marketing digital, que vão te ajudar a descobrir se seu investimento está valendo a pena:
Resumo do que você vai Aprender Aqui
ToggleLeads
Gerar leads normalmente é o objetivo maior de qualquer estratégia de marketing digital e quantificá-los é uma das principais formas de saber se uma campanha está sendo bem sucedida ou não. Capturar um lead significa que o anúncio surtiu o efeito desejado e a pessoa, seja se cadastrando em uma landing page ou clicando na chamada e enviando os dados, demonstrou interesse na sua oferta e está aberto a receber um contato do seu time de vendas, ou ao menos entrar no processo de qualificação de leads.
Engajamento
Tratando-se de redes sociais, engajamento é uma das métricas mais importantes, porque é ele que vai determinar o grau de envolvimento do cliente com a página e as publicações. Para determinar o engajamento leva-se em conta todas as interações dos usuários com a página, como curtidas, comentários, compartilhamentos, menções, etc.
O nível de engajamento também é um dos dados mais simples de mensurar, já que normalmente as próprias plataformas disponibilizam as informações de forma organizada e acessível para os administradores. Mas é importante lembrar que embora o envolvimento com a página seja essencial para aumentar a identificação do público com a sua marca, não significa que esses números serão convertidos em vendas imediatas.
Custo Por Clique (CPC)
O Custo por Clique é uma das principais métricas a serem consideradas se você investe em campanhas como Facebook Lead Ads e Links Patrocinados. O CPC é usado para medir a efetividade da ação, calculando a média de valor pago por cada clique, ajudando a avaliar o desempenho das palavras-chaves escolhidas, da linguagem textual e visual e da segmentação, por exemplo.
Retorno sobre investimento (ROI)
O ROI é responsável por determinar o tempo necessário que a sua empresa irá levar para recuperar o investimento feito em comunicação. Nesse cálculo é preciso considerar além do ticket médio do seu produto/serviço, o tempo que o cliente permanece ativo e que você terá para torná-lo rentável. De forma geral, o ROI é a métrica que mais importa para os investidores, já que ele é o responsável por mostrar se o valor gasto com marketing foi realmente convertido em vendas e gerou algum lucro.
Lifetime Value
O valor do tempo de vida, ou lifetime value, é a métrica que determina o valor de um cliente comparado ao que foi gasto para atraí-lo. Uma das vantagens de medir o lifetime value é que ao conhecer o valor de tempo de vida de cada cliente, é possível aperfeiçoar sua estratégia para gerar melhores resultados a longo prazo.
Tráfego Total
O tráfego total serve para acompanhar a evolução do seu site ou blog. Ele mede o número total de usuários que trafegam pelo seu endereço eletrônico, e pode ser mensurado por dia, semana, ano, ou até pelo tempo total de vida da página, dependendo do período que você considera relevante para sua estratégia.
Taxa de conversão em vendas
No final das contas, a taxa de conversão é o que realmente importa, e a conta é bastante simples: basta você fazer determinar quantos dos leads gerados realmente compraram o seu produto ou serviço. Se o número for muito baixo, é um sinal de alerta e talvez esteja na hora de mudar sua estratégia, investindo mais na nutrição de leads ou mudando a abordagem do seu time de vendas, por exemplo. A taxa de conversão também é importante para testar que canal traz mais retorno e que tipo de campanha é mais efetiva.
Se você ainda tem dúvidas sobre quais métricas considerar para saber se a sua campanha está dando resultados, fale conosco! Nós somos especialistas em desenvolver estratégias que garantem o melhor desempenho para suas campanhas.