Como Fazer Marketing Digital e vender muito mais
Chame no Whatsapp
Esconder
Atendimento Online
PELOTAS 53 3199-1011
FLORIANÓPOLIS 48 3052-9082
SÃO PAULO 11 4858-8398
CAXIAS DO SUL 54 3199-0007
BLUMENAU 47 4054-9231
CURITIBA 41 3891-0633
PORTO ALEGRE 51 3191-2137

Com a popularização da internet, todas as empresas já compreenderam a importância de estarem presentes nos ambientes virtuais. Segundo pesquisa divulgada no G1, mais de 90% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar. Ter um site é o primeiro passo para divulgar a sua empresa ou sua marca na internet, mas apenas criar um site não vai fazer com que sua empresa seja encontrada. Por isso, neste artigo vamos ensinar como fazer marketing digital e ser encontrado por seu público.

O que é marketing digital

Antes de aprender como fazer marketing digital, é preciso entender o conceito. Marketing digital é o conjunto de técnicas utilizadas para fixar ou expandir uma empresa ou marca, gerar novos negócios e construir relacionamento com seu público. Essas técnicas são utilizadas para adquirir novos clientes ou fidelizar os atuais.

O marketing digital, assim, como a internet, oferece uma infinidade de possibilidades para impulsionar seu negócio: anúncios no Google (Google Ads) ou Facebook (Facebook Ads), relacionamento com clientes através de email marketing, geração de conteúdo relevante no site, gerenciamento de redes sociais, entre tantas outras opções.

Se você apenas criar um site ou perfil em uma rede social e não tiver nenhuma estratégia de marketing digital, vai ser como uma gota d'água no oceano. Sua empresa vai estar lá, mas não será encontrada e nem vista por ninguém.

Como fazer marketing digital

Agora que você já sabe que sua precisa estar na internet e precisa fazer marketing digital para ser encontrada, é hora de aprender como fazer marketing digital e alavancar seu negócio. Para começar é preciso compreender que não existe uma fórmula pronta de sucesso na internet. Assim como cada produto é único, cada estratégia também deve ser. Sua estratégia de marketing digital precisa ser feita pensando no público que você quer atingir. Não adianta nada investir alto em Pinterest, se seu público está, na verdade, no Facebook, por exemplo.

Tenha um site

O primeiro passo é ter um site da sua empresa ou organização. Esse site deve conter suas informações institucionais, dos serviços e/ ou produtos da sua empresa e uma forma para entrar em contato, que pode ser um número de telefone, um email ou um formulário de contato.

Além disso, seu site precisa ser responsivo, isso é, adaptar-se aos dispositivos móveis. Isso porque mais de 90% do acesso à internet no Brasil é feito através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

três pessoas em pé cada uma olhando seu smartphone

 

Entregue conteúdo relevante

Além de seu site conter informações institucionais, ele precisa ser um portal de conhecimento para os seu público-alvo. Uma das estratégias mais comuns - e que dá certo - é ter um blog dentro do seu site.

Mantenha sempre o blog atualizado, com notícias sobre a sua empresa, mas principalmente sobre o mercado no qual você está inserido. Por exemplo, se você tem uma concessionária, é importante divulgar as datas de vencimento dos impostos, mudanças na legislação de trânsito e outros assuntos referentes ao mundo automotivo, além, é claro, das novidades do seu negócio.

Dessa forma, seu site se torna referência sobre o tema e o Google entenderá que ele é relevante, aumentando o ranqueamento do site, ou seja, ajudando a levá-lo para as primeiras posições nos resultados de busca.

tela do wordpress para inserção de conteúdo

Estabeleça um relacionamento com seu público

Agora que você já tem um site e já cria conteúdo para inserir nesse site, é hora de se relacionar com seu público. Há algumas maneiras de fazer isso. As mais comuns são email marketing, nutrição de leads e redes sociais.

Através dessas ferramentas você mantém um diálogo permanente e o contato constante com seu público. Assim sua marca estará presente na vida digital das pessoas. Mas lembre-se, as informações que você entrega precisa ser relevante e trazer algum valor. Caso contrário, será um tiro no pé e as pessoas vão marcar o email da sua marca como spam e deixar de interagir com o perfil da sua empresa nas redes sociais.

Anúncios

Criar conteúdo e se relacionar com seu público são essenciais para a criação e a consolidação de uma boa imagem digital da sua marca ou empresa. Porém, o conteúdo que você produz nem sempre chega até seu público. Por isso, é fundamental investir em estratégias de anúncio, como Google Ads e Facebook Ads. Assim, sempre que alguém buscar por um serviço ou produto que você oferece, sua marca pode ser a primeira a aparecer. Ou ainda, seu anúncio pode aparecer para o público que se interessa por produtos e serviços semelhantes ao seu, mesmo sem estar procurando, como nos anúncios que vemos no Facebook ou em alguns sites de notícias.

Como fazer marketing digital: papel com gráfico e fluxograma

Analisar métricas

Agora que você aprendeu como fazer marketing digital, é hora de analisar suas estratégias de marketing. Tudo que você faz, precisa ser medido para ver se teve um bom resultado. E o melhor do marketing digital é que você pode extrair métricas o tempo todo e mudar sua estratégia quantas vezes for necessário para alcançar o sucesso.

Cadastre-se e receba novidades

Com mais de 15 anos de experiência de mercado, a Agência Kaizen é uma empresa Partner do Google, especializada em Marketing Digital de Alta Performance. Com escritórios espalhados por vários estados do país, possuímos um sistema de automação em geração de leads.