Mark Zuckerberg não para e nem tem medido esforços para lucrar cada vez mais com o sucesso de suas redes sociais. Depois de transformar o Facebook em uma verdadeira plataforma de negócios com diversas ferramentas voltadas para seus anunciantes, seu foco agora é fazer o mesmo com o Instagram.
Buscando atrair anunciantes o Instagram acaba de divulgar quatro novidades que prometem alavancar a performance das campanhas, mas como se sabe, no mundo do business não basta prometer, para investir as empresas precisam de provas. Pensando nisso, junto com as novidades do app, o Instagram apresentou um estudo com o resultado dos testes feitos após as atualizações e a conclusão foi bem estimulante: um aumento de 45% no desempenho dos anúncios analisados.
Os anúncios de links já estavam presentes no Instagram a um ano, mas não vinham apresentando bons números e causavam desconfiança até mesmo naquelas empresas que a algum tempo investem em outras mídias sociais, como o Facebook. Esse fraco desempenho motivou alguns insights baseados na atratividade das campanhas aos olhos do usuário.
Mudanças
A principal mudança está no design e posicionamento do call to action. A partir de agora, o botão “saiba mais”, aumentou de tamanho, está mais à esquerda e ganhou mais destaque. Após quatro segundos de visualização do anúncio ele ganha uma nova cor, um tom azul que estimula o usuário a efetivamente “agir”. O botão também estará presente na tela de comentários, e quando o Instagram capturar dados adicionais da oferta, como preço e URL do site, elas serão exibidas.
Se a oferta for feita através de vídeo, enquanto o conteúdo roda na tela, a URL referente ao anúncio será aberta logo abaixo do post.
Dados presentes no estudo também atribuem às mudanças do Instagram um maior índice de conversão se comparado a outras plataformas, além do fato de impactar clientes com um ticket médio maior.
Recentemente o app de imagens já havia anunciado uma nova funcionalidade que permitia salvar rascunhos para publicação posterior, da mesma forma que acontece no Facebook.
Basta seguir os passos normais de qualquer outra postagem, mas na hora de “publicar”, optar por “salvar como rascunho”, que armazena o post para ser resgatado a qualquer momento, permitindo um maior planejamento quanto as postagens.
Essa nova funcionalidade havia sido liberada em julho deste ano, quando também começaram os testes com o novo call to action, mas só esse mês foi implantada mundialmente.