Os Correios acabam de lançar uma novidade que vai impactar não só as empresas de e-commerce, como também os seus consumidores, e positivamente. O novo serviço chamado Correios Log, promete reduzir os custos da logística em 47% para as empresas, o que consequentemente irá reduzir o valor do indesejado frete para o consumidor final.
O Correios Log é uma solução de logística integrada, que permite que os Correios, a partir de agora, ofereçam o serviço de armazenagem, manuseio, distribuição e logística reversa, além dos serviços de coleta e entrega já disponíveis anteriormente.
O serviço atenderá todo o país, inicialmente, a partir da Unidade de Cajamar, em São Paulo, que atualmente possui um espaço físico de 72 mil metros quadrados, que deverão virar 86 mil no ano que vem, 18 mil posições porta palete e 550 mil posições de armazenagem.
Até chegar ao mercado, a modelagem do Log levou um ano para ficar pronta e foi baseado em dados de diversas pesquisas com os clientes dos Correios. O resultado desenhou um cenário em que, no Brasil, 90% das lojas virtuais são pequenos negócios, dessas, 89% assumem a própria logística no que diz respeito à armazenagem manuseio, e somente 47% possuem loja física.
Segundo José furian Filho, vice presidente de logística dos Correios, “A intenção é lidar com volumes de até 30 quilos e dimensões dentro das limitações com as quais os Correios já trabalha, de alguns centímetros. O serviço é o mesmo que os Correios já prestam sob demanda para clientes com grandes volumes e capacidade financeira, mas que não estava ao alcance dos pequenos e microempreendedores. Encontramos uma forma de fazer com que várias pequenas e micros empresas pudessem compartilhar o mesmo armazém”
Para disponibilizar o novo serviço, a estatal investiu mais de R$ 5 milhões na compra de um software de gerenciamento de armazém que permite controlar vários pequenos estoques dentro do mesmo espaço, proporcionando rapidez no giro,acompanhamento online, cálculo de produtividade e rastreabilidade.
Modo de operação
Através de contrato comercial, formalizando a parceria com os Correios, os e-commerces entregam seu estoque de produtos que passam a ser armazenadas pela estatal. Depois de conferidos, os produtos são armazenados em posições de picking no centro de logística integrada. Como os sistemas do Log são integrados , os correios recebem as ordens de atendimento de pedidos de cada loja virtual, retiram do estoque os itens a serem enviados, preparam, embalam, imprimem rótulos e documentos do fisco e enfim, despacham.
Os Correios fornecem código de rastreamento de cada mercadoria enviada e todo suporte necessário de pós venda e logística reversa.
Os itens armazenados são cobrados de forma unitária pelo período mensal e os pedidos atendidos são cobrados também de forma unitária.
Os Correios realizam o faturamento de todos os itens armazenados no mês e todos os pedidos atendidos no período mensal.
Não existe cota mínima mensal de faturamento. Nem para as etapas de armazenagem, preparação de pedidos e modalidades de entrega expressa ou não urgente.
Para saber mais acesse a página do Correios Log.