Como Surgiu o Marketing Digital? Saiba Agora. | Agência Kaizen
Chame no Whatsapp
Facebook WhatsApp
Esconder
Atendimento Online
PELOTAS 53 3199-1011
FLORIANÓPOLIS 48 3052-9082
SÃO PAULO 11 4858-8398
CAXIAS DO SUL 54 3199-0007
BLUMENAU 47 4054-9231
CURITIBA 41 3891-0633
PORTO ALEGRE 51 3191-2137

Já parou para pensar em como surgiu o marketing digital? Hoje se estima que somos expostos a cerca de 2 milhões de gatilhos ligados ao marketing em toda nossa vida. São 90 por dia, todos os dias. Grande parte desse número é graças ao Marketing Digital, já que estamos praticamente 24h por dia conectados. Quer saber onde tudo isso começou? Vem comigo até o final deste artigo e conheça tudo sobre a história do marketing digital.

Antes da Era Digital

Muito antes do surgimento do marketing digital, a expressão marketing já era muito utilizada entre publicitários, empresários e muitos outros públicos. Até esse momento, marketing nada mais era que o conjunto de processos envolvidos na promoção de determinado produto ou serviço. As principais atividades dos profissionais de marketing envolviam jornais, revistas, rádios e canais de televisão. Além disso, só mesmo cartazes, outdoors e, posteriormente, o telemarketing.

Como Surgiu o Marketing Digital?

Por isso, nesse momento da história, um número bastante restrito de empresas conseguia promover sua marca com estratégias de marketing mais sofisticadas. A maioria acabava utilizando os clássicos panfletos e cartazes, por serem mais baratos e, ao mesmo tempo, bastante efetivos em relação ao valor investido. Nesse período, anunciar em canais de televisão e rádio, alugar outdoors, entre outros métodos era extremamente caro.

Foi com o surgimento da internet, e sua popularização nos anos 90, que essa realidade começou a assumir um novo cenário.

O Surgimento do Marketing Digital

Apesar de o primeiro computador ter sido criado ainda em 1946 e a internet em 1969, foi só nos anos 1990, que os primeiros indícios do trabalho de marketing digital apareceram. Com o surgimento das primeiras páginas na World Wide Web, as marcas começaram a enxergar o potencial dos meios digitais para o marketing.

A primeira propaganda veiculada na internet foi um banner, publicado em 1994, em uma página da web. Além de pioneira, a publicação foi um sucesso: atingiu uma taxa de cliques de 40% (um índice paranormal se comparado com a média atual das campanhas, que costuma beirar os 0,05%).

Essa década também ficou conhecida como a era dos portais na internet. Foi o momento em que sites como AOL, MSN e Yahoo nasceram e ganharam grande adesão dos usuários. Ao mesmo tempo, os e-mails se tornavam uma ferramenta cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Desde esse momento os profissionais de marketing já notavam que apenas adaptar o material utilizado offline para as redes, não adiantava. Os consumidores quando navegavam pela internet se tornavam cada vez mais exigentes, tornando uma obrigação que as marcas encontrassem novas formas de se comunicar com o público.

E-mail Marketing

E-mail Marketing nos anos 90

Na metade da década, o e-mail já era uma ferramenta muito popular e, com isso, a quantidade de spam que invadia os correios eletrônicos era gigantesca. Foi então que os provedores de e-mail desenvolveram os filtros de spam, que obrigaram os profissionais de marketing a trabalhar cada vez mais um conteúdo estrategicamente pensado para funcionar na internet e, nesse caso, no e-mail. A aposta passou a ser em conteúdos menos agressivos e sofisticadas técnicas de copywriting. E assim nasceu o que conhecemos como e-mail marketing.

Buscadores

Buscadores de Internet

Outra ferramenta que nasceu nesse mesmo período e foi de extrema importância para o marketing digital é o que conhecemos por buscadores. Antes desses sites existirem, a internet era formada por um amontoado de links, dispostos em uma rede sem organização alguma.

O que é considerado o primeiro site de buscas na internet foi desenvolvido por um estudante canadense, ainda em 1990. Archie, como foi denominado, indexava sites públicos de FTP (File Transfer Protocol) para gerar as listas de busca e facilitar a navegação dos internautas. Com uma base de dados formada a partir dessa indexação, as buscas consistiam em trazer uma lista de diretório dos arquivos desses sites, conforme seus nomes.

Foi nessa mesma década que a história de um dos maiores parceiros do marketing digital atualmente começou. Como o principal mecanismo de busca hoje, o google nasceu ainda em 1998, junto a outros buscadores, e se reinventou a ponto de conseguir se manter na liderança até os dias de hoje. Conheça um pouco dessa história.

A História do Google

Nas dependências da Universidade de Stanford, uma dupla de estudantes - Larry Page e Sergey Brin - criaram um mecanismo de pesquisa que usava links para determinar a importância de páginas individuais na World Wide Web. Ainda trabalhando de seus dormitórios, chamaram o mecanismo de BackRub.

Chamando atenção de investidores do Vale do Silício e de toda a comunidade acadêmica, em 1998 a dupla de desenvolvedores recebeu um investimento de US$ 100.000 que apoiou a fundação oficial da Google Inc. Seguindo a lógica do que até hoje é a missão do Google, o novo nome dado a plataforma é um trocadilho com expressão matemática para o número 1 seguido de 100 zeros.

Com espírito jovem e muita originalidade, desde sua fundação, o Google chamava atenção pelas atitudes inovadoras e disruptivas frente ao mercado. A ideia que originou a criação de Page e Brin é a mesma após os 20 anos de existência do Google: organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Contando com uma equipe de mais de 60 mil funcionários, presentes em cerca de 50 países ao redor do mundo, o Google é muito mais que apenas o buscador favorito dos internautas, é uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade.

Seja para conquistar os primeiros lugares em buscas orgânicas (SEO) ou conseguir as melhores taxas de conversão em publicidade (Google Ads), o Google continua sendo um dos principais aliados do marketing digital. Confira mais detalhes dessa história aqui.

Cadastre-se e receba novidades

Com mais de 15 anos de experiência de mercado, a Agência Kaizen é uma empresa Partner do Google, especializada em Marketing Digital de Alta Performance. Com escritórios espalhados por vários estados do país, possuímos um sistema de automação em geração de leads.