Hotéis e Pousadas: melhores ferramentas de marketing digital

Dicas de especialistas para explorar o marketing digital em hotéis e pousadas

O setor de turismo foi um dos que mais sofreu com os impactos da pandemia e, ainda hoje, precisa lidar com esse novo momento. A retomada das atividades, o incentivo às viagens e as estratégias para alcançar novos públicos e reter clientes faz parte dos objetivos do Marketing Digital para Hotéis e Pousadas.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto e descobrir como destacar o seu negócio em meio à concorrência, continue a leitura! A seguir, você vai entender mais sobre a importância do marketing digital para hotéis e pousadas de todos os estilos!

Marketing digital para hotéis e pousadas

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É tempo de retomar…

Desde os primeiros meses de 2020, com o surgimento da pandemia e a necessidade de distanciamento social, o setor do turismo foi um dos mais impactados. Em todo o mundo, hotéis e pousadas foram os primeiros a fechar suas portas, seguindo as restrições dos órgãos de saúde.

No entanto, a expectativa é de crescimento para o setor. Isso se consolidou em 2022 e, a partir de 2023, os resultados prometer ser ainda melhores.

Com o avanço da vacinação e os casos de Covid-19 controlados, a retomada das viagens domésticas e internacionais alegrou os empresários. Mas para aqueles que desejam se destacar, atrair clientes e aproveitar o melhor do momento, é preciso fazer diferente.

Pensar em estratégias inovadoras para se diferenciar entre centenas de hotéis, pousadas e até mesmo os novos tipos de competidores, é mais do que necessário. Ou seja, as expectativas são boas para o ramo da hospedaria em todo o Brasil. Do campo à praia, do turismo de luxo ao rústico, há espaço para todos os segmentos.

Como utilizar as ferramentas do marketing digital para hotéis e pousadas?

Como sabemos, a internet é uma das principais responsáveis pela tomada de decisão do consumidor. E, quando se fala em turismo, ela tem ainda mais força. Na hora de planejar roteiros e optar por destinos e hospedagens, o turista recorre ao buscador para fazer suas escolhas. Assim, o cenário digital deve ser encarado como um grande aliado.

Com um bom plano de marketing digital para hotéis e pousadas, é possível traçar objetivos claros e eficientes para conquistar excelentes resultados a curto, médio e longo prazo. E a partir das ferramentas adequadas, o estabelecimento consegue ser mais assertivo e se posicionar de maneira forte no mercado.

Conforme explica Tiago Flores Dias, CEO do Grupo Kaizen de Marketing, o momento atual deve ser encarado como uma chance de novas oportunidades e não como uma ameaça ao segmento. “É um novo momento no setor de turismo e chegou a hora de renovar as estratégias, entendendo o que deu certo e adaptando o que precisa ser melhorado”, avalia.

Marketing digital para hotéis e pousadas

Como utilizar os recursos digitais a favor do seu negócio?

Hoje em dia, as redes de hotelaria contam com diferentes mecanismos para auxiliar no gerenciamento de reservas e atrair novos clientes. Entre eles, as plataformas de reservas funcionam como um grande catálogo. No entanto, é preciso ir além e usufruir outros recursos.

Como explica Tiago, o próprio Google disponibiliza o Google Hotels e o Facebook conta com formatos específicos para anúncios de hotéis e pousadas, personalizados para esse nicho do mercado.

O formato digital é essencial para a comunicação e é ainda mais forte quando se fala em hospedarias. Muito além dos grandes hotéis e resorts, as pousadas e os hostels também precisam estar atentos e adequar as suas estratégias. Afinal, neste ramo, o marketing digital é um dos principais impulsionadores de novos negócios e os estabelecimentos que não estiverem preparados, ficarão para trás.

“Os empresários precisam entender que além das plataformas de reservas existe um vasto universo com soluções. São ferramentas que podem ser personalizadas, como as redes sociais, o marketing de conteúdo, o blog, o SEO, a automação de e-mails e as estratégias de relacionamento. Essas ações ajudam a construir a reputação e a relevância da empresa junto ao cliente”, afirma Tiago.

Marketing digital para hotéis e pousadas

Quais os principais canais de marketing digital para hotéis e pousadas?

Não há dúvidas… A internet é uma plataforma que está em constante evolução. De tempos em tempos, surgem novidades que impactam diretamente no comportamento dos usuários. Para as empresas, é um meio que disponibiliza formatos variados, permitindo adequar os canais à necessidade e à estratégia de cada organização.

Redes sociais

As plataformas sociais possuem um público extremamente fiel e grande parte dos usuários conectados à rede utilizam ao menos um perfil nas redes sociais.

Para se ter uma ideia, o Facebook tem 2,96 bilhões de usuários em todo o mundo e, na sequência, está o Instagram, também da Meta, que possui 2 bilhões de usuários. O WhatsApp é outra plataforma que lidera entre as gigantes das redes sociais, também com 2 bilhões de usuários ativos.

Ainda temos outras redes importantes, que atingem públicos distintos. Entre elas está o TikTok, o Linkedin e o Twitter. Claro, em relação às anteriores, essas três perdem em número de usuários, porém, são essenciais no cenário das mídias digitais. Cada uma delas possui sua popularidade perante a um público específico, reunindo seguidores fieis e sempre presentes.

Sendo assim, é válido lembrar que cada rede social possui suas especificidades em termo de formatos, linguagem e perfil de público. Portanto, é fundamental que sejam desenvolvidos conteúdos próprios para cada uma.

E-mail marketing

Mesmo um tanto menosprezado frente a todas as possibilidades dos canais digitais, o e-mail marketing foi um dos primeiros canais utilizados no marketing digital e continua sendo essencial na construção do relacionamento de seus clientes com as marcas.

Com o tempo, ele se reinventou e passou a ser mais do que um canal de venda diretas, perdendo o seu caráter agressivo que tanto incomodava os usuários. Dessa forma, transformou-se em uma importante ferramenta para nutrição de leads.

Publicidade paga

A publicidade paga é um dos canais que mais convertem dentro do marketing digital. Quando bem gerenciada, essa modalidade pode trazer resultados bastante significativos com um investimento relativamente baixo.

Os mais comuns são os anúncios nas redes sociais, como Facebook e Instagram, a busca paga no Google, que coloca o seu link nas primeiras posições do buscador, e os links patrocinados nas redes de display, que são os famosos banners. Ainda temos outros anúncios gráficos exibidos em sites afiliados do Google.

Blog

Ter um blog, mesmo que um pouco mais trabalhoso do que manter uma página em uma rede social, é um esforço muito válido e que merece atenção nas estratégias de marketing. A partir dos conteúdos publicados no blog a empresa, como hotéis e pousadas, pode mostrar para o seu público que conhece as suas necessidades e tem as soluções que ela precisa.

Com isso, aumenta as chances de transformar um simples visitante do site em um cliente fiel. Além disso, quando o conteúdo do blog é relevante, produzido e postado com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ele pode ajudar, e muito, a melhorar o ranqueamento do site nos buscadores.

Claro que existem diversos outros canais que podem ajudar em uma estratégia digital, como vídeos, e-Books e Webinars, que ainda estão se popularizando e ganhando espaço. O importante é saber como usá-las da melhor maneira e avaliar qual a melhor maneira de chegar ao seu público.

Veja mais dicas dos nossos especialistas e saiba como posicionar o seu hotel ou pousada frente aos novos modelos de concorrência.

Transforme o seu negócio!

Como vimos, o marketing digital é o caminho para hotéis e pousadas que desejam se destacar no mercado.

Marketing digital para hotéis e pousadas

Sobre a Kaizen

A Kaizen é uma agência digital full-service focada no objetivo de cada cliente. São mais de 20 anos de experiência no mercado digital e uma equipe especializada em criar estratégias online para gerar bons resultados. Entre nossos principais serviços estão a geração de leads, inbound marketing e performance para varejo, indústria e serviços.

Somos pioneiros no mercado brasileiro com sistema de geração e monitoramento de leads próprio, SEO, gestão de mídia de simples acesso e implementação do Método KAIZEN de melhoria contínua. Somado a essa filosofia em todas as áreas de atuação, nossa equipe aplica os processos de Lean Canvas e Growth Hacking para que, a partir da análise dos dados, seja possível criar experimentos e obter os resultados almejados.

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